Arquivo da categoria: Supervisão Cultural

SMEd promoveu Encontro de Formação para os Professores de Artes da Rede Municipal

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através da Assessoria de Artes do Núcleo dos Anos Finais, promoveu no dia 05 de maio, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cipriano Porto Alegre, o primeiro Encontro de Formação dos professores de Artes da rede pública municipal de ensino, no ano de 2017.

A formação, que apresentou aos professores e professoras presentes o Projeto “Rio Grande 280 anos: A gente vive uma grande história”, contou com a presença e participação do Núcleo de Educação Ambiental e Patrimonial e com a palestra da  Prof.ª Dr.ª Michelle Coelho Salort, coordenadora do Núcleo da EJA, que apresentou a Plataforma AVARTEA (Ambiente Virtual  de Arte e Educação Ambiental), que está disponível no site www.avartea.furg.br

SMEd
Roberton Reis

LA TRAVIATA será apresentada pela EBAHL em novembro

Nos 90 anos da Escola de Belas Artes, os alunos de dança e música da EBAHL reúnem-se novamente para brindar a arte neste consagrado espetáculo que combina o drama, o romance e a comédia em um só palco. O ballet/ópera La Traviata será apresentado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2012, no Teatro Municipal do Rio Grande. Os ingressos podem ser adquiridos na secretaria da Escola.

O elenco reúne cerca de 90 integrantes, entre bailarinos, atores, coro e solistas. Com a música envolvente de Giuseppe Verdi e libreto de Francesco Maria Piave, a ópera foi baseada no romance A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas Filho e estreou em 6 de março de 1853, no Teatro La Fenice, em Veneza.

O espetáculo conta a história de Violetta Valery, uma cortesã inteligente e culta que vivia em Paris, na primeira metade do século XIX. Suas festas, sempre suntuosas, contavam com a presença de aristocratas e burgueses da sociedade parisiense. Em uma dessas comemorações, Violetta conhece Alfredo Germont, que se revela apaixonado por ela. Apesar de afirmar  que não corresponde ao amor de Alfredo, a cortesã acaba cedendo a este sentimento e abandona a capital francesa para viver e dedicar-se somente ao seu amor. Entretanto, a vida do casal é perturbada por intrigas dos criados e do próprio pai de Alfredo, o que faz com que Violetta acabe separando-se dele e voltando para Paris. A partir daí, uma série de encontros e desencontros muda o rumo da história, que acaba em tragédia.

Esta será a terceira vez em que a Escola de Belas Artes une os integrantes das áreas de dança e música em um espetáculo de encerramento do ano letivo. Em 2010, a EBAHL inovou sua produção apresentando “A Viúva Alegre”, com a participação de dois cantores que davam voz às principais melodias da opereta, composta por Franz Lehár. No ano seguinte, desta vez com a adição de mais um solista e um coro, a Escola apresentou “Carmen”, de Bizet, provando novamente o sucesso da iniciativa.

Lei de Incentivo à Cultura: prazo para envio de projetos encerra em 16 de novembro

A Câmara Normativa da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC) lembra aos interessados que o prazo para o recebimento de projetos encerra no dia 16 de novembro. Estes projetos devem ter previsão de execução para 2013 e devem ser entregues à Eneida Bugalho, no Sobrado dos Azulejos.

A LIC Municipal atende às iniciativas das áreas de cultura e esporte. A divulgação dos projetos aprovados será realizada em dezembro do ano vigente.

Mais informações no telefone: (53) 3230-5294

Secretaria de Município da Cultura promove Concerto de Primavera

A Orquestra-Escola Cidade do Rio Grande realiza seu segundo grande concerto gratuito na noite desta quinta-feira, 8 de novembro. Em celebração à estação das Flores, a partir das 21h, no Rincão da Cebola, o grupo apresentará um repertório popular diversificado, que pretende agradar a todos os gostos.

Atualmente com quase 30 integrantes, a Orquestra é subsidiada pela Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Cultura. Tem coordenação de Marisa Saad e regência de Marcio Ary. Os ensaios ocorrem na Escola de Belas Artes, de onde são provenientes os violinistas, violoncelista, pianista, cantores e violonista. Os músicos que compõem o naipe de sopro foram selecionados entre as bandas escolares do município, adicionando ainda os instrumentos de percussão e contrabaixo.

De acordo com o Secretário da Cultura, Luis Henrique Drevnovicz, ainda estão previstos mais dois concertos da Orquestra-Escola até o final deste ano. Os jovens músicos já tiveram a oportunidade de apresentar-se na Igreja do Bonfim, quando realizaram sua pré-estreia, e no Teatro Municipal do Rio Grande, em noite de gala, durante a Semana Municipal de Cultura. “Um dos objetivos é integrar os músicos de formação erudita da Escola de Belas Artes aos componentes de bandas escolares, para que haja uma troca de experiências. A aceitação das plateias tem se mostrado excelente a cada apresentação e, por isso, procuramos levar a Orquestra aos espaços públicos de forma gratuita, democratizando a arte nessa forma de manifestação tão importante que é a música e proporcionando aos instrumentistas apresentações em locais diversos, com acústica, ambiente e públicos diferentes”, declarou Drevnovicz.

Os próximos concertos ainda não têm data confirmada, mas estão previstos para o final de novembro, quando será reinaugurado o antigo prédio da Prefeitura Municipal, e meados de dezembro, em ocasião das celebrações de Natal.

Galeria Breche expõe trabalhos de formandos em Artes Plásticas

A Galeria Breche apresenta, nesta quinta-feira, dia 8 de novembro, às 19h, a exposição dos alunos formandos em 2012 do curso de Artes Plásticas. Os mesmos serão orientados pelo professor Tôni Rabello.

A Mostra reúne pinturas oriundas de um percurso poético repleto de desafios, questionamentos e o desejo de associar a reflexão à ação do fazer: o trabalho em arte como extensão da mente e o corpo do artista.

Olhares que se materializam em cor, forma e linha. Esta exposição permanece até o dia 19 do mês vigente. A Galeria Breche fica na rua Carlos Gomes, 583.

Secretaria de Município da Cultura encerrou a segunda edição do Prata da Casa

A Secretaria de Município da Cultura (SMC) realizou, na noite da última terça-feira, dia 30 de outubro, o evento que marcou o encerramento da segunda edição do Projeto Prata da Casa. Com a presença de autoridades, artistas e apoiadores, a prestação de contas ocorreu no Sobrado dos Azulejos.

Segundo o Secretário da Cultura, Luis Henrique Drevnovicz, o Prata da Casa foi sem dúvida um Projeto vitorioso. “Atingimos nosso objetivo de premiar os grupos locais, que levam o nome da cidade por onde vão. Essa foi uma das nossas prioridades junto ao grupo de Teatro do Município e à Orquestra-Escola. Com o Prata da Casa, conseguimos formação de plateia para os diferentes gêneros agraciados pelo Projeto e, nesses quatro anos, cerca de 620 artistas estiveram no palco do Teatro Municipal graças a essa iniciativa”, declarou Drevnovicz. O Secretário ainda agradeceu à equipe envolvida e a todos os apoiadores, sem os quais o Projeto seria inviável.

O Projeto Prata da Casa foi realizado em duas edições: 2009/2010 e 2011/2012. Proporcionou 20 espetáculos, para 35 grupos de diferentes gêneros (Teatro, Dança e Música), beneficiando cerca de 620 artistas rio-grandinos e atingindo, aproximadamente, 5 mil espectadores. Nesses quatro anos, a estimativa de vendas chega aos R$ 50 mil em ingressos, verba que foi arrecadada diretamente pelos artistas.

Foram apoiadores do Prata da Casa: Jornal Agora, Gráfica Imperial, JAC Vídeo e Foto, Grupo RBS (Rádio Atlântida, Zero Hora e RBS TV), Dado Sonorizações, Chroma Soluções em Vídeo e Salisgraf.

Na ocasião do encerramento do Projeto, foi entregue um certificado de participação e agradecimento a todos os representantes das empresas citadas, e ainda aos dirigentes do Teatro Municipal e Secretaria de Município da Educação, também envolvidos pela iniciativa.

Teatro Municipal abre Agenda 2013

A Secretaria de Município da Cultura informa que estará aberto, a partir de 1º de novembro, o período de solicitação de datas para apresentações no Teatro Municipal do Rio Grande, no calendário 2013. Os interessados devem preencher um formulário de solicitação, disponível na secretaria do Teatro, localizada na rua Major Carlos Pinto, 312.

A resposta da solicitação será enviada após dez dias úteis, contando a partir da data de entrega do formulário. Todas as apresentações devem seguir as normas de uso do Teatro Municipal, disponíveis aos interessados.

Secretaria de Município da Cultura apoia vinda da Academia Jovem Concertante a Rio Grande

O Teatro Municipal do Rio Grande abre suas portas, no próximo dia 13 de novembro, às 20h, para a apresentação da Academia Jovem Concertante. Esta será a sexta orquestra a se apresentar na cidade com apoio da Secretaria de Município da Cultura. Entre as outras orquestras, podem ser citadas a OSPA, Unisinos e Música pela Música.

Composta por 21 jovens, sob a direção artística de Simone Leitão e direção musical de Daniel Guedes, a Camerata propõe um repertório que inclui Mozart, Bach e Villa Lobos. O grupo foi formado no Rio de Janeiro e é composto por jovens provenientes de escolas de música e projetos de inclusão social de diversos pontos do país.

Através de projeto aprovado pela Lei Rouanet, os 21 jovens foram selecionados e passaram por 10 dias de ensaios intensivos, sob a orientação dos diretores artístico e musical. O objetivo é dar oportunidade a jovens músicos, lapidando conceitos como disciplina, responsabilidade, respeito mútuo e trabalho em equipe.

“Somente neste ano, Rio Grande recebeu apresentações de seis orquestras que circulam com espetáculos pelo país. Todas elas integrantes de projetos culturais aprovados por leis de incentivo ou parcerias com entidades como o SESI e SESC. Por serem patrocinados, todos esses espetáculos chegam ao público gratuitamente ou a preços bem populares. O importante é que a cidade ofereça as condições e se candidate a essas apresentações quando os projetos estão em fase de aprovação. Os espetáculos que recebemos neste ano são frutos dessas parcerias que temos buscado”, salientou Luís Henrique Drevnovicz, atual Secretário de Município da Cultura.

SERVIÇO

O quê? Academia Jovem Concertante.

Quando? 13 de novembro, às 20h

Onde? Teatro Municipal do Rio Grande.

Quanto? Ingressos gratuitos na bilheteria do Teatro.

Secretaria de Município da Cultura intensifica programação do Teatro Municipal

A Secretaria de Município da Cultura (SMC) está apoiando dois espetáculos de grande porte nos meses de outubro e novembro. Através de parcerias, a SMC possibilita a realização destas apresentações, além das atrações locais, para que assim se intensifique a programação do Teatro Municipal do Rio Grande.

Na próxima semana, estará de volta à cidade a comédia teatral, sucesso de público, “Primeiro as Damas”. Com novo elenco, a peça será realizada nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, no Teatro Municipal. Unindo o formato stand up a um show mais eclético, a montagem traz ainda inspiração no teatro de revista. Um dos trunfos da nova peça é a inclusão da presença feminina, com Mariana Del Pino. Completam o elenco Rafael Albuquerque e Emerson Magro. O texto é de Renato Pereira.

“A proposta da Secretaria da Cultura é apoiar as iniciativas dos produtores e firmar parcerias para que mais espetáculos possam ser realizados em nosso Teatro, seja diminuindo os custos, ou oferecendo infraestrutura administrativa. O público rio-grandino tem grande interesse por esse tipo de atração e deixar de recebê-las por questões burocráticas, seria uma injustiça. Essas ações fazem parte da nossa política de descentralização da cultura, iniciada quando éramos Supervisão Cultural, um fragmento da Secretaria de Educação”, declarou o Secretário da Cultura, Luis Henrique Drevnovicz.

A outra atração, que também conta com o apoio da SMC, será realizada através de uma parceria com o SESC e trará o ator global José de Abreu para uma apresentação única no Município, no dia 11 de novembro. Recém terminado o seu papel na novela recorde de audiência, “Avenida Brasil”, o ator apresenta o monólogo “Fala Zé!”, que conta a história de uma geração que sofreu com a repressão militar, lutou pela democracia e hoje vê seus ideais transformados em corrupção política. “A peça é uma autobiografia não autorizada”, brinca o ator. De forma muito bem humorada, Abreu interpreta 23 personagens que representam os diversos momentos pelos quais já passou.

SERVIÇO

O quê? Peça “Primeiro as Damas 2”.

Quando? 31 de outubro e 1º de novembro, às 20h30min

Onde? Teatro Municipal do Rio Grande.

Quanto? Inteira: R$ 40,00. Antecipados: R$ 30,00. Meia-entrada, com comprovante: R$ 20,00.

O quê? Peça “Fala Zé!” – SESC.

Quando? 11 de novembro, horário ainda não divulgado.

Onde? Teatro Municipal do Rio Grande.

Quanto? Ainda não foi definida a data de início das vendas

Galeria Breche expõe trabalhos em pintura e porcelana

A Galeria Breche inaugura, nesta quinta-feira (25), às 19h, a Mostra dos alunos dos Cursos de “Pintura em Porcelana” e 2º ano do “Curso de Artes Plásticas”, orientados pelas professoras Valda Noguez e Mara Carrasco, respectivamente.

Ao desenvolver técnicas de desenhar e pintar, as alunas do 2º ano de Artes Plásticas exploraram diversas maneiras de utilizar papéis de diferentes texturas, com materiais como tinta acrílica, lápis de cor, pastel seco, aquarela e grafite.

Através de formas e cores, as obras representam imagens dos casarios da cidade, desenhos de natureza morta e formas abstratas, que partiram do figurativo, chegando à abstração. No curso de Pintura em Porcelana, os alunos desenvolveram técnicas em lustre, relevo, espatulado, ouro, figura humana e perspectiva.

A exposição estende-se até o dia 5 de novembro, na Galeria Breche, localizada na Rua Carlos Gomes, 583.