Secretaria de Município da Cultura apoia vinda da Academia Jovem Concertante a Rio Grande

O Teatro Municipal do Rio Grande abre suas portas, no próximo dia 13 de novembro, às 20h, para a apresentação da Academia Jovem Concertante. Esta será a sexta orquestra a se apresentar na cidade com apoio da Secretaria de Município da Cultura. Entre as outras orquestras, podem ser citadas a OSPA, Unisinos e Música pela Música.

Composta por 21 jovens, sob a direção artística de Simone Leitão e direção musical de Daniel Guedes, a Camerata propõe um repertório que inclui Mozart, Bach e Villa Lobos. O grupo foi formado no Rio de Janeiro e é composto por jovens provenientes de escolas de música e projetos de inclusão social de diversos pontos do país.

Através de projeto aprovado pela Lei Rouanet, os 21 jovens foram selecionados e passaram por 10 dias de ensaios intensivos, sob a orientação dos diretores artístico e musical. O objetivo é dar oportunidade a jovens músicos, lapidando conceitos como disciplina, responsabilidade, respeito mútuo e trabalho em equipe.

“Somente neste ano, Rio Grande recebeu apresentações de seis orquestras que circulam com espetáculos pelo país. Todas elas integrantes de projetos culturais aprovados por leis de incentivo ou parcerias com entidades como o SESI e SESC. Por serem patrocinados, todos esses espetáculos chegam ao público gratuitamente ou a preços bem populares. O importante é que a cidade ofereça as condições e se candidate a essas apresentações quando os projetos estão em fase de aprovação. Os espetáculos que recebemos neste ano são frutos dessas parcerias que temos buscado”, salientou Luís Henrique Drevnovicz, atual Secretário de Município da Cultura.

SERVIÇO

O quê? Academia Jovem Concertante.

Quando? 13 de novembro, às 20h

Onde? Teatro Municipal do Rio Grande.

Quanto? Ingressos gratuitos na bilheteria do Teatro.