1ª Conferência Municipal Infantojuvenil de Educação Ambiental – Pertencer é preciso!


Publicada 16/07/2019

EMEF Luiza Sophia Schmidt Tavares realizou a Etapa Escolar da “1ª Conferência Municipal Infantojuvenil de Educação Ambiental – Pertencer é preciso!”

No turno da tarde do dia 04 de julho, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Luiza Sophia Schmidt Tavares, que está localizada na comunidade do Barro Vermelho, interior do Povo Novo, realizou a etapa escolar da “1ª Conferência Municipal Infantojuvenil de Educação Ambiental – Pertencer é preciso!”, a qual contou com a presença  das assessoras da Secretaria de Município da Educação (SMEd), Michelle Coelho Salort,  do Núcleo de Educação Ambiental e Patrimonial; e Joelma Furtado, do Núcleo dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Luiza Sophia Schmidt Tavares


Publicada 12/07/2019

EMEF Altamir de Lacerda Nascimento realizou a Etapa Escolar da “1ª Conferência Municipal Infantojuvenil de Educação Ambiental – Pertencer é preciso!” no dia 10

Nos turnos da manhã e da tarde da última quarta-feira, dia 10 de julho, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Altamir de Lacerda Nascimento, que está localizada no bairro Bernardete, realizou a sua “Feira de Ciências” e a etapa escolar da “1ª Conferência Municipal Infantojuvenil de Educação Ambiental – Pertencer é preciso!”, onde os(as) alunos(as) da Educação Infantil ao 9º ano apresentaram seus trabalhos e experiências.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Altamir de Lacerda Nascimento 


Publicada 10/07/2019

EMEF Manoel Martins Mano realizou a Etapa Escolar da “1ª Conferência Municipal Infantojuvenil de Educação Ambiental – Pertencer é preciso!” no dia 09

Na tarde da última terça-feira, dia 09 de julho, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Martins Mano, que está localizada no bairro Parque São Pedro, realizou a etapa escolar da “1ª Conferência Municipal Infantojuvenil de Educação Ambiental – Pertencer é preciso!. Na oportunidade, os(as) alunos(as) relatores(as) apresentaram seus projetos. “Foi uma tarde produtiva e prazerosa com troca de saberes entre alunos(as) e professores(as)”, destacou a direção da Escola.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Manoel Martins Mano


Publicada 08/07/2019

EMEF São João Batista realizou a Etapa Escolar da “1ª Conferência Municipal Infantojuvenil de Educação Ambiental – Pertencer é preciso!” no dia 03

Na última quarta-feira, dia 03 de julho, a Escola Municipal de Ensino Fundamental São João Batista, realizou a etapa escolar da “1ª Conferência Municipal Infantojuvenil de Educação Ambiental – Pertencer é preciso!“. A atividade, que contou com a participação da comunidade escolar e a presença da assessora do Núcleo de Educação Ambiental e Patrimonial da SMEd, Michele Coelho Salort, teve a seguinte programação:

Sensibilização:

  • Abertura pela Equipe diretiva; fala da professora Patrícia Rodrigues, coordenadora do Projeto de Educação Ambiental na escola; e teatro da Turma 50 (manhã) e turma 30 (tarde).

Desenvolvimento:

  • Apresentação da Árvore dos Sonhos;
  • Delimitação da fragilidade do bairro (lixo);
  • Palestra com o Técnico em Meio Ambiente, José Lucas Velho;
  • Construção de estratégias pelas turmas e familiares nas salas;
  • Socialização das estratégias pensadas;
  • Escolha dos delegados para Conferência Municipal.

Fechamento:

  • Hora do conto da história “O acendedor de sonhos“;
  • Distribuição de sementes de girassol e uma mensagem.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF São João Batista


Publicada 13/06/2019

EMEF Prof. Eliézer de Carvalho Rios realizou a Etapa Escolar da 1ª Conferência Municipal Infantojuvenil de Educação Ambiental – Pertencer é preciso!” no dia 08

Na manhã do último sábado, dia 08 de junho, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Eliézer de Carvalho Rios, que está localizada no bairro Cassino, realizou a etapa escolar da “1ª Conferência Municipal Infantojuvenil de Educação Ambiental – Pertencer é preciso!“, que foi coordenada pelas Professoras Maria Regina Padovane, Monica Mendonça e Regina Lúcia Silveira. Os projetos participantes foram:

  • Lixo tóxico“, do 3º ano A, Professora Daniely dos Santos, representada pelo estudante João Pedro Vargas;
  • O lixo na praia“, do 3º ano B, Professora Milena Osório, representada pela estudante Lívia Castanheira;
  • Lixo doméstico“,  do 3º ano C, Professora Helenita Pereira, representada pelo estudante Pedro Fritzen;
  • Lixo no bairro“, do 4º ano A, Professora  Regina Lucia Silveira, representada pelo estudante Miguel Hoffart;
  • Lixo no esgoto“, do 4º ano B, Professora Susana dos Santos, representada pelo estudante Gabriel Suita;   
  • Alagamento nas ruas“, do 6º ano, representada pela estudante Sabrina Avila.

O Projeto escolhido foi “O lixo na praia“, do 3º ano B, da Professora Milena Osório, representada pela estudante Lívia Castanheira. As turmas de 1º e 2º anos também prestigiaram as apresentações e votaram nos projetos. A diretora Josiane David Satt conversou e conscientizou os estudantes de que, a partir de agora, o projeto escolhido é de toda a escola e todos têm o dever de contribuir com o mesmo, que será apresentado na 1º Conferência Municipal Infantojuvenil de Educação Ambiental, no dia 18 de outubro.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Prof. Eliézer de Carvalho Rios


Publicada 11/06/2019

Abertura da Etapa Escolar da “1ª Conferência Municipal Infantojuvenil de Educação Ambiental – Pertencer é preciso!” aconteceu na EMEF Renascer

 

No turno da tarde da última quinta-feira, dia 06 de junho, a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental, esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental Renascer, na Ilha dos Marinheiros, para a “Abertura da Etapa Escolar da 1ª Conferência Municipal Infantojuvenil de Educação Ambiental – Pertencer é preciso!”, no âmbito escolar.

O Grupo de Trabalho de Educação Ambiental tem como objetivo efetivar as Conferências Municipais Infantojuvenis de Educação Ambiental, a fim de conhecer a realidade das diferentes localidades. Tais Conferências objetivam oferecer a base para a construção do Plano Municipal de Educação Ambiental, já que será dada voz e vez às comunidades da cidade do Rio Grande”, explicou a assessora do Núcleo de Educação Ambiental e Patrimonial, Michelle Coelho Salort.

A 1ª CMI-EA tem como tema, “Pertencer é preciso”, tratando-se de uma ação que contribui para a implementação da Lei nº 9.795/1999, que estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental. Essa é mais uma oportunidade de revisitar os documentos de referência como: a Carta da Terra, o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação pela Resolução CNE/CP nº 02/2012, a Base Nacional Curricular Comum – BNCC e o Referencial Curricular Gaúcho.

Confira o Cronograma das Conferências Escolares acessando aqui.

SMEd
Roberton Reis


Publicada 06/06/2019

SMEd promoveu 2º Encontro do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental no dia 31

Na última sexta-feira, dia 31 de maio, a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) promoveu o “2º Encontro do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental”, que contou com a participação das representatividades das escolas da rede pública municipal de ensino.

O Encontro, que aconteceu no Auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Helena Small, no turno da tarde, tratou da organização da “1ª Conferência Municipal Infantojuvenil da Educação Ambiental” nas escolas da rede municipal, a qual faz parte da Formação Continuada sobre as temáticas ambientais no âmbito municipal, promovida pela SMEd.

Nesse sentido, o Encontro Formativo abordou a sistematização das Conferências Escolares, que serão desencadeadas no decorrer do mês de junho e mobilizarão as escolas da rede, abrangendo a Educação Infantil, o Ensino Fundamental, a Educação Inclusiva e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os encontros mensais têm o intuito de fomentar discussões, a fim de realizar a “1ª Conferência Municipal Infantojuvenil da Educação Ambiental”, sob o tema “Pertencer é preciso”. A Conferência acontecerá no dia 18 de outubro, no Cidec-Sul da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e tem como objetivo dar voz às diferentes comunidades, conhecendo realmente o elas consideram como problemáticas ambientais e suas possíveis propostas para saná-las.

Salientamos a alteração do cronograma dos Encontros Formativos devido à demanda de Conferências neste mês. Assim, o encontro que ocorreria no dia 28 de junho, acontecerá no dia 05 de julho, no mesmo horário e local”, explicou a assessora do Núcleo de Educação Ambiental e Patrimonial, Michelle Coelho Salort.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Educação Ambiental e Patrimonial

 


Publicada 22/04/2019

1ª Conferência Municipal Infantojuvenil de Educação Ambiental – Pertencer é preciso!

A Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Educação, realizará, na próxima quinta-feira, dia 25 de abril, às 14h, no Auditório da EMEF Helena Small, o lançamento da “1ª Conferência Municipal Infantojuvenil de Educação Ambiental – Pertencer é preciso!”, no âmbito escolar.

Na oportunidade, será organizado o Grupo de Trabalho de Educação Ambiental, onde os participantes, além da identidade com o assunto, estarão sistematizando o trabalho com o objetivo de atender à Legislação vigente – Lei nº 9.795/99, que estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental, assim como as demais Políticas Públicas que dizem respeito à temática.

Os encontros serão mensais e respeitarão o cronograma de atividades, com o objetivo de desenvolver a respectiva Conferência, bem como, posteriormente, a 1ª Conferência Municipal Infantojuvenil de Educação Ambiental, no âmbito Municipal, um processo que mobilizará as escolas da Rede Municipal, abrangendo a Educação Infantil, os Anos Iniciais, os Anos Finais e a Educação de Jovens e Adultos.

Acesse aqui o Folder da “1ª Conferência Municipal Infantojuvenil de Educação Ambiental – Pertencer é preciso!”. A SMEd está disponibilizando o e-mail gtea.smed@gmail.com para maiores esclarecimentos.

 

SMEd
Roberton Reis