Publicada 15/04/2021
5ª edição do Festival “Dança Estudantes” divulga as Coreografias Premiadas
No dia 07 de abril, ocorreu a live de premiação da 5ª edição do Festival “Dança Estudantes”, evento destinado aos alunos e às alunas das escolas de Educação Básica da cidade do Rio Grande (escolas municipais, estaduais e particulares), o qual, neste ano, ocorreu novamente no formato digital, onde cada participante fez o seu vídeo, respeitando os protocolos de distanciamento social vigentes.
Com o objetivo de promover o intercâmbio entre as produções artísticas produzidas por alunos e alunas da rede pública municipal de ensino, através de uma linguagem universal, como é a dança e as suas vertentes, o Festival “Dança Estudantes” é um dos 4 eventos do Projeto Conexão em Dança, contemplado através da Secretaria Estadual da Cultura/Lei Aldir Blanc, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Projeto realizado com recursos da Lei n. 14017/2020.
Com o tema “A dança nos une cada vez mais”, a 5ª edição do Festival “Dança Estudantes” é uma promoção da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Centro Municipal de Recreação e Lazer Ney Amado Costa, em ação conjunta com o Projeto Rio Grande Em Ação, e em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), através da Diretoria de Arte e Cultura/DAC.
Confira aqui a lista com as coreografias premiadas.
Conheça um pouco da trajetória dos jurados e juradas que participaram da 5ª edição do Festival “Dança Estudantes”:
- Wendel Mourige Silveira: Natural do Rio de Janeiro, iniciou sua carreira na cidade de Rio Grande/RS em 1991, onde recebeu diversas premiações nos principais festivais de dança do Brasil. Em 2003 direciona seu trabalho para o Rio de Janeiro, criando o Projeto Urbanus – uma das mais conceituadas e completas escolas de danças urbanas do país. Idealizou o UMC Hip Hop Dance Festival no Rio de Janeiro e em Córdoba – Argentina – 2010/2011.
Na área da publicidade realizou trabalhos para as marcas Ford, Ubisoft e PlayStation. Na tv, participou dos programas Xuxa Park, Eliana e Caldeirão do Huck. Fez parte do Ballet Claudia Leitte na gravação do DVD Axé Music, gravado no Estádio Arena Pernambuco.
Ministrou master classes em diversas cidades de norte a sul do país e no exterior participou de eventos em Orlando e Los Angeles – EUA, e San Jose – Costa Rica. Em 2016, criou o programa de dança STREET JAM®️, com um método de aulas democráticas que leva dança e qualidade de vida para pessoas de todas as idades. Atualmente é instrutor de STREET JAM®️ na Casa de dança Carlinhos de Jesus e na Rede Bodytech – maior rede de academias da América Latina.
- Eduardo Menezes: è natural de Rio Grande/RS e, atualmente, reside em São Paulo. Professor e coreógrafo de dança contemporânea há 21 anos. Vencedor de prêmios importantes, como coreógrafo revelação em Joinville, melhor coreógrafo em Córdoba, na Argentina, e duas medalhas de ouro no Valentina Koslova internacional dance competition.
Já transitou por países como Angola, México e França levando seu trabalho. Diretor de trabalhos audiovisuais e também contemplado em editais da área. Atua como jurado em festivais nacionais e internacionais.
Diretor do grupo Le cousa Contemporânea, com projetos no Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo Atualmente é diretor do Le cousa contemporânea, grupo de performance.
- Leila Cristiane Finoqueto: Professora do curso de Educação Física da FURG. Coordenadora do Festival de Artes Corporais do Rio Grande e seminário de estudos e pesquisas em Educação Física & Danças (desde 2009). Líder do Grupo de pesquisa: CORPOGRAFIAS – LABORATÓRIO DE ESTUDOS DA CULTURA CORPORAL, MOVIMENTO E GESTO: AS DANÇAS EM SUAS MÚLTIPLAS MANIFESTAÇÕES, desde agosto de 2019.
- Simone Spotorno Marchand: Especialista em Dança pela PUC/RS. Graduada em Educação Física pela UFPel. Atualmente é docente do IFRS – Campus Rio Grande, mestranda em Educação no PPGEDU. Pesquisadora do Grupo de pesquisa: CORPOGRAFIAS – LABORATÓRIO DE ESTUDOS DA CULTURA CORPORAL, MOVIMENTO E GESTO: AS DANÇAS EM SUAS MÚLTIPLAS MANIFESTAÇÕES, desde agosto de 2019 – FURG.
Atuou como vice-diretora, coordenadora e professora de Dança da EBAHL. Foi professora de Educação Física e Dança da rede privada e pública, e atuou em escolas de Dança do Município de Rio Grande e Pelotas.
Ainda no mês de abril, o Projeto Conexão em Dança promoverá a 1ª edição do “Dança Feliz”, o qual é voltado a alunos e alunas das APAEs. As inscrições iniciram no dia 05 de abril e estender-se-ão até o dia 23 de abril. Maiores informações podem ser obtidas no site http://www.conexaoemdanca.com.br/ ou nas redes sociais Facebook e YouTube .
SMEd
Roberton Reis
Publicada 26/03/2021
Encerra neste sábado, 27, o período de inscrições para a 5ª edição do Festival “Dança Estudantes”
A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Centro Municipal de Recreação e Lazer Ney Amado Costa, em ação conjunta com o Projeto Rio Grande em Ação, e em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), através da Diretoria de Arte e Cultura/DAC, promove a 5ª edição do Festival “Dança Estudantes”, evento destinado aos alunos e alunas das escolas de Educação Básica da cidade do Rio Grande (escolas municipais, estaduais e particulares).
Em 2021, a edição do “Dança Estudantes” seguirá o mesmo formato digital do realizado em 2020, inclusive com o mesmo tema: “Mesmo longe, podemos ficar perto”. O festival tem como objetivo promover o intercâmbio entre as produções artísticas produzidas por alunos e alunas da rede pública municipal de ensino, através de uma linguagem universal, que é a dança e suas vertentes.
Para acessar o regulamento e realizar a inscrição para a 5ª edição do Festival “Dança Estudantes”, acesse o site www.conexaoemdanca.com.br
SMEd
Roberton Reis
Publicada 22/03/2021
Período de inscrições para a 5ª edição do Festival “Dança Estudantes” encerra no dia 27 de março
A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Centro Municipal de Recreação e Lazer Ney Amado Costa, em ação conjunta com o Projeto Rio Grande em Ação, e em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), através da Diretoria de Arte e Cultura/DAC, promove a 5ª edição do Festival “Dança Estudantes”, evento destinado aos alunos e alunas das escolas de Educação Básica da cidade do Rio Grande (escolas municipais, estaduais e particulares).
Esta edição do “Dança Estudantes” seguirá o mesmo formato digital do realizado em 2020, inclusive com o mesmo tema: “Mesmo longe, podemos ficar perto”. O festival tem como objetivo promover o intercâmbio entre as produções artísticas produzidas por alunos e alunas da rede pública municipal de ensino, através de uma linguagem universal, que é a dança e suas vertentes.
Para acessar o regulamento e realizar a inscrição para a 5ª edição do Festival “Dança Estudantes”, acesse o site www.conexaoemdanca.com.br
SMEd
Roberton Reis