EMEF Viriato Corrêa encerra atividades do “Mês Junino”

Na tarde da última quinta-feira, 30 de junho, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Viriato Corrêa, que está localizada no bairro Getúlio Vargas, encerrou as ações do mês junino com uma atividade com os alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, com muita alegria e sabor.

De acordo com a diretora da Escola, a Prof.ª Ana Pires, “os Mini Chefs da Prof.ª Sayonara Nunes, junto ao monitor Marco Aurélio Garcia, aprenderam muito com uma deliciosa receita de bolo de milho. Durante a preparação, foram trabalhadas a leitura, noção de medidas, quantidades, entre outros conhecimentos. Foi uma experiência e tanto”.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Viriato Corrêa

SMEd realiza formação para Professores da Educação Infantil e do Ciclo de Alfabetização da EMEF Dolores Garcia

Na manhã do último sábado, 25 de junho, a Assessora de Matemática da Secretaria de Município da Educação do Rio Grande (SMEd), Prof.ª Leila Mello, realizou uma formação na EMEF Dolores Garcia, a convite de sua equipe diretiva, para refletir sobre a importância da aprendizagem da Matemática nos primeiros anos escolares. Estiveram presentes as professoras da Educação Infantil e as do Ciclo de Alfabetização.

Na oportunidade, refletiu-se sobre a preocupação e o envolvimento dos professores que desejam muito ver os seus estudantes lendo e escrevendo e, por isso, acabam priorizando essas habilidades em detrimento de outras. Contudo, o trabalho com a Matemática é de suma importância, pois desenvolve o pensamento lógico, que é essencial para construção de conhecimentos de todos os componentes curriculares.

Também foram abordadas as noções necessárias para o entendimento do número e do Sistema de Numeração Decimal, como as relações de classificação, ordenação, sequenciação e seriação. “Debatemos sobre a inclusão hierárquica, a reversibilidade e a conservação de quantidade, discutindo sobre quais seriam os materiais mais adequados para utilizar com os estudantes, dependendo do nível de entendimento deles”, explicou Leila.

O grupo da escola é excelente. As professoras compartilharam suas experiências e os materiais que utilizam, além de refletirem sobre a teoria que embasa suas práticas. Foi enriquecedor”, finalizou a Assessora de Matemática da SMEd.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da Assessoria de Matemática/SMEd

Equipe de Ginástica da EMEF Prof.ª Wanda Rocha Martins disputou o “I Troféu Sogipa de Ginástica Artística”

No último sábado, 25 de junho, a Equipe de Ginástica Artística da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Wanda Rocha Martins, que está localizada no bairro Cassino, participou do “I Troféu Sogipa de Ginástica Artística”, realizado na Sociedade Ginástica Porto Alegre (Sogipa), em Porto Alegre, um dos mais tradicionais e renomados clubes de referência da ginástica Artística no Estado e no País

O “I Troféu Sogipa de Ginástica Artística” tem como objetivo promover e estimular a prática da ginástica artística em todas as faixas etárias e diferentes níveis técnicos. O evento foi subdividido em 4 níveis técnicos, contando com a participação de 543 ginastas de todo o Estado.

A equipe de Ginástica Artística da EMEF Prof.ª Wanda Rocha Martins participou da competição com 44 ginastas, nas categorias mirim, pré-infantil, infantil e juvenil, competindo nos níveis apresentação e iniciantes, com equipes das cidades de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Campo Bom, Pelotas, Porto Alegre, Garibaldi e Guaíba.

Todas as nossas ginastas brilharam, com a máxima dedicação, realizando lindas apresentações. Nosso objetivo sempre é participar destes eventos de caráter competitivo, procurando mostrar e representar sempre da melhor maneira nossa ginástica, o amor e a dedicação que cada uma das ginastas apresenta a cada conquista e superação de seus limites”, explicou a professora Vanessa Xavier, responsável técnica e coordenadora do Projeto de Ginástica Artística da Escola, que está ativo desde o ano de 2005.

Conquistamos o 7° lugar individual geral na categoria Juvenil, com a ginasta Cecília Bueno (pódio na classificatória até o 10° lugar nesse evento). Parabéns e muito orgulho das ginastas da nova geração da ginástica Wanda Rocha, que brilharam nessa primeira etapa competitiva do ano de 2022. Parabéns também às minhas auxiliares técnicas, a Prof.ª Rafaelle Vieira e a Ginasta Ana Germano, pela dedicação e carinho com todas as ginastas e pela parceria com  o Projeto”, finalizou a professora Vanessa.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Prof.ª Wanda Rocha Martins

EMEF Argemiro Dias de Lima promoveu “Festa Junina” no dia 24 de junho

Na tarde da última sexta-feira, dia 24 de junho, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Argemiro Dias de Lima, que está localizada na Palma, realizou uma belíssima Festa Junina para estudantes das turmas da Educação Infantil, bem como para as turmas da Educação Integral, 4º e 5º Anos. A atividade, que contou com comidas típicas, jogos e muita música, também teve a presença das famílias dos alunos.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Argemiro Dias de Limas

Estudantes da EMEF Alcides Maia estudam o processo de feitura do Charque

Os alunos das turmas do 5º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alcides Maia, que está localizada no Capão Seco, BR 392, durante as aulas da disciplina de História estudaram o processo da feitura do charque, carne salgada e seca ao sol.

Durante a pesquisa, os estudantes aprenderam que por longos anos o charque foi um dos principais produtos da economia do Rio Grande do Sul. Também descobriram, na prática, como era realizada a salga da carne e vivenciaram um pouco do modo como os charqueadores secavam a carne ao sol.

O estudo do processo de feitura do charque também propiciou momentos para discussões sobre a mão de obra escrava neste espaço de descobertas e aprendizado. A professora Rosaura Ferreira, responsável pela pesquisa, comentou que ela e seus alunos salgaram a carne e depois comeram um delicioso arroz de carreteiro.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Alcides Maia

EMEF Alcides Maia inaugura “Cozinha Experimental”

Na última sexta-feira, dia 24 de junho, foi inaugurada, na EMEF Alcides Maia, que está localizada no Capão Seco, BR 392, a cozinha experimental, que foi construída para ampliar o espaço da “Sala de Recursos”, a fim de desenvolver o Projeto Escola Mais Verde.

O Projeto tem como objetivo conscientizar os estudantes sobre  questões práticas de higiene, alimentação saudável e conscientização das questões do meio ambiente. Nesse dia, os alunos da Educação Infantil, da Prof.ª Juliana Brochado, confeccionaram uma salada de rabanetes, mediada pela Prof.ª Selenia Zunino,  da Sala de Recursos.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Alcides Maia

Estudantes da EMEB Prof.ª Carmen Baldino visitam exposição na EBAHL

Na tarde da última segunda-feira, 27 de junho, os estudantes das turmas do 3º, 4º, 6º, 7º e 9º ano da Escola Municipal de Educação Bilíngue Prof.ª Carmen Regina Teixeira Baldino visitaram a Escola de Belas Artes “Heitor de Lemos”, onde tiveram a oportunidade de apreciar a Exposição “Cortes Finos”, do artista José Antônio Vieira Flores, que apresentou suas obras e fez um relato sobre o seu processo de criação.

A exposição, que faz  parte das atividades em comemoração ao aniversário de 100 anos da EBAHL, apresenta séries de colagens produzidas por José Flores entre 2020 e 2022. A curadoria é de Jarbas Macedo, com texto de José Salvador e ambientação de Margareth Nunes Osório.

Nossos estudantes ficaram encantados com a exposição e o espaço da EBAHL. Um dos meninos do 7º ano disse que gostaria de fazer aula de dança e uma menina, que desenha muito bem, ficou maravilhada com as colagens do artista. Com certeza foi uma experiência inesquecível proporcionada pela SMEd, pela Escola de Belas Artes e pelo artista riograndino, José Flores, com quem nossos alunos tiveram a oportunidade de conversar”, destacou a direção da EMEB Carmen Baldino.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEB Prof.ª Carmen Regina Teixeira Baldino

SMEd promove Formação para Professores da EJA da Rede Municipal

Na manhã do último sábado, 25 de junho, dia letivo nas escolas da rede municipal do Rio Grande, a Secretaria de Município da Educação (SMEd), através do Núcleo da Educação de Jovens e Adultos, realizou, na Creche Casa da Criança Mansão da Paz, o primeiro encontro para dar início à Construção do Documento Orientador da EJA.

Envolvidos por um momento de acolhimento e reencontro, essa manhã de formação com nossos profissionais da EJA tornou-se um marco para o início de novas possibilidades, pensadas, expressadas e fortalecidas no coletivo. Professores da EJA fazendo a diferença no seu fazer Pedagógico”, destacou a coordenação do Núcleo da EJA/SMEd.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo da EJA

Estudantes da Rede Municipal participaram de “Rústica Escolar”

Na manhã do dia 18 de junho, estudantes das Escola Municipais de Ensino Fundamental Clemente Pinto e Prof.ª Wanda Rocha Martins participaram da Rústica Escolar promovida pela Equipe de Corrida 100% Movimento, a qual teve como ponto de partida o Ginásio do IAC, na rua Dr. Nascimento.

O organizador do evento, o Professor de Educação Física Jorge Onir, escolheu homenagear o Professor Golbery Minuto Gaubert, ex-atleta, militar aposentado e professor de escolas públicas e Escolas Especiais do Rio Grande, que faleceu no início deste ano de 2022. Golbery marcou gerações de esportistas e professores de Educação Física por seu grande legado junto ao esporte. A família do Professor Golbery recebeu as homenagens em nome dele. É importante destacar que apesar da aposentadoria, o Professor Golbery ainda estava na ativa como voluntário no Projeto Papa Léguas, da EMEF Prof.ª Wanda Rocha Martins.

Na rústica, os alunos inscritos puderam correr em três distâncias pré-estabelecidas, conforme a idade. O trajeto da corrida foi entre a frente do IAC e a Avenida Salgado Filho. A Secretaria de Mobilidade Urbana e Acessibilidade esteve presente, organizando o trânsito e dando segurança a todos os envolvidos.

Confira os resultados dos alunos das escolas municipais participantes:

EMEF Clemente Pinto – Escola com o Maior número de Alunos inscritos – 1ª colocada.

  • 1⁰ lugar feminino sub 11: Sofia Klein – 400 m;
  • 4⁰ lugar feminino sub 11: Isabelli Sobczyk – 400 m;
  • 2⁰ lugar masculino sub 11: Miguel Gross – 400 m;
  • 1⁰ lugar sub 14: Nicolly Duarte e Jasminy da Silva – 2 km;
  • 3⁰ lugar sub 17: Pedro Henrique Plas – 4 km.

EMEF Prof.ª Wanda Rocha Martins – 2º colocada entre as escolas com maior número de alunos inscritos:

  • 3º lugar feminino: Julia Souza – 2km;
  • 1° lugar masculino: Erick Rodrigues – 2 km;
  • 2° lugar masculino: Brejos Soares – 2 km;
  • 3° lugar masculino: Sebastian Xavier – 2 km;
  • 4° lugar masculino: Henrique Scalco – 2 km;
  • 2° lugar feminino: Tainá Fonseca – 4 km.

Créditos das fotos: Prof. Vicente Valero e Prof.ª Juliana Lemos

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Clemente Pinto (Vicente Valero) e EMEF Prof.ª Wanda Rocha Martins (Prof.ª Juliana Lemos)