Nos 90 anos da Escola de Belas Artes, os alunos de dança e música da EBAHL reúnem-se novamente para brindar a arte neste consagrado espetáculo que combina o drama, o romance e a comédia em um só palco. O ballet/ópera La Traviata será apresentado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2012, no Teatro Municipal do Rio Grande. Os ingressos podem ser adquiridos na secretaria da Escola.
O elenco reúne cerca de 90 integrantes, entre bailarinos, atores, coro e solistas. Com a música envolvente de Giuseppe Verdi e libreto de Francesco Maria Piave, a ópera foi baseada no romance A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas Filho e estreou em 6 de março de 1853, no Teatro La Fenice, em Veneza.
O espetáculo conta a história de Violetta Valery, uma cortesã inteligente e culta que vivia em Paris, na primeira metade do século XIX. Suas festas, sempre suntuosas, contavam com a presença de aristocratas e burgueses da sociedade parisiense. Em uma dessas comemorações, Violetta conhece Alfredo Germont, que se revela apaixonado por ela. Apesar de afirmar que não corresponde ao amor de Alfredo, a cortesã acaba cedendo a este sentimento e abandona a capital francesa para viver e dedicar-se somente ao seu amor. Entretanto, a vida do casal é perturbada por intrigas dos criados e do próprio pai de Alfredo, o que faz com que Violetta acabe separando-se dele e voltando para Paris. A partir daí, uma série de encontros e desencontros muda o rumo da história, que acaba em tragédia.
Esta será a terceira vez em que a Escola de Belas Artes une os integrantes das áreas de dança e música em um espetáculo de encerramento do ano letivo. Em 2010, a EBAHL inovou sua produção apresentando “A Viúva Alegre”, com a participação de dois cantores que davam voz às principais melodias da opereta, composta por Franz Lehár. No ano seguinte, desta vez com a adição de mais um solista e um coro, a Escola apresentou “Carmen”, de Bizet, provando novamente o sucesso da iniciativa.