Arquivo da categoria: Superintendência de Gestão da Educação

Equipe do NAE/SMEd reuniu-se com Gerência da EMATER Rio Grande

Divulgação

Na tarde da última segunda-feira, dia 27 de dezembro, foi realizada, nas dependências do Núcleo de Alimentação Escolar (NAE) da Secretaria de Município da Educação (SMEd),  uma reunião técnica com representantes da EMATER Rio Grande.

Participaram da reunião a coordenação e a equipe de nutricionistas do NAE; o gerente da EMATER, Rogério Silveira; e o engenheiro agrônomo Aldair Galardo. O objetivo do encontro foi traçar diretrizes para as aquisições dos produtos da agricultura familiar local, a fim de atender às escolas da Rede Municipal de Ensino no próximo ano letivo.

O projeto de vendas no ano de 2021 contou com 23 produtores e atendeu a 46 escolas municipais com, aproximadamente, 1 tonelada de produtos por escola. A expectativa para 2022 é agregar mais produtores aos já existentes, bem como novos produtos, atendendo toda a Rede Municipal”, explicou a coordenadora do NAE, Marilda Silva.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Alimentação Escolar

SMEd realiza entrega de bens permanentes às Escolas da Rede Municipal

Divulgação

Na próxima quarta-feira, dia 22 de dezembro, às 14h, será realizada, no Núcleo de Alimentação Escolar (NAE) da Secretaria de Município da Educação do Rio Grande (SMEd), a entrega oficial dos bens permanentes das cozinhas das Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino.

Nesta primeira entrega serão contempladas 46 escolas e, dentre os itens adquiridos, estão refrigeradores, freezers verticais, batedeiras, extratores de frutas, fogões industriais de 4 e 6 bocas, fornos elétricos e fogões domésticos de 5 bocas.

O Núcleo de Alimentação Escolar da SMEd vem trabalhando fortemente com o objetivo de renovar os equipamentos permanentes eletroeletrônicos e materiais de cantina essenciais no preparo dos alimentos.

As demais escolas da rede municipal serão atendidas no início do próximo ano letivo. Além dos itens citados, também serão entregues fornos micro-ondas e liquidificadores industriais de 4 e 8 litros, para todas as escolas.

SMEd
Roberton Reis

SMEd realiza “1ª Formação de Zeladores”

A Secretaria de Município da Educação do Rio Grande, através da parceria entre o Núcleo de Apoio Administrativo e o Núcleo de Apoio à Infraestrutura, realizou, no dia 03 de novembro, no Salão do Centro de Formação Escola Viva, a “1ª Formação dos Zeladores da SMEd”, voltada para os servidores que atuam nas escolas da Rede Municipal e, também, para os que fazem parte da equipe que realiza a manutenção nessas instituições.

De acordo com a Coordenadora do Núcleo de Apoio Administrativo da SMEd, Natali Silveira Puccinelli de Freitas, “esta 1ª Formação teve como objetivo repassar algumas informações gerais, esclarecer dúvidas sobre a função de zelador, dar ênfase à questão da segurança no trabalho, entre outras temáticas”. A equipe de zeladores é formada por servidores da Prefeitura e funcionários da empresa Phenix.

SMEd
Roberton Reis

SMEd realizou Formação sobre Constituição de CPM

Divulgação

Na tarde da última quinta-feira, dia 04 de novembro, a Secretaria de Município da Educação do Rio Grande (SMEd) realizou, no Centro de Formação Escola Viva, Encontro de Formação com as escolas da rede municipal que se encontram em fase de estruturação dos seus Círculos de Pais e Mestres (CPM) e, também, com escolas que ainda não se encontram habilitadas para o início do processo.

A formação foi conduzida pelo Secretário Adjunto, Professor Paulo Munhoz, pela Superintendente de Gestão da Educação, Professora Cecília Schmutz Pucinelli e pela servidora responsável pelo PDDE, Vera Soller. Na oportunidade, as escolas representadas pelas suas direções, receberam informações e orientações relativas aos procedimentos normativos que regem a criação do CPM, seguindo o que rege o Estatuto Padrão para Círculo de Pais e Mestres das Escolas Municipais.

Nesse sentido, foi entregue a cada um dos participantes uma cópia do “Manual de Orientação para Constituição de Unidade Executora Própria”, do Ministério da Educação. O Manual qualifica como “Unidade Executora”, uma sociedade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que pode ser instituída por iniciativa da escola, da comunidade ou de ambas. Várias são as nomenclaturas utilizadas para denominar Unidade Executora (UEx), como por exemplo: Caixa Escolar, Associação de Pais e Mestres, Círculo de Pais e Mestres, etc.

A necessidade da adequação por parte das escolas, implementando seus CPMs, está vinculada ao credenciamento que permitirá o recebimento de recursos financeiros repassados pelo FNDE, para múltiplos fins, englobando todo atendimento que uma escola possa gerar, desde fechaduras com problemas até reparos em telhados, por exemplo.

Além da EMEB Carmen Regina, participaram da formação as Escolas Municipais de Educação Infantil Casa da Criança Dr. Augusto Duprat, Castelo Branco, Daisy Guma Pagel, Deborah Thomé Sayão, Eva Mann, Lyons Club, Maria da Glória Pereira, Verenice Ferreira Gonçalves; e a EMEF Prof.ª Luiza Sophia Schmidt Tavares.

SMEd
Roberton Reis

SMEd atualiza o Cronograma de Entrega da Alimentação Escolar para o mês de Novembro

Divulgação

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Alimentação Escolar (NAE), divulga o Cronograma de Entrega da Alimentação Escolar nas escolas da rede pública municipal de ensino, atualizado, referente ao mês de novembro. É importante destacar que em caso de intempéries, as datas de entrega podem sofrer modificações.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do NAE

Ciclo de Qualidade da Alimentação Escolar da Rede Municipal

Para que os mais de 20 mil alunos da rede pública municipal de ensino recebam uma alimentação nutricionalmente balanceada, a Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Município da Educação (SMEd)/Núcleo de Alimentação Escolar (NAE), investe na aquisição de variados gêneros alimentícios.

Desde o início dos processos de compra, até o momento em que a alimentação escolar é servida aos alunos das escolas municipais, passam-se meses e, durante este período, a equipe do NAE trabalha nos trâmites administrativos, buscando fornecer os mais variados gêneros disponíveis à verba e às diretrizes nutricionais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e demais legislações vigentes, como por exemplo os não-perecíveis: arroz, feijão, leite em pó, farinhas, sucos integrais, biscoitos e massas; e os perecíveis: leites, carnes, peixe, produtos lácteos, ovos e ainda, verduras, hortaliças, tubérculos, legumes e frutas.

O cardápio elaborado pelas nutricionistas do NAE oferece uma alimentação rica em proteína, cálcio e ferro, além de atingir as quantidades necessárias dos demais macro e micronutrientes, conforme o tempo de permanência diária dos estudantes nas unidades escolares.

A partir da entrega mensal de gêneros alimentícios realizada pelo NAE, o trabalho desenvolvido individualmente em cada uma das 74 escolas municipais é de fundamental importância. Somente com o comprometimento das equipes diretivas e a dedicação das Manipuladoras de Alimentos (carinhosamente chamadas de merendeiras) conseguimos ofertar não apenas uma alimentação balanceada, mas refeições apetitosas e bem apresentadas, visto que o ato de comer está além de satisfazer necessidades biológicas, sendo também fonte de socialização e de transmissão de cultura.

O Núcleo de Alimentação Escolar cita as três escolas localizadas no Bairro Getúlio Vargas: EMEI Alcides Barcelos (2019), EMEI Fraternidade (2015) e EMEF Viriato Corrêa (1961) como exemplo de trabalho e destaca o fornecimento de alimentação escolar nestas unidades como sendo, além de ricas em nutrientes, cheias de carinho e de experiências sensoriais para os seus alunos.

SMEd
Suelen Xavier Dias – Nutricionista do NAE

SMEd segue cronograma de manutenção em Escolas da Rede Municipal

O Núcleo de Apoio à Infraestrutura da Secretaria de Município da Educação do Rio Grande (SMEd), entre os dias 17 e 27 de setembro, atendeu a mais 10 escolas da rede pública municipal de ensino, incluindo instituições que atendem à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental.

As Escolas atendidas foram: EMEF Ramiz Galvão, colocação da tampa da caixa d’água, limpeza de calhas e troca de lâmpadas; EMEF São Miguel, reparo na central elétrica; EMEI Navegantes, pintura de estantes, colocação de quadro, construção de alvenaria de uma caixa de areia; EMEI Querência, manutenção em refletores e troca de lâmpadas e reatores; EMEF Jayme Monteiro Gomes, manutenção e troca de lâmpadas e refletores; EMEFTI Valdir Castro, instalação de suporte para caixa de descarga; EMEF Anselmo Dias Lopes, colocação de lâmpada em estufa, retirada de antena e manutenção em gavetas e fechaduras; EMEF Olavo Bilac, instalação de antena; e EMEI Vila da Quinta, troca de fechaduras.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Apoio à Infraestrutura

SMEd investe na manutenção e recuperação das Escolas da Rede Municipal

Ainda no primeiro semestre de 2021, a Secretaria de Município da Educação do Rio Grande (SMEd) deu início a importantes obras de manutenção nas escolas da rede pública municipal de ensino, as quais fazem parte do programa de recuperação dos espaços de aprendizagem.

De acordo com o Núcleo de Manutenção e Recuperação de Bens Imóveis, até a presente data foram concluídos os serviços de manutenção e recuperação predial em 32 escolas municipais e complexos da SMEd, com investimento total  de R$ 177.970,40: 

  • EMEFs Admar Corrêa, Ana Neri, Apolinário Porto Alegre, Bento Gonçalves, Coração de Maria, Coriolano Benício, Cristóvão Pereira de Abreu, Dom Pedro II, França Pinto, Helena Small, Humberto de Campos, Jayme Monteiro, Mate Amargo, Olavo Bilac, Rui Poester Peixoto, São Miguel.
  • EMEIs Alcides Barcelos, Déborah Thomé Sayão, Eva Mann, Lyons Clube, Nilza Alves Gonçalves, Tia Luizinha, Verenice Ferreira Gonçalves; Núcleos de Alimentação Escolar, de Materiais e de Viaturas; Centro de Formação Escola Viva e Secretaria da Educação.

É importante destacar que, conforme demandas apresentadas à Secretaria, ainda encontra-se em processo de contratação de serviços, investimento na ordem de R$ 348.514,22,  para atender às seguintes escolas: 

  • EMEFs Altamir de Lacerda Nascimento, Aurora Ferreira Cadaval, Dolores Garcia, Luiza Sophia Schmidt Tavares, Nilo da Fonseca, Peixoto Primo, Renascer, Roque Aíta Jr., Sylvia Centeno Xavier, Viriato Corrêa e Zenir de Souza Braga; 
  • EMEIs Castelo Branco, Déborah Thomé Sayão, Fraternidade, Maria da Glória Pereira e Oscar Moraes.

O montante de investimento nas escolas da rede municipal e nos complexos da SMEd é estimado em mais de meio milhão de reais, visando retomar a qualidade física de nossas unidades. Muitas obras ainda são necessárias, mas, avante! Com trabalho de determinação chegaremos lá”, destacou Cecília Schmutz Puccinelli, superintendente de Gestão da Educação da SMEd.

SMEd
Roberton Reis

Núcleo de Alimentação Escolar da SMEd promove Encontro de Formação para os(as) Gestores(as) da Rede Municipal na próxima semana

Divulgação

A Secretaria de Município da Educação do Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Alimentação Escolar (NAE), promoverá, nos dias 27 e 29 de setembro, às 13h30, Encontro de Formação para as equipes diretivas das escolas da rede pública municipal de ensino de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, bem como das entidades filantrópicas conveniadas.

O encontro tem o objetivo de alinhar conhecimentos, esclarecer sobre o funcionamento do NAE e reorganizar a gestão da alimentação escolar no âmbito das unidades de ensino neste período de retorno parcial do ensino presencial.

Para respeitar as normas de segurança e prevenção à COVID-19, as escolas foram previamente divididas em dois grupos. A escala de participação foi repassada, via e-mail, para todas as escolas.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Alimentação Escolar

ATENÇÃO: Cronograma de Entrega da Alimentação Escolar para o mês de Outubro sofreu alterações

Divulgação

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Alimentação Escolar (NAE), divulga o Cronograma de Entrega da Alimentação Escolar nas escolas da rede pública municipal de ensino, referente ao mês de outubro, atualizado.  É importante destacar que em caso de intempéries, as datas de entrega podem sofrer modificações.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Alimentação Esacolar