A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) está disponibilizando em seu site (www.riogrande.rs.gov.br/smed) um espaço onde ficará à disposição da comunidade o link do Ambiente Virtual de Arte-Educação Ambiental – AVArtea.
O Ambiente Virtual de Arte-Educação Ambiental – AVArtea é fruto da tese de Doutorado em Educação Ambiental PPGEA-FURG da professora Michelle Coelho Salort. O AVArtea configura-se como um recurso tecnológico e didático-pedagógico, ou seja, uma ferramenta pedagógica que nasceu da necessidade oriunda da escassez de material didático, particularmente para o Ensino de Artes, que aborde a história das manifestações artísticas do município do Rio Grande.
Nesse contexto, o AVArtea, apresenta-se como uma tentativa de possibilitar aos estudantes um maior contato com as manifestações artísticas e culturais, constituidoras de sua própria identidade. O AVArtea traz, para o contexto da sala de aula, expressões da cultura regional e local. Dessa forma, coloca-se para os estudantes como uma potencialidade do desenvolvimento do sentimento de pertencimento, do “sentir-se parte”, para (re)significar experiências e sentidos.
Os professores do Ensino de Arte e de História da rede básica de ensino do município do Rio Grande já podem ter acesso e contar com o apoio de um material didático e interativo que busca aproximar os conhecimentos de História da Arte ao patrimônio da Cidade. Nesse ambiente virtual de aprendizagem, os professores terão acesso a 19 unidades didáticas, bem como a 19 livros digitais que abordam a História da Arte, partindo sempre de um monumento ou obra de arte existentes em Rio Grande. Além dos livros digitais, cada unidade didática está composta de uma atividade interativa.
O endereço eletrônico do Ambiente Virtual de Arte-Educação Ambiental – AVArtea é www.avartea.furg.br
SMEd
Roberton Reis