Equipe pedagógica da EBAHL participa de formação estética em Porto Alegre

A Escola de Belas Artes Heitor de Lemos acredita que a formação estética é imprescindível como condição para o trabalho pedagógico com a Arte em todas as suas possibilidades e, nesse sentido, promoveu, no dia 03 de setembro, com o apoio da Secretaria da Educação e da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, um momento de formação estética, no qual parte da equipe da Escola foi a Porto Alegre para uma visita mediada em alguns espaços artísticos.

O roteiro perpassou o MARGS, o Farol Santander Cultural, a Instituição Iberê Camargo e a Exposição “Vincent, Paisagens de Van Gogh”. “Esses momentos, além de contribuírem de forma individual,  tornam-se também espaços de trocas coletivas, onde o contato com a obra de outros artistas nos permite pensar também a nossa produção enquanto cidade do Rio Grande”, destacou a direção da EBAHL.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EBAHL

PREFEITURA RECEBE DOAÇÃO DA RECEITA FEDERAL DESTINADA ÀS CRIANÇAS CARENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Divulgação

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br

A Receita Federal na cidade do Rio Grande fez a doação de diversos materiais que serão utilizados por crianças carentes de escolas da rede municipal. A entrega dos produtos ocorreu em solenidade no Salão Nobre Deputado Carlos Santos, na tarde desta terça-feira, 14. Os produtos terão como destino o atendimento às crianças da Educação Infantil matriculadas no Maternal I e II, e Nível I e II, nas escolas da rede pública municipal. No ato, foram entregues, ainda, impressoras a nove escolas da rede, as quais apresentam déficit desse tipo de equipamento. Da solenidade participaram diversas autoridades do Executivo, do Legislativo, do CCMAR e diretoras das escolas a serem beneficiadas.

Mochilas, estojo com lápis de cor, borracha, apontador e caderno fazem parte do kit entregue pela Receita. A Secretaria de Município da Educação (SMEd) calcula que, durante essa, semana realize a entrega de todos os materiais às escolas. Conforme já definido pela Secretaria, os kits escolares vão chegar às mãos das crianças mais carentes, cuja listagem já está elaborada.

O Chefe do Executivo, Fábio Branco lembrou que a Receita Federal tem atuado, cada vez mais, de forma preventiva em diversas ações e resgatou doações que têm beneficiado o Rio Grande, como a de um veículo, aparelhos celulares e, agora, esse material a ser utilizado por crianças da rede pública municipal. Branco elogiou, ainda, a contribuição dos alunos do Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMAR) que trabalharam, durante vários meses, na descaracterização dos produtos apreendidos pela Receita, a fim de que estivessem aptos para serem utilizados pelas crianças.

Para o titular da SMEd, Henrique Bernardelli, a entrega das mochilas representa inclusão social. Ele afirmou que a Secretaria está fazendo um esforço para que, “independente de sua condição social e capacidade, todas as crianças tenham o melhor atendimento possível nas escolas”.

Já o delegado e auditor-fiscal da Receita Federal no Rio Grande, Marcos Colares disse que, na importação dos produtos, fiscais do órgão suspeitaram que os materiais não fossem os mesmos que estavam sendo declarados. “Fizemos a vistoria física da carga e vimos muitos indícios de tentativa de falsificação.” Após autorização judicial e como eram muitos produtos, a Receita entrou em contato com a Prefeitura para efetivar a doação. Antes, os produtos passaram por uma descaracterização, realizada por alunos do CCMAR. O auditor-fiscal citou, ainda, que esse é parte do trabalho da Receita, que está dando um retorno à sociedade, neste caso, redirecionando produtos que vão ser úteis para pessoas carentes.

A vereadora e primeira-dama, Luciane Compiani Branco e o vereador Julio Cesar Silva, ambos do PMDB, prestigiaram a solenidade.

Roger da Rosa – Jornalista (MTB 6956/RS)
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

“Mês da Família” – SMEd divulga trabalhos dos estudantes da Rede Municipal

Com a pandemia de Covid-19, a sociedade mundial foi obrigada a passar por um momento de reclusão e tensão inédito. Assim, a família, mais do que nunca, tem sido suporte para todos, principalmente para os estudantes. Por essa razão, a Secretaria da Educação do Rio Grande, através do Núcleo de Temas Transversais – NTT, convidou as comunidades escolares, em especial os estudantes, a participar da atividade alusiva ao “Mês da Família”, celebrado em agosto.

Com o resultado da participação dos estudantes, a fim de homenagear as famílias representadas nas escolas da rede municipal, o Núcleo está divulgando a produção de material visual ou textual retratando as pessoas da família com seus diversos formatos, através da cultura de amor que une essas pessoas, independentemente da sua configuração e  reconhecendo a beleza e complexidade da família brasileira.

A participação de todos os níveis e modalidades de cada escola demonstra o quanto a comunidade está unida para superar os obstáculos enfrentados nos últimos tempos. O Núcleo de Temas Transversais agradece pelo envolvimento das comunidades escolares nessa proposta e aplaude as escolas participantes: EMEFs Alba Ítalo Anselmo Olinto, Alcides Maia, Ana Néri, Argemiro Dias Lima, Clemente Pinto, Dolores Garcia, Luiza Sophia Schimidt Tavares, Nilo Correa da Fonseca, Olavo Bilac, Pedro Carlos Peixoto Primo, Porto Seguro, Rui Poester Peixoto, São João Batista, São Miguel e Wanda Rocha Martins; EMEIs Vila da Quinta e Vovó Zoquinha; Centro de Formação Escola Viva; EMEB Carmen Regina Teixeira Baldino e EMEE Maria Lucia Luzzardi

Acesse aqui para conferir a galeria virtual e prestigiar todos os trabalhos, com curtidas, comentários e compartilhamentos.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Temas Transversais

SMEd realiza ações de manutenção em Escolas da Rede atingidas pelos fortes ventos

Nos dias 07 e 08 de setembro, a cidade do Rio Grande foi atingida por fortes chuvas e ventos, os quais, inevitavelmente, trouxeram grandes prejuízos, inclusive, para algumas escolas da rede pública municipal de ensino, localizadas em diferentes regiões do Município.

A fim de sanar todos os estragos causados pelas intempéries, as equipes do Núcleo de Apoio à Infraestrutura da Secretaria de Município da Educação agiram com presteza nas seguintes escolas da rede municipal:

  • EMEF Ana Neri: conserto no forro e verificação do telhado.
  • EMEF Alba Olinto: fixação do forro e conserto de telhas quebradas.
  • EMEF Aurora Cadaval: troca de telhas quebradas.
  • EMEF Alcides Maia: reposição e fixação de duas tampas das caixas d’água.
  • EMEF Prof.ª Luiza Sophia Schmidt Tavares: conserto e fixação do forro de PVC e verificação no telhado.
  • EMEF Maria da Graça Reyes: reposição de parafusos nas telhas.
  • EMEF Pedro Osório: reposição e fixação de telhas.
  • EMEF Viriato Corrêa: fixação de janelas com o uso de parafusos.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Apoio à Infraestrutura

“I Semana de Formação Interna da EBAHL” faz parte das comemorações dos 100 anos da Escola de Belas Artes

De 9 a 12 de agosto de 2021, foi realizada a “I Semana de Formação Interna da EBAHL”, já em comemoração aos 100 anos da Escola de Belas Artes Heitor de Lemos. O objetivo desta formação foi conhecer algumas particularidades de cada área de atuação da escola – Artes Visuais, Dança, Música e Teatro – e, ao mesmo tempo, reconhecer aquilo que nos une enquanto a área do conhecimento da Arte. Cada área, especificamente, organizou práticas que representam parte de sua atuação na escola para serem ministradas a todos os outros integrantes da equipe EBAHL – pedagógica, administrativa e de apoio.

A tarde do último dia de formação contou com a participação da ex-diretora da EBAHL, a professora Beatriz Batezat Duarte, que, em uma conversa sobre o centenário da escola, também abordou a contribuição da instituição na arte e cultura da cidade do Rio Grande. Também estiveram presentes a superintendente de gestão pedagógica da Secretaria da Educação,  Vânia Cerqueira, e da superintendente de gestão da educação, Cecília Schmutz Puccinelli, representando a SMEd.

A “I Semana de Formação Interna da EBAHL” foi mais uma ação promovida pela Equipe diretiva da escola, em parceria com a Associação Cultural da Escola de Belas Artes Heitor de Lemos – ACEBHAL, buscando sempre promover as melhores condições para o ensino e fruição da arte na Escola de Belas Artes Heitor de Lemos no município do Rio Grande.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EBAHL

Executivo Municipal nomeia novos(as) Servidores(as) para a Rede Municipal

O Secretário de Município de Gestão Administrativa, usando das atribuições que lhe confere a Portaria nº 009/2013-GABEX, de 23/01/2013, publica Nomeação para os cargos de Professor Nível I – Anos Iniciais, homologado em 20/02/2020, através do Edital 03/2020, e para o cargo Professor Nível II – Anos iniciais, homologado em 20/02/2020, através do Edital 04/2020. Confira o Edital de Nomeação.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da Prefeitura Municipal do Rio Grande

Secretaria da Educação divulga resultado da seleção de estudantes para o Centro de Formação Escola Viva

A Prefeitura Municipal do Rio Grande, por meio da Secretaria do Município da Educação, divulga o resultado da seleção de vagas para estudantes matriculados nos 8º e 9º anos, nas escolas da rede pública municipal de ensino, interessados em cursar atividades de reforço escolar no 2º semestre de 2021, no Centro de Formação Escola Viva.

Considerando as consequências ocasionadas pela Pandemia de COVID-19 no campo educacional, que culminou com o afastamento das atividades escolares no ano de 2020 e a realização de atividades híbridas no ano de 2021, o Centro de Formação Escola Viva ofertará vagas de reforço escolar para estudantes em fase de conclusão dos Anos Finais do Ensino Fundamental, com objetivo de diminuir as lacunas e dificuldades de aprendizagens ocasionadas pelo afastamento físico aos espaços escolares.

Conforme edital, as matrículas devem ser efetuadas no Centro de Formação Escola Viva, localizado na Avenida Portugal, nº 38, bairro Centro, nos dias 10 e 13 de setembro, no turno da tarde, das 13h30min às 17h30min.  O telefone para contato é: (53)3231-4115.

No ato da matrícula, deverá ser entregue a cópia do documento de identidade ou certidão de nascimento do estudante, o comprovante de matrícula da escola de origem ou consulta no sistema i-Educar e um comprovante de endereço atualizado.

Informamos ainda que existe disponibilidade de 13 vagas para estudantes dos 8º e 9º anos, pertencentes à Rede Municipal de Educação. Os interessados devem procurar o Centro de Formação Escola Viva, de 13 a 17 de setembro.

Acesse aqui a lista com o nome dos estudantes selecionados para cursar atividades de reforço escolar no 2º semestre de 2021, no Centro de Formação Escola Viva.

 

SMEd
Roberton Reis

NAE disponibiliza o Pedido de Gêneros da Alimentação Escolar para o mês de Outubro

Divulgação

O Núcleo de Alimentação Escolar (NAE) da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) está disponibilizando para as escolas da rede pública municipal de ensino o “Pedido de Gêneros da Alimentação Escolar”, relativo ao mês de outubro. O mesmo deverá ser enviado, via SISMED, até o dia 21 de setembro de 2021 (terça-feira), às 12h.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do NAE