Nota de Falecimento

É com imenso pesar que a Secretaria de Município da Educação do Rio Grande (SMEd) comunica o falecimento da professora ADRIANE DE MOURA BENTO, a qual atuava na Escola de Belas Artes Heitor de Lemos. A professora Adriane Bento era servidora pública do município do Rio Grande desde 17/04/2000. Lamentamos profundamente e manifestamos todo o nosso apoio e solidariedade aos familiares e às comunidades escolares da Escola de Belas Artes Heitor de Lemos e da EMEF Pedro Carlos Peixoto Primo, onde a professora atuou durante toda a sua carreira no magistério público municipal.

Secretaria de Município da Educação

 

Nota de Falecimento

É com imenso pesar que a Secretaria de Município da Educação do Rio Grande (SMEd) comunica o falecimento da professor ANTÔNIO OSÓRIO GONÇALVES JÚNIOR, o qual atuava na EMEF Zenir de Souza Braga. Professor Antônio era servidor público do município do Rio Grande desde 05/03/2012. Lamentamos profundamente e manifestamos todo o nosso apoio e solidariedade aos familiares e a toda comunidade escolar da EMEF Zenir de Souza Braga.

Secretaria de Município da Educação

Executivo Municipal prorroga prazo de Suspensão das Atividades Presenciais do Calendário Escolar

Através do Decreto Nº 17.380, de 26 de agosto de 2020, o prefeito Alexandre Lindenmeyer prorroga o prazo de suspensão das atividades presenciais do calendário escolar no município do Rio Grande, incluindo todas as instituições de ensino públicas, privadas ou filantrópicas, até o dia 30 de setembro de 2020, a fim de promover a prevenção e a mitigação da propagação do Coronavírus (Covid-19), e, assim, manter a proteção à saúde dos(as) estudantes, trabalhadores(as) em educação, comunidade escolar e toda população rio-grandina.

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) manterá, exclusivamente na modalidade não presencial, as atividades letivas, nos termos do que dispõem os Pareceres Normativos 001/2020 e 002/2020 do Conselho Municipal de Educação (CME), e seguindo as deliberações do Comitê Técnico Municipal de elaboração e monitoramento do Plano de Contingência para a Covid-19, no âmbito do Sistema Municipal de Ensino.

SMEd
Roberton Reis

CONSULTA PÚBLICA – Pesquisa do Sistema Municipal de Ensino com a Comunidade Escolar de Rio Grande

Divulgação

A Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Educação e do Comitê Municipal que elabora o Plano de Contingência para a COVID-19 no âmbito do Sistema Municipal de Ensino, convida toda a comunidade escolar de Rio Grande para participar desta pesquisa pública. 

Queremos identificar o sentimento das famílias dos(as) estudantes da Rede Municipal de Ensino sobre algumas questões importantes, para o dimensionamento e planejamento de novas ações do sistema educacional.

Contamos com a sua participação!

Clique aqui e acesse a pesquisa.

SMEd

 

SMEd promove “3º Encontro Formativo com Orientadores(as) Educacionais da Rede Municipal” no dia 19

Divulgação

A Superintendência de Gestão Pedagógica da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Orientação e Supervisão (NOS), realizará, na próxima quarta-feira, dia 19 de agosto, a partir das 14h, o “3º Encontro Formativo por videoconferência com os(as) Orientadores(as) Educacionais” que atuam nas escolas da rede pública municipal de ensino.

A Formação, que terá como pauta “O papel dos(as) Orientadores(as) Educacionais” na retomada das atividades letivas não presenciais, será realizada através da plataforma Zoom.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Orientação e Supervisão

Projeto de Extensão FURG/SMEd para Professores(as) de Artes da Rede Municipal

Em parceria com a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), através dos Cursos de Artes Visuais, propõe o Projeto de Extensão: “Estéticas cotidianas, visualidades domésticas: práticas formativas em artes visuais em contextos pandêmicos, o qual constitui-se como um espaço de pesquisa e de diálogo em torno de estéticas e visualidades cotidianas, as quais se voltam para o ambiente doméstico, e tem como público-alvo os(as) professores(as) da disciplina de Artes da rede pública municipal de ensino.

O objetivo do Projeto de Extensão é a experimentação, na teoria e na prática, da produção de poéticas que tomem a casa: seus usos e modos de habitar, como lugar e como matéria. Como provocação para pensar a proposta do Projeto, fazemos o seguinte questionamento: quais docências em artes visuais são possíveis no ambiente doméstico?

Recorre à produção teórica, filosófica e artística contemporânea para pensar possibilidades de transvalorar as paisagens domésticas e os modos de habitar a casa, preconizando que a experiência do cotidiano doméstico seja matéria para a proposta de práticas formativas em Artes Visuais.

Serão ofertadas 06 (seis) oficinas, em que proposições contemporâneas da Arte servirão como base conceitual para exercícios poéticos em casa: fotografias, vídeo, instalações, performances, objet trouvé e tantos outros meios que possam ser explorados pelas estéticas domésticas.

Ao todo, serão oferecidas 40 vagas. A carga horária total é de 70 horas, mas não será obrigatória a participação em todo o Projeto, pois as oficinas não são, necessariamente, dependentes umas das outras. Assim, a certificação será condizente com a atuação de cada participante.

O Projeto tem previsão de iniciar no dia 18 de setembro, às 9h. Os encontros síncronos serão semanais, via plataforma WebConf (link disponibilizado na confirmação de inscrição). Os exercícios poéticos serão partilhados em ambiente colaborativo – @MalocaPandêmica, via página de Facebook.

A proposição deste espaço tem a finalidade de difundir, inspirar e problematizar práticas formativas em Artes Visuais, que podem derivar das experimentações poéticas da e com a casa. Com este Projeto, pretende-se, também, a troca de experiências e aprendizados que colaborem em possíveis propostas pedagógicas no ensino não presencial, em especial na etapa dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Período de inscrições: de 24 a 31 de agosto, através do endereço https://sinsc.furg.br/

 

SMEd
Roberton Reis

Período de inscrições para participar da “Jornada Ecoviver 2020” foi prorrogado

A Superintendência de Gestão Pedagógica da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Educação Integral, informa que o período de inscrições para participação na “Jornada Ecoviver 2020” foi prorrogado até a próxima quinta-feira, dia 20 de agosto. Neste ano, por conta da pandemia de COVID-19, a realização dos processos de inscrição e formação acontece de forma virtual.

No ato da inscrição, será preciso optar por UMA das três alternativas de horário (manhã, tarde ou noite) para participação nos chats correspondentes à cada vídeo aula.

Para obter maiores informações sobre a “Jornada Ecoviver 2020” e, também, para realizar a inscrição, acesse AQUI.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Educação Integral

Live da SMEd abordará “Os desafios do Ensino Bilíngue” em tempos de pandemia

Divulgação

Nesta sexta-feira, dia 14 de agosto, a Live da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) “Vamos falar sobre Educação?” vai conversar sobre “Os desafios do Ensino Bilíngue” em tempo de pandemia da COVID-19.

Nossos(as) convidados(as) desta semana serão: Cristiane Lima Terra, professora da Furg; Maria Auxiliadora Terra, diretora da EMEB Carmen Regina Teixeira Baldino; Dileta Peres da Silva, coordenadora Pedagógica da EMEB Carmen Regina Teixeira Baldino; Eulalia Alves, Aline Bitencourte e Egmar Rodrigues, professores(as) da EMEB Carmen Regina Teixeira Baldino.

A transmissão ao vivo ocorrerá nesta sexta-feira, dia 14 de agosto, às 18h, na página oficial da SMEd no Facebook e no canal oficial da SMEd no YouTube.

Página da SMEd no Facebook:

https://www.facebook.com/smedrg/

Canal da SMEd no Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCLwEjdyvGdTI9SkMUBM0R3g

Não perca! Compartilhe, participe! Seguimos #JuntosContraaCOVID19

SMEd Rio Grande – Escola ComVida!

“Jornada Ecoviver 2020”: Período de inscrições encerra amanhã

Divulgação

A Superintendência de Gestão Pedagógica da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Educação Integral, informa que o período de inscrições para participação na “Jornada Ecoviver 2020” encerra nesta quinta-feira, dia 13 de agosto. Neste ano, por conta da pandemia de COVID-19, a realização dos processos de inscrição e formação acontece de forma virtual.

Em 2020, a construção da Jornada Ecoviver ocorre de forma simplificada, aceitando as imposições de cronograma trazidas pela pandemia de coronavírus. A metodologia da Jornada Ecoviver simplificada foi desenvolvida pela equipe de coordenação pedagógica do Ecoviver para que se tornasse mais enxuta e possível de ser aplicada na volta às aulas.

De forma resumida, contempla as etapas:

  1. Início da Jornada;
  2. Descobrir;
  3. Planejar;
  4. Agir;
  5. Semeando;
  6. Nossas histórias.

A realização da Mostra Final de Teatro está sujeita à aprovação de eventos coletivos pelas autoridades sanitárias.

Compondo a carga horária de formação e certificação, haverá uma sequência de chats (bate-papos) online em que a coordenação pedagógica estará disponível ao vivo para esclarecimentos adicionais, acolher e responder dúvidas dos(as) participantes. A presença nos quatro chats é obrigatória para a certificação no Projeto Ecoviver 2020.

Participam do Projeto professores(as) das redes municipal e estadual das cidades em que o Ecoviver atua.

  • Rio Grande do Sul (Capão do Leão, Pelotas e Rio Grande)
  • Paraná (Cascavel, Foz do Iguaçu e Paranaguá)
  • São Paulo (Diadema, Guarujá, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Jacareí, Praia Grande, Santos, São Bernardo, São Vicente e Taubaté)
  • Rio de Janeiro (Niterói e Rio de Janeiro)
  • Espírito Santo (Cariacica, Guarapari e Viana)
  • Goiás (Catalão e Cristalina)
  • Minas Gerais (Bocaiúva e Curvelo)

No ato da inscrição, será preciso optar por UMA das três alternativas de horário (manhã, tarde ou noite) para participação nos chats correspondentes à cada vídeo aula.

Para obter maiores informações sobre a “Jornada Ecoviver 2020” e, também, para realizar a inscrição, acesse AQUI.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Educação Integral