Arquivo da categoria: Superintendência de Gestão Pedagógica

Escolas da rede municipal recebem visitas técnicas do Núcleo de Alimentação Escolar

Desde o dia 23 de junho, a equipe técnica do Núcleo de Alimentação Escolar (NAE) da Secretaria de Município da Educação do Rio Grande (SMEd) realiza ações de visitação às escolas da rede pública municipal de ensino, bem como às entidades filantrópicas conveniadas. Até agora, 82 unidades escolares foram visitadas.

A prática da visitação às escolas da rede municipal e às entidades filantrópicas conveniadas, que foi retomada no mês de junho,  faz parte das rotinas mensais executadas pelo corpo técnico/nutricionistas e setor administrativo do Núcleo de Alimentação Escolar/SMEd.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações do NAE

Escolas da Rede Municipal recebem ações de manutenção do Núcleo de Apoio à Infraestrutura da SMEd

Durante a semana passada, entre os dias 19 e 24 de julho, as equipes do Núcleo de Apoio à Infraestrutura da Secretaria de Município da Educação do Rio Grande (SMEd) realizaram ações de manutenção em diversas escolas da rede pública municipal de ensino.

No dia 19, segunda-feira, foi realizada a instalação de tomadas e a troca de lâmpadas na EMEF Prof.ª Luiza Sophia Schmidt Tavares e, também, o serviço de solda no portão da EMEF Sant’Ana, que caiu com a força do vento.

No dia seguinte, as equipes do Núcleo de Apoio à Infraestrutura da SMEd estiveram na EMEF Coriolano Benício, onde foi realizada a regulagem e o desentupimento do fogão, e no edifício que abriga o Núcleo de Bibliotecas da SMEd, auxiliando na montagem de estantes.

No dia 21, a Escola Alcides Maia recebeu uma equipe do Núcleo, que verificou e  consertou vazamentos no banheiro. No dia 22, as equipes do Núcleo estiveram na EMEF Olavo Bilac, onde desmontaram prateleiras, retiraram aldravas e portas de armários, realizaram manutenção em tomadas, interruptores e torneiras da cozinha, colocaram fundos em gavetas, mudaram armários para outras salas, entre outras ações, incluindo reparo do quadro de disjuntores da biblioteca.

Na sexta-feira, 23, foram realizados reparos no portão de grade da EMEF São Miguel e a fixação de dispenser na EMEF Humberto de Campos. No mesmo dia, foram instalados assentos sanitários nos banheiros da EMEF Aurora Cadaval, bem como colocação de lâmpadas led, a instalação de torneira elétrica, entre outras ações.

No sábado, dia 24 de julho, o Núcleo deslocou-se até a EMEI Castelo Branco, para realizar reparos na grade das janelas, entre outros, uma vez que a instituição escolar sofreu uma tentativa de arrombamento. 

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Apoio à Infraestrutura

Julho da Mulher Negra

No dia 25 de julho, comemora-se o “Dia Nacional de Tereza de Benguela” e o “Dia Internacional da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha”. Trata-se de uma data na qual há muito a celebrar, mas, também, a lembrar que a luta por igualdade e valorização continua. Sobretudo sobram motivos e mulheres para serem homenageadas, por suas trajetórias, por suas existências e resistências. 

Cada uma delas é símbolo e caminho para que, cada vez mais, as jovens negras se orgulhem de ser quem são, e tenham portas abertas, ou possam, elas mesmas, abrir essas portas para realizar seus sonhos, sejam eles quais forem, em busca de uma sociedade mais justa, diversa, colorida, evoluída e ética.

Nesta data especial, pode-se elencar uma mulher negra muito especial da cidade do Rio Grande, a Prof.ª Carmen Regina Madruga de Souza (in memoriam), que formou-se no Curso de Magistério do I.E.E. Juvenal Miller e graduou-se no Curso de Letras, na FURG. Foi docente da rede municipal e estadual, e escritora premiada e reconhecida regionalmente. Sempre lutando pela igualdade, foi fundadora do Movimento de Consciência Negra da cidade de Rio Grande, em 1988, trabalho social que estimulou a autoestima e lazer de jovens em situação de vulnerabilidade nas periferias. 

A Prof.ª Carmen Regina sempre esteve presente também em outros movimentos sociais, inclusive na coordenação do FCD  – Fraternidade Cristã de Deficientes – núcleo de Rio Grande/RS. Portadora de esclerose múltipla, Carmen, com uma criação baseada na fé e na espiritualidade, não cedeu às suas limitações físicas e fez de sua vida um exemplo de superação e acolhimento. Dedicou-se aos estudos das mais variadas religiões e filosofias e, em 2007, fundou o GEO – Grupo Ecumênico de Oração Colar de Pérolas e Diamantes. 

A metáfora do colar ocorre pelo círculo formado pelas pessoas nesse processo: pérolas (mulheres) e diamantes (homens), voluntários prontos a contribuir com suas habilidades aos mais diversos necessitados. Muitas campanhas beneficentes são realizadas por esse grupo desde sua fundação até hoje. Carmen faleceu no dia 16 de janeiro de 2021, vítima de complicações pela Covid-19.  Seu grupo e familiares prometem seguir com seu trabalho, compreendendo que esse sonho não pode acabar nem mesmo em tempos difíceis, pois sua base é o amor.

Aos familiares da Prof.ª Carmen Regina, nossa solidariedade por sua perda irreparável, e nossa gratidão pelo fornecimento de seu lindo histórico para que pudéssemos prestar esta singela homenagem.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Temas Transversais – NTT

Cursos de Línguas Estrangeiras oferecidos pelo CLEs/SMEd recebem 344 inscrições

No mês de junho, o Centro de Línguas Estrangeiras (CLEs) da Secretaria de Município da Educação do Rio Grande (SMEd) abriu o período de inscrições para os Cursos de Inglês e Espanhol a estudantes, prioritariamente, da rede pública municipal de ensino, os quais tivessem  interesse em cursar uma língua estrangeira.

Findo o período de inscrições, o CLEs divulgou, através do site da SMEd (www.riogrande.rs.gov.br/smed), a lista com o nome dos selecionados para os Cursos de Espanhol, cujas as aulas iniciaram no dia 07 de julho;  e de Inglês, com turmas que iniciarão suas atividades no dia 19 de julho, e uma  turma que iniciará no dia 30 de agosto.

De acordo com a coordenação do CLEs, “é necessário que todos os responsáveis e estudantes fiquem atentos à organização das turmas, bem como aos dias e  horários das aulas síncronas e assíncronas. A sistematização das turmas pode ser conferida nas listagens dos selecionados”.

Neste ano de 2021, a seleção dos estudantes foi realizada em um novo formato: através do preenchimento da “Ficha de Intenção de Matrícula”, utilizando-se o Formulários Google. Esse formulário foi encaminhado às escolas da rede municipal e amplamente divulgado no site da SMEd e nas redes sociais. Assim, a procura pelas vagas para os Cursos ofertados foi muito intensa e, dessa forma, foi necessário aumentar a oferta para o Inglês, ampliando as turmas do Módulo 1.

Ao todo, foram 344 estudantes inscritos para os Cursos de Inglês e Espanhol. A coordenação do CLEs organizou seis turmas de Língua Inglesa, distribuídas nos turnos da tarde (prioritariamente) e da noite, e uma turma de Língua Espanhola, no turno da tarde.

Devido à peculiaridade do período em que estamos vivendo, as aulas estão sob uma nova configuração, no modelo híbrido, acontecendo, semanalmente, conforme disposto no Edital, em forma não presencial e presencial, quando os protocolos sanitários assim permitirem, sob a forma escalonada dos alunos”, explicou a coordenação do Centro.

Estamos com muitas expectativas positivas, pois, num ano atípico, ter esse elevado índice de procura por uma vaga para cursar uma Língua Estrangeira, além de nos trazer uma enorme satisfação, faz com que continuemos acreditando que a educação ainda é o caminho possível!”, finalizou a coordenação do Centro de Línguas Estrangeiras da SMEd.

SMEd
Roberton Reis

SMEd divulga lista de estudantes selecionados para Curso de Inglês do CLEs

O Centro de Línguas Estrangeiras (CLEs) da Secretaria de Município da Educação do Rio Grande (SMEd) divulga à comunidade rio-grandina a listagem dos estudantes selecionados para o Curso de Inglês, Módulo 1.

Os estudantes selecionados podem obter informações sobre a data de início das aulas, bem como dos dias e horários de suas aulas, na própria listagem, de acordo com a sua turma. Para ter acesso à listagem, acesse aqui.

SMEd
Roberton Reis

SMEd recebeu membros do Conselho de Ensino Religioso do Estado do Rio Grande do Sul

Divulgação

Na última quinta-feira, dia 8 de julho, a Secretaria de Município da Educação do Rio Grande (SMEd), representada pelas Professoras Ana Cristina Limas e Vãnia Cerqueira, recebeu os membros do Conselho de Ensino Religioso do Estado do Rio Grande do Sul – CONER: Reverendo Ramacés Hatwig, Pastor Jorge Fernando Cabral, Pastora Adriana Mendonça Rodrigues, Jornalista Valéria Pires e Professora Dora Mara Domingues (coordenadora do 1º SECCONER/Pelotas).

Na oportunidade, foram entregues ao Secretário de Município da Educação, Professor Henrique da Costa Bernardelli e, também, ao Secretário Adjunto, Professor Paulo Roberto da Silva Munhoz, documentos referentes às orientações do CONER, propostas de organização curricular do componente específico e propostas de formação de professores que atuam na referida Área do Conhecimento. 

 

SMEd
Roberton Reis

“Arraial” da EMEE Maria Lucia Luzzardi aconteceu no dia 1º de Julho

No dia 1º de julho, a Escola Municipal de Educação Especial Maria Lucia Luzzardi, que está localizada no bairro Cidade Nova, promoveu, de forma virtual, o “Arraial da Luzzardi”. O evento contou com diversas atividades elaboradas pelas “oficineiras” da Escola. 

“Foi um encontro pensado com muito carinho para os estudantes da nossa Escola, bem como para as suas famílias. A distância e as dificuldades de conexão não impediram essa confraternização tão especial”, destacou a diretora da EMEE Maria Lucia Luzzardi, a professora Bernadete Moraes.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEE Maria Lucia Luzzardi

SMEd divulga lista de estudantes selecionados para Curso de Espanhol do CLEs

O Centro de Línguas Estrangeiras (CLEs) da Secretaria de Município da Educação do Rio Grande (SMEd) divulga à comunidade rio-grandina a listagem dos estudantes selecionados para o Curso de Espanhol, Módulo 1. Conforme previsto no Edital, as aulas iniciam nesta quarta-feira, dia 07 de julho.

Para ter acesso à listagem, acesse aqui. As aulas para a Turma de Espanhol, Módulo 1, acontecerão sempre às quartas-feiras, às 17h, através do link:  https://meet.google.com/yge-xhkt-qma

SMEd
Roberton Reis

EMEE Maria Lucia Luzzardi promoveu o “1º Encontrão com as Escolas Regulares”

Nos dias 24 de junho e 01 de julho, a Escola Municipal de Educação Especial Maria Lucia Luzzardi realizou o “1º Encontrão entre Escola Especializada e Escola Regular”. O evento contou, inicialmente, com um momento formativo que abordou a temática “Educação Especial no Ensino não presencial”

Logo após, as professoras da escola especializada e da escola regular, que atendem a estudantes com vínculo compartilhado, tiveram um espaço de conversa e trocas sobre o momento atual, com o objetivo de traçar estratégias para a melhor organização para os estudantes e suas famílias, garantindo, assim,  a aprendizagem.

O Encontrão aconteceu de forma virtual, através do aplicativo Zoom e, com certeza, realizaremos o 2º Encontrão no próximo quadrimestre”, explicou a diretora da EMEE Maria Lucia Luzzardi, a professora Bernadete Moraes.

 

SMEd
Roberton Reis

SMEd mantém ritmo intenso de manutenção nas Escolas da Rede

A Secretaria de Município da Educação do Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Apoio à Infraestrutura, seguindo o cronograma de manutenção e reparo nas escolas da rede pública municipal de ensino, entre os dias 22 e 25 de junho, atendeu a 8 instituições de ensino.

No dia 22, as equipes do Núcleo estiveram nas EMEIs Alcides Barcelos e Maria da Glória Pereira, onde foi realizada a troca de lâmpadas, revisão na parte elétrica e colocação de vaso sanitário, respectivamente. Nesta data, também houve a substituição de lâmpadas na EMEB Carmen Regina Teixeira Baldino.

As EMEFs Roque Aíta Jr., Argemiro Dias de LIma  e Alcides Maia receberam o Nùcleo no dia 23. Na primeira escola, foi instalada uma caixa d’água e, na segunda, foi realizada a troca de lâmpadas. Na terceira escola, foram instaladas pias, tomadas, colocação de duas cestas de basquete, desobstrução do portão e colocação de cadeado, além da troca de lâmpadas, reparo em uma porta, no assoalho e limpeza e reparo na caixa de gordura.

Nos dias 24 e 25, as escolas atendidas foram: EMEF Antônio Carlos Lopes, onde foram colocadas redes em volta da quadra esportiva; e EMEF Liberato Salzano, onde foi realizada a troca de fechadura e de mangueira de gás, colocação de duas tomadas sistema X, colocação de caixa d’água, instalação de 1 plafon e uma lâmpada 36w/127v, além da fixação de uma janela e reposição de duas portas de armário.

SMEd
Roberton Reis