Arquivo do Autor: smed

INAUGURAÇÃO DA EMEF EM TI PROF. VALDIR CASTRO ACONTECE NESTE SÁBADO, 21

Adaptado de: www.riogrande.rs.gov.br

Depois de quase 10 anos de obras, o novo prédio da Escola Valdir Castro será inaugurado neste sábado (21). Localizada no bairro Santa Rosa, a escola atende em tempo integral, cerca de 200 crianças do bairro e arredores, como a Vila Maria dos Anjos, Cidade de Águeda, Cohab IV, Santa Rita de Cássia e Castelo Branco. Com o novo espaço, a instituição poderá ampliar o número de vagas e terá capacidade para 300 alunos.

Além das disciplinas regulares, os alunos de todos os anos do Ensino Fundamental têm acesso a oficinas de Repertório Cultural, Responsabilidade e Cidadania, Comunicação, Autoconhecimento e Autocuidado, Cultura Digital e Empatia e Cooperação, ofertadas pelos professores para complementar a carga horária e diversificar o currículo dos estudantes. A escola também fornece alimentação e as crianças fazem todas as refeições no local.

A escola antes funcionava no antigo prédio da Escola Profissionalizante Assis Brasil, que se encontrava em condições precárias. O novo espaço conta com quadra poliesportiva, biblioteca, vestiários com chuveiros, sala de informática, laboratório e uma sala de recursos para atendimento de alunos com necessidades especiais.

Essa escola sempre teve um atendimento maravilhoso e agora com um prédio novo o trabalho vai ser ainda melhor. É uma realização enorme, não só para os meus filhos, mas para toda a comunidade”, diz Tabata Lima, mãe de dois alunos da Valdir Castro. A partir da próxima semana as crianças irão voltar para as aulas em modo presencial.

Para a diretora, Denise Remédios, a inauguração é uma grande conquista para a comunidade. “Estamos em uma zona de vulnerabilidade social e as crianças precisam estar dentro da escola, e esse espaço vai ajudar a melhorar ainda mais o serviço que fazemos”, afirma.

SMEd participa de Congresso Técnico da Corrida Escolar da Equipe 100% Movimento

Divulgação

A Secretaria de Município da Educação do Rio Grande (SMEd), através do assessor de Educação Física, professor Felipe Motta, participou do Congresso Técnico da Corrida Escolar da equipe de corridas 100% Movimento, que aconteceu na manhã do dia 07 de maio, no Salão Nobre Deputado Carlos Santos da Prefeitura do Rio Grande.

A equipe de corridas, comandada pelo professor de Educação Física Jorge Onir, lançou na data as inscrições para a Corrida Escolar, que acontecerá no dia 18 de junho de 2022, com largada prevista para o Ginásio do IAC, na rua Dr. Nascimento, 14.

A corrida, que contará com premiação para os primeiros cinco colocados e para a escola com o maior número de inscritos, reunirá alunos das escolas públicas municipais, estaduais e privadas de Rio Grande e tem por objetivo reunir esse público para oportunizar esporte para todos os envolvidos.

As escolas interessadas em participar poderão fazer suas inscrições diretamente com o professor Jorge Onir pelas redes sociais da equipe 100% Movimento. A Prefeitura Municipal do Rio Grande é parceira da ação através da Secretaria de Município da Educação (SMEd) e Secretaria de Município da Cultura, Esporte e Lazer (SCEL).

SMEd
Roberton Reis
Com informações

PRAÇA SHOPPING INAUGURA ESPAÇO DE EXPOSIÇÃO DE FOTOS EM COMEMORAÇÃO AO CENTENÁRIO DA ESCOLA DE BELAS ARTES NESTA QUINTA

Divulgação

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br

Em comemoração ao centenário da Escola de Belas Artes Heitor de Lemos, o Praça Rio Grande Shopping Center irá inaugurar nesta quinta-feira (19), às 19h30, um espaço para a exposição de fotos “Memórias da EBAHL”. O evento contará com a participação de alunos e professores com apresentações especiais de ballet, dança, piano, violino e flauta transversal.

A Escola de Belas Artes completou 100 anos no mês de abril e as comemorações seguem acontecendo. Durante todos estes anos, a instituição sempre foi uma referência no ensino didático artístico e para a cultura rio-grandina. A escola busca formar alunos para o desenvolvimento das suas potencialidades como elemento de autorrealização, além de prepará-los para o exercício consciente do profissionalismo e da cidadania.

Alunos da EMEF Liberato Salzano visitam a 48ª Feira do Livro da FURG

Divulgação

Na tarde da última quinta-feira, 12 de maio, os alunos das turmas multisseriadas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Liberato Salzano, que está localizada no Arraial, prestigiaram a 48ª Feira do Livro da FURG, que iniciou no dia 04 de maio e encerra no próximo dia 15.

Na oportunidade, a direção aproveitou o espaço da Feira, realizada no bairro Cassino, para fazer um piquenique, a fim de promover a interação das turmas. Os Anos Iniciais aproveitaram para aprofundar as pesquisas que estão sendo realizadas sobre terrário marinho.

A Feira do Livro da FURG trouxe ainda mais curiosidades para nossos alunos. Temos muito trabalho pela frente. A Equipe do Liberato agradece à SMEd pelo convite e carinho com que fomos recebidos”, destacou a diretora Patrícia Xavier Figueiredo.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Liberato Salzano

Alunos da EMEF Alcides Maia realizam “Exposição de Fontes Históricas”

No dia 11 de maio, terça-feira, os alunos das turmas dos 5º Anos da EMEF Alcides Maia, que está localizada no Capão Seco, organizaram uma exposição de fontes históricas, com o objetivo de conhecer e valorizar vestígios antigos.

Os estudantes coletaram, junto às suas famílias, fotos, louças, cédulas, moedas, documentos antigos, entre outros objetos. Também realizaram entrevistas, a fim de investigar a história de cada um dos itens.

Os alunos expuseram suas fontes históricas em sala de aula, apresentando-as também aos estudantes das outras turmas da escola, os quais foram convidados a prestigiar a exposição. Houve muita interação e troca de saberes.” explicou a Professora Rosaura Ferreira.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Alcides Maia

SMEd entrega material para prática de Punhobol durante evento na EMEF França Pinto

Na manhã do dia 07 de maio, sábado, o assessor de Educação Física da Secretaria de Município da Educação do Rio Grande, Prof. Felipe Motta, entregou à Direção e à Professora de Educação Física da EMEF França Pinto, bolas de Punhobol para serem usadas no Projeto Punhobol na Veia.

A entrega aconteceu durante o evento “(Re)Encontro dos alunos e ex-alunos do Projeto Punhobol na Veia da Escola”, que contou com a presença de Leonardo Cunha, atual professor do IFSul Campus Rio Grande e que foi um dos precursores do Punhobol em Rio Grande, juntamente com Leontine dos Santos, atual professora da EMEF França Pinto e responsável pelo Projeto.

Essa entrega de material tem o objetivo de preencher uma necessidade das escolas que trabalham com o Punhobol em Rio Grande e que infelizmente não contavam com esse material em um número mínimo para as práticas da modalidade. Esse material já está sendo entregue para outras 20 instituições de ensino que trabalham com a modalidade em nosso Município”, destacou Felipe Motta.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da Assessoria de Educação Física