Arquivo da categoria: Expediente

SMEd retorna ao expediente normal no dia 27 de fevereiro

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), atendendendo à Ordem de Serviço N° 002/2020, de 06 de fevereiro de 2020, da Prefeitura Municipal do Rio Grande, retornará ao seu horário normal de expediente: de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, a partir do dia 27 de fevereiro. Às quartas-feiras, dia em que o expediente de trabalho da Secretaria é interno, não há atendimento ao público.

SMEd

SMEd não terá expediente nos dias 24 e 25 de fevereiro

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), atendendo à Ordem de Serviço Nº 001/2020, do Executivo Municipal, informa que não haverá expediente nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2020, devido ao Ponto Facultativo de Carnaval. No dia 26 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, o expediente será das 12h30 às 18h30.

SMEd

SALÃO NOBRE DEPUTADO CARLOS SANTOS É PALCO DA FORMATURA DA PRIMEIRA TURMA DE ENSINO MÉDIO DA ESCOLA BILÍNGUE

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br

A educação bilíngue avançou mais uma etapa em Rio Grande, na noite de sexta-feira (22). Marcada com muitas lágrimas de alegria e aplausos, uma solenidade diplomou estudantes da Escola Municipal Bilíngue Carmen Regina Teixeira Baldino, criada em 2015. Eles receberam os diplomas de conclusão do Ensino Médio e compõem a primeira turma dessa fase na Escola. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre Deputado Carlos Santos da Prefeitura do Rio Grande, onde sete estudantes foram homenageados. Na semana passada, houve a formatura da segunda turma do Ensino Fundamental na instituição.

Desta vez, o ato foi prestigiado pelo vice-prefeito Paulo Renato Mattos Gomes, representando o prefeito Alexandre Lindenmeyer. Participaram familiares, professores e funcionários da Escola. O vereador André Lemes (PT) representou na solenidade a Câmara de Vereadores e o superintendente Felipe Alonso a Secretaria de Município da Educação (SMED).

Em discurso, o vice-prefeito recordou o período em que várias reivindicações para a consolidação do projeto da Escola Bilíngue foram atendidas pelo Executivo e Câmara de Vereadores, “cujos papeis foram fundamentais”. Ele enalteceu o trabalho e a dedicação da atual e das ex-diretoras da Escola, do corpo docente e demais servidores e toda a trajetória de lutas da professora Carmen Baldino, falecida em 2014. Como ex-vereador, Renato lembrou, ainda, uma lei de sua autoria que celebra a semana dedicada às pessoas com surdez e disse aos estudantes: “Somos todos iguais”. Por fim, parabenizou os formandos e desejou longa vida à Escola.

Maria Auxiliadora Terra Duarte, atual diretora da Carmem Baldino afirmou que as despedidas sempre são difíceis e que o momento era o fim de uma etapa e o começo de outra. Citou que a comunidade dos surdos tem uma referência na cidade na Escola Bilíngue e que eles são diferentes, com uma língua diferente, mas são alunos que necessitam ter acesso a todo o trabalho desenvolvido dentro da sala de aula.

Com uma fala emocionante, direta e estimulante para a turma de formandos, feito em língua de sinais, a professora homenageada e ex-diretora da Escola, Cristiane Lima Terra Fernandes disse, em certo momento: “Eu sei que vocês têm sonhos, são muito capazes, não desistiram, tem pretensões, não querem esperar e no futuro vão ter muitas conquistas. Quero ver vocês na FURG”, desejou a professora. Antes, a paraninfa da turma, professora Bianca Gonçalves deixou um recado: “Nesse ciclo, vocês tiveram a oportunidade de se formar em uma escola voltada para as suas especificidades, que atende aos alunos, respeita a sua língua, sua cultura, seu jeito de ser surdo e entender o mundo. Não desistam, lutem, para ser e o que quiserem ser!

O vereador André Lemes, representante do Legislativo no evento, recordou a época em que houve a solicitação para implantar o Ensino Médio na Escola. “A melhor alternativa foi colocar o Ensino Médio na própria Escola e não num outro estabelecimento educacional.” Elogiou a participação do prefeito Alexandre Lindenmeyer que, ao receber a proposta para implantar a Escola, acolheu, imediatamente. Disse ser importante o apoio dos familiares que superaram com os estudantes, professores e funcionários todas as barreiras. Aos formandos, afirmou que o caminho para chegar onde chegaram foi árduo. Ele espera que, em breve, eles sejam formados em um curso superior.

Confira a relação de formandos:

Alon da Silva Capaverde, Giovani Jorge Bassini, Jorge Luiz Silva Ferreira, Nataniele Montanha da Cruz, Rafael Silveira Duval, Robson de Oliveira Bastos e Thiago Vieira Miranda.

Assessoria de Comunicação PMRG

EMEF Navegantes realizou “Passeio Ciclístico da Família”

 

No dia 19 de agosto, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Navegantes, que está localizada no bairro homônimo, realizou, em parceria com o Grupo de Ciclismo “Corta Vento”, o seu “Passeio Ciclístico”, a fim de celebrar o “Mês da Família”. A atividade, organizada pela diretora Lucenir pereira machado e pela coordenadora Verônica Alonso, contou com a participação da comunidade escolar. Os ciclistas do Grupo Corta Vento foram convidados pela Prof.ª Andreia Ferreira a participarem do Passeio.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Navegantes

SMEd promoveu “Cerimônia de Premiação da 1ª OMMERG”

Na manhã da última terça-feira, dia 08 de agosto, foi realizada, no Salão Nobre da Prefeitura do Rio Grande, a cerimônia de premiação da 1ª Olimpíada Municipal de Matemática das Escolas do Rio Grande (1ª OMMERG), cuja prova foi realizada no dia 05 de maio, nas próprias escolas participantes.

 

A OMMERG é uma realização da Secretaria de Município da Educação (SMEd), contemplando as Escolas de Anos Finais e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal do Rio Grande, cujo objetivo é incentivar o estudo da Matemática e revelar talentos na área. Além disso, também tem o intuito de celebrar o Dia Nacional da Matemática, oportunizando a resolução de questões desafiadoras e permitindo a criação de diferentes estratégias para sua solução, priorizando e valorizando o raciocínio dos estudantes e não apenas resultados finais.

Esta primeira edição da OMMERG foi organizada pela assessoria de Matemática do Núcleo dos Anos Finais do Ensino Fundamental, baseando-se em edições anteriores da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Para as próximas edições da OMMERG, será composta uma comissão, formada por profissionais da Rede Municipal, os quais participarão de todas as etapas de sua organização.

A cerimônia buscou reconhecer o empenho e a dedicação dos estudantes, e homenagear os professores e as professoras da Rede Municipal que incentivaram e instigaram os estudantes a sua participação, visando o desenvolvimento da capacidade de generalizar, prever e abstrair conceitos, favorecendo a estruturação do pensamento e o desenvolvimento do raciocínio lógico, buscando qualificar ainda mais a educação na rede pública municipal de ensino.

Estiveram presentes ao evento: Alexandre Lindenmeyer, prefeito de Rio Grande; Felipe Alonso dos Santos, superintendente de Gestão Pedagógica da SMEd; Mauren Porciúncula Moreira da Silva, coordenadora Regional da OBMEP; Débora Carvalho de Oliveira, gerente Pedagógica da SMEd; Lílian Melo Rodrigues Reinhardt, coordenadora do Núcleo dos Anos Finais do Ensino Fundamental; a assessora de Matemática da SMEd, Leila Mello; equipe diretiva das escolas participantes, além de seus professores e estudantes, com seus responsáveis.

O verdadeiro espírito da Olimpíada é buscar ultrapassar seus limites pessoais, tendo a convicção de ter feito o seu melhor, demonstrando respeito por seus colegas, compartilhando conquistas, valorizando cada momento da prova, pois temos a certeza que, independente da classificação, a sua participação, dedicação e conclusão é o resultado mais importante”, destaca a assessora de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Leila Mello.

Confira a relação dos medalhistas da 1ª OMMERG:

 

EMEF ANA NERI:

No Ensino Fundamental /Nível 1(6° e 7° ano):

  • 3º Lugar: Gustavo Moraes Pinheiro
  • 2º Lugar: Laura Perez Isquierdo
  • 1º Lugar: Luiza Cozza da Costa

 

No Ensino Fundamental /Nível 2(8° e 9° ano):

  • 3º Lugar: Manoela Ribeiro Suíta
  • 2º Lugar: Letícia Peres de Sena
  • 1ºLugar: Giovana Pinto Crivellaro

 

EMEF ASSIS BRASIL:

No Ensino Fundamental /Nível 1(6° e 7° ano):

  • 3º Lugar: Camila Ferreira de Souza
  • 2º Lugar: Nathalie da Rosa Porto
  • 1º Lugar: Ester Giosa Lopes

 

No Ensino Fundamental /Nível 2(8° e 9° ano):

  • 3º Lugar: Matheus Porto Pereira
  • 2º Lugar: Carlos Alexandre Silva Frasco
  • 1ºLugar: Alex Sandro Lopes Farias Junior

 

Na Educação de Jovens e Adultos/Nível 1 (1ª e 2ª etapas, do II Bloco):

  • 3º Lugar: Simone de Lima Martins
  • 2º Lugar: Ana Paula Dias Santos
  • 1º Lugar: Paola Baldez Golart

 

No Ensino Fundamental /Nível 2 (3ª e 4ª etapas, do II Bloco):

  • 3º Lugar: Eduardo Escobar Soares
  • 2º Lugar: Maria Tamires Barros Menezes
  • 1ºLugar: Alexandro Farias Junior

 

EMEF BENTO GONÇALVES:

No Ensino Fundamental /Nível 1(6° e 7° ano):

  • 3º Lugar: Hiury Pinho Perdone
  • 2º Lugar: Rafael dos Santos Navas
  • 1º Lugar: Vinicius Oliveira Holz

 

No Ensino Fundamental /Nível 2(8° e 9° ano):

  • 3º Lugar: Isabelle Iasmin Echebeste
  • 2º Lugar: Samael Antunes Souza
  • 1ºLugar: Mateus Silveira Xavier

 

EMEF CRISTÓVÃO PEREIRA DE ABREU:

No Ensino Fundamental /Nível 1(6° e 7° ano):

  • 3º Lugar: Gabriel Franco de Souza
  • 2º Lugar: Karen Machado de Mattos
  • 1º Lugar: Maísa Eduarda Macedo da Silva

 

No Ensino Fundamental /Nível 2(8° e 9° ano):

  • 3º Lugar: Érika Gomes Rocha
  • 2º Lugar: Érika Vinagre Lilja
  • 1ºLugar: Melissa Farias da Rocha

 

EMEF FREDERICO ERNESTO BUCHHOLZ:

No Ensino Fundamental /Nível 1(6° e 7° ano):

  • 3º Lugar: Laura dos Santos Souza
  • 2º Lugar: Felipe Cabrera da Silva
  • 1º Lugar: Wesley Fonseca de Oliveira

 

No Ensino Fundamental /Nível 2(8° e 9° ano):

  • 3º Lugar: Maria Eduarda Fortes
  • 2º Lugar: Gabriela Pinheiro de Oliveira
  • 1ºLugar: Gabriel Nóbrega Comin

 

EMEF JOÃO DE OLIVEIRA MARTINS:

No Ensino Fundamental /Nível 2(8° e 9° ano):

  • 3º Lugar: Samuel de Baito Alves
  • 2º Lugar: Niccoly Velasco de Oliveira
  • 1º Lugar: Emily Kaillane Santos da Silva

 

EMEF MARIA ANGÉLICA:

No Ensino Fundamental /Nível 1(6° e 7° ano):

  • 3º Lugar: Maria Fernanda Costa Viega
  • 2º Lugar: Henrique Hatschbach Telles
  • 1º Lugar: Alan Amaro Swensen Motta

No Ensino Fundamental /Nível 2(8° e 9° ano):

  • 3º Lugar: Iury Santos de Freitas
  • 2º Lugar: Luís Fabiano da Silveira Gomes
  • 1º Lugar: Gabriel Teixeira Plamer

 

EMEF VALDIR CASTRO:

No Ensino Fundamental /Nível 1(6° e 7° ano):

  • 3º Lugar: Lucimara da Rosa Porto
  • 2º Lugar: Lara Rodrigues da Costa
  • 1º Lugar: Dâmaris dos Santos Machado

SMEd
Núcleo dos Anos Finais
Assessoria de Matemática

Atualização do Portal

O Portal da SMEC está sendo atualizado. A antiga Secretaria Municipal de Educação e Cultura agora se chama Secretaria de Município da Educação (SMEd). Estamos atualizando o conteúdo do Portal pouco a pouco, para refletir as mudanças ocorridas. A partir da metade de fevereiro, a atualização deve estar concretizada.

SMEd

TERÇA INSANA ESTREIA ESPETÁCULO EM RIO GRANDE NO PRÓXIMO DIA 8 DE MAIO

O Teatro Municipal do Rio Grande, no próximo dia 8 de maio, recebe o espetáculo “Terça Insana 2012 – Antes Que O Mundo Acabe”. O evento marca a estreia nacional da peça, que é a mais recente criação da Terça Insana, e aborda o fim do mundo que, segundo a profecia Maia, se aproxima.

Com um elenco de cinco atores (Agnes Zuliani, Arthur Khol, Mila Ribeiro, Renato Caldas e Grace Gianoukas, a qual também assina a direção), o roteiro da peça apresentará cenas e textos inéditos, além de oito personagens expondo suas dúvidas a respeito do fim do mundo.

Os ingressos para o espetáculo estão à venda na Ótica Estima e na bilheteria do Teatro Municipal.

SERVIÇO:

O quê? Terça Insana 2012 – “Antes Que O Mundo Acabe.”

Quando? dia 8 de maio, às 21h

Onde? Teatro Municipal do Rio Grande.

Quanto? R$ 60,00 – estudantes que apresentarem carteira com foto e adultos acima de 60 anos pagam meia entrada (R$ 30,00), segundo lei municipal.