A Secretaria de Município da Cultura (SMC) realizou, na noite da última terça-feira, dia 30 de outubro, o evento que marcou o encerramento da segunda edição do Projeto Prata da Casa. Com a presença de autoridades, artistas e apoiadores, a prestação de contas ocorreu no Sobrado dos Azulejos.
Segundo o Secretário da Cultura, Luis Henrique Drevnovicz, o Prata da Casa foi sem dúvida um Projeto vitorioso. “Atingimos nosso objetivo de premiar os grupos locais, que levam o nome da cidade por onde vão. Essa foi uma das nossas prioridades junto ao grupo de Teatro do Município e à Orquestra-Escola. Com o Prata da Casa, conseguimos formação de plateia para os diferentes gêneros agraciados pelo Projeto e, nesses quatro anos, cerca de 620 artistas estiveram no palco do Teatro Municipal graças a essa iniciativa”, declarou Drevnovicz. O Secretário ainda agradeceu à equipe envolvida e a todos os apoiadores, sem os quais o Projeto seria inviável.
O Projeto Prata da Casa foi realizado em duas edições: 2009/2010 e 2011/2012. Proporcionou 20 espetáculos, para 35 grupos de diferentes gêneros (Teatro, Dança e Música), beneficiando cerca de 620 artistas rio-grandinos e atingindo, aproximadamente, 5 mil espectadores. Nesses quatro anos, a estimativa de vendas chega aos R$ 50 mil em ingressos, verba que foi arrecadada diretamente pelos artistas.
Foram apoiadores do Prata da Casa: Jornal Agora, Gráfica Imperial, JAC Vídeo e Foto, Grupo RBS (Rádio Atlântida, Zero Hora e RBS TV), Dado Sonorizações, Chroma Soluções em Vídeo e Salisgraf.
Na ocasião do encerramento do Projeto, foi entregue um certificado de participação e agradecimento a todos os representantes das empresas citadas, e ainda aos dirigentes do Teatro Municipal e Secretaria de Município da Educação, também envolvidos pela iniciativa.