Publicada 09/07/2019
“7º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão: Navegando por rotas desafiadoras das estratégias inclusivas”
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
A Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Educação (SMEd), realizou, nos dias 1º e 2 de julho, no Cidec-Sul da Furg, o “7º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão: Navegando por rotas desafiadoras das estratégias inclusivas”.
O evento, que é organizado e coordenado pelo Núcleo de Diversidade e Inclusão da Superintendência de Gestão Pedagógica da SMEd, integra as ações formativas para os(as) professores(as) da rede pública municipal de ensino e a programação dos “50 Anos da SMEd”, objetivando oportunizar reflexões e diálogos acerca dos desafios atuais enfrentados pelas escolas, frente à diversidade que se apresenta na sala de aula e às estratégias necessárias à inclusão.
Na primeira noite, os participantes foram acolhidos pelo grupo musical “AMIGOS”, formado por jovens ex-estudantes da Rede Municipal e de escolas especiais conveniadas, que apresentam Necessidades Educacionais Específicas, encantando a todos com sua alegria, superação e talento.
Depois, ocorreu a palestra da professora Rosa Moura, que desacomodou o público com seu jeito irreverente, mas que trouxe várias reflexões acerca da neurociência: do quanto é importante entendermos que o estudante é um todo e que se algo não está bem organicamente, pode comprometer suas aprendizagens; que a motivação e emoção estão completamente associadas à aprendizagem, portanto se faz necessário encantarmos nossos estudantes; que existem 03 tipos de aprendizagens: visual, auditiva e cinestésica; e que o grande desafio do professor é conseguir planejar para toda essa diversidade encontrada na sala de aula.
A segunda palestrante, a fisioterapeuta Giulia Matheus Moraes, esclareceu sobre a deficiência física, e trouxe estratégias de manejo e aprendizagem com os estudantes que apresentam a Paralisia Cerebral. Também falou sobre a importância da postura e do posicionamento adequado do estudante para favorecer a aprendizagem; e destacou que algumas exigências metodológicas precisam ser flexibilizadas e até, se necessário, abolidas, para se incluir e dar acessibilidade a alguns estudantes. Enfim, uma noite bem inusitada e cheia de aprendizagens.
Na segunda noite, o fonoaudiólogo Djalma Junior falou da importância do trabalho da consciência fonológica na escola para minimizar e/ou evitar problemas de linguagem. Destacou, também, a necessidade do professor entender os níveis de desenvolvimento dos estudantes, de acordo com a faixa etária, para planejar as aulas e não equivocar-se nas exigências das atividades.
A segunda palestra, ministrada pela psicopedagoga, professora da Faculdade Anhanguera, Waléria Bussetti, fez um contraponto entre o papel do professor e da família, destacando que ambos passam pelas mesmas angústias neste processo da Inclusão: o de idealizar um filho/aluno e depois se deparar com a realidade de conviver com alguém que possui a Necessidade Educacional Específica.
O Seminário encerrou com a palestrante Helena Arrieira, que trouxe para as reflexões a importância do estímulo sensorial, desde a primeira infância, no desenvolvimento típico das crianças e, principalmente, para àquelas que apresentam algum transtorno ou dificuldade de aprendizagem.
“Foi mais uma edição de sucesso do Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão, com o diferencial de estender o olhar para além dos estudantes, alcançando, também, os professores e familiares”, destacou a coordenadora do Núcleo de Diversidade e Inclusão, Elisângela Macedo.
SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Diversidade e Inclusão
Publicada 02/07/2019
7º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão: Música, Palestras e Mostras marcaram o 1º dia
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
No início da noite de ontem, dia 1º de julho, a Prefeitura Municipal de Rio Grande, através da Secretaria de Município da Educação (SMEd), abriu oficialmente, no Cidec-Sul da Furg, o “7º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão”, o qual é organizado e coordenado pelo Núcleo de Diversidade e Inclusão da Superintendência de Gestão Pedagógica da SMEd, e integra as ações formativas para os(as) professores(as) da rede pública municipal de ensino.
Desde a sua primeira edição, o Seminário busca trabalhar temáticas demandadas e sugeridas pelas escolas da rede municipal, no que tange à Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva; e a cada ano vem ganhando destaque nas ações da Secretaria, não só pela qualidade e importância dos assuntos abordados, mas também pelo público que reúne, já que não é restrito somente aos(às) professores(as), estendendo-se, também, a toda a comunidade escolar. Na 6ª edição congregou quase 900 participantes.
Intitulada “Navegando por rotas desafiadoras das estratégias inclusivas”, a 7ª edição do Seminário faz parte da programação dos “50 anos da SMEd” e abraça a temática anual norteadora das ações pedagógicas da Secretaria, ”Navegar é preciso!”.
Neste ano de 2019, o principal objetivo do Evento é oportunizar reflexões e diálogos acerca dos desafios atuais enfrentados pela escola, frente à diversidade que se apresenta e as estratégias necessárias à Inclusão.
O primeiro dia da 7ª edição do Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão iniciou com uma belíssima apresentação musical do “Grupo Amigos”, que emocionou e empolgou a todos e a todas. Um grupo de mães reuniu os músicos, que são jovens que apresentam Necessidades Educacionais Específicas, que já foram alunos da rede municipal, de escolas conveniadas ou da Escola Municipal de Educação Complementar Escola Viva. (Confira os vídeos da apresentação do Grupo Amigos na página da SMEd no Facebook aqui e aqui.).
Após, aconteceu a Cerimônia de Abertura do 7º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão, que contou com a participação das seguintes autoridades: Alexandre Lindenmeyer, prefeito de Rio Grande; André Lemes, representando a Câmara de Vereadores; Vanessa Pintanel, secretária de Município da Educação; Luis Fernando Castro, coordenador municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades; Eduardo Isaac Martins, presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades; e Maria Aparecida Reyer, presidente do Conselho Municipal de Educação.
Em sua fala, a secretária Vanessa lembrou que há cerca de um ano participou do seu primeiro evento como secretária, a 6ª edição do Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão. Também destacou a recepção feita pelo “Grupo Amigos”, agradecendo a equipe do Núcleo de Diversidade e Inclusão da SMEd pela sensibilidade de ter convidado o Grupo, pois “embora nós já saibamos, quando temos a oportunidade de ver esse tipo de atividade, nós somos capazes de viver as potencialidades dessas crianças, desses adolescentes”. Vanessa também destacou sua gratidão “a todos e a todas que acreditam que nós podemos fazer diferente, que acreditam que a inclusão é possível” e finalizou afirmando “fico imensamente feliz em ver este auditório pleno de pessoas comprometidas com a causa da inclusão”.
O prefeito Alexandre Lindenmeyer parabenizou o Núcleo de Diversidade e Inclusão da SMEd por todo o trabalho que vem sendo realizado e expressou a sua expectativa de que “o Seminário represente um espaço de muitas oportunidades, aprimoramentos e debates. Neste período em que estamos a frente da Prefeitura do Rio Grande, nós quase que dobramos o número de Salas de Recursos nas escolas da rede municipal e hoje temos quase de 460 monitores da inclusão, pois nós fizemos escolhas e, uma delas, foi que escolhemos investir na inclusão. O maior investimento que nós podemos ter, é o investimento nas pessoas”.
Desfeita a Mesa de Abertura do Seminário, os(as) participantes tiveram a oportunidade de prestigiar duas palestras: “Nas rotas desafiadoras das estratégias inclusivas, no olhar da neurociência”, com a Dr.ª em Educação e Prof.ª da Rede Municipal, Rosa Moura; e “Os desafios do dia a dia: um diálogo multissetorial na paralisia cerebral”, com a fisioterapeuta Giulia Matheus Moraes.
SMEd
Roberton Reis
Publicada 1º/07/2019
SMEd dá início ao “7º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão” nesta segunda-feira, dia 1º
A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Diversidade e Inclusão, nesta segunda e terça-feira, dias 1º e 02 de julho, a partir das 18h, promove no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro e Oceânico (CIDEC-SUL) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) a 7ª edição do Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão.
O 7º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão integra a programação dos “50 anos da SMEd” e abraça a temática anual norteadora das ações pedagógicas da Secretaria, ”Navegar é preciso!”, através do tema: “Navegando por rotas desafiadoras das estratégias inclusivas“. O principal objetivo do Evento é oportunizar reflexões e diálogos acerca dos desafios atuais enfrentados pela escola, frente à diversidade que se apresenta e as estratégias necessárias à Inclusão.
Acesse aqui o Cronograma do 7º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão. Embarque nesta “viagem”, pois “Navegar é preciso!”.
Serviço: 7º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão
Dias: 1º e 02 de julho
Horário: 18h
Local: CIDEC-Sul da FURG
SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Diversidade e Inclusão
Publicada 28/06/2019
“7º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão” da SMEd inicia na próxima segunda-feira, dia 1º
A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Diversidade e Inclusão, promoverá, nos dias 1º e 02 de julho (segunda e terça-feira), às 18h, no CIDEC-Sul da FURG, o “7º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão”.
A 7ª edição do Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão integra a programação dos “50 anos da SMEd” e abraça a temática anual norteadora das ações pedagógicas da Secretaria, ”Navegar é preciso!”, através do tema: “Navegando por rotas desafiadoras das estratégias inclusivas“. O principal objetivo do Evento é oportunizar reflexões e diálogos acerca dos desafios atuais enfrentados pela escola, frente à diversidade que se apresenta e as estratégias necessárias à Inclusão.
Acesse aqui o Cronograma do 7º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão. Embarque nesta “viagem”, pois “Navegar é preciso!”.
Serviço: 7º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão
Dias: 1º e 02 de julho
Horário: 18h
Local: CIDEC-Sul da FURG
SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Diversidade e Inclusão
Publicada 24/06/2019
A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Diversidade e Inclusão, promoverá, nos dias 1º e 02 de julho, às 18h, no CIDEC-Sul da FURG, o “7º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão”.
A 7ª edição do Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão integra a programação dos “50 anos da SMEd” e abraça a temática anual norteadora das ações pedagógicas da Secretaria, ”Navegar é preciso!”, através do tema: “Navegando por rotas desafiadoras das estratégias inclusivas“. O principal objetivo do Evento é oportunizar reflexões e diálogos acerca dos desafios atuais enfrentados pela escola, frente à diversidade que se apresenta e as estratégias necessárias à Inclusão.
As inscrições para o 7º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão são gratuitas e online, e podem ser realizadas até o dia 26 de junho (ou enquanto houver vagas), acessando aqui.
Poderão inscrever-se e participar, os(as) professores(as), diretores(as), supervisores(as), coordenadores(as) pedagógicos(as), orientadores(as), monitores(as), familiares e funcionários(as) da Rede Pública Municipal de Ensino e das Escolas Especiais do município do Rio Grande.
Acesse aqui o Cronograma do 7º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão. Embarque nesta “viagem”, pois “Navegar é preciso!”.
SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Diversidade e Inclusão
Publicada 14/06/2019
Período de inscrições para o “7º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão” da SMEd inicia na próxima segunda-feira, 17
A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Diversidade e Inclusão, promoverá, nos dias 1º e 02 de julho, às 18h, no CIDEC-Sul da FURG, o “7º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão”.
A 7ª edição do Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão integra a programação dos “50 anos da SMEd” e abraça a temática anual norteadora das ações pedagógicas da Secretaria, ”Navegar é preciso!”, através do tema: “Navegando por rotas desafiadoras das estratégias inclusivas“. O principal objetivo do Evento é oportunizar reflexões e diálogos acerca dos desafios atuais enfrentados pela escola, frente à diversidade que se apresenta e as estratégias necessárias à Inclusão.
Poderão inscrever-se e participar, os(as) professores(as), diretores(as), supervisores(as), coordenadores(as) pedagógicos(as), orientadores(as), monitores(as), familiares e funcionários(as) da Rede Pública Municipal de Ensino e das Escolas Especiais do município do Rio Grande.
As inscrições para o 7º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão são gratuitas e online, e podem ser realizadas no período de 17 a 26 de junho (ou enquanto houver vagas), acessando aqui.
Acesse aqui o Cronograma do 7º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão. Embarque nesta “viagem“, pois “Navegar é preciso!”.
SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Diversidade e Inclusão