Arquivo da categoria: Superintendência de Gestão Pedagógica

SMEd participa de Congresso Técnico da Corrida Escolar da Equipe 100% Movimento

Divulgação

A Secretaria de Município da Educação do Rio Grande (SMEd), através do assessor de Educação Física, professor Felipe Motta, participou do Congresso Técnico da Corrida Escolar da equipe de corridas 100% Movimento, que aconteceu na manhã do dia 07 de maio, no Salão Nobre Deputado Carlos Santos da Prefeitura do Rio Grande.

A equipe de corridas, comandada pelo professor de Educação Física Jorge Onir, lançou na data as inscrições para a Corrida Escolar, que acontecerá no dia 18 de junho de 2022, com largada prevista para o Ginásio do IAC, na rua Dr. Nascimento, 14.

A corrida, que contará com premiação para os primeiros cinco colocados e para a escola com o maior número de inscritos, reunirá alunos das escolas públicas municipais, estaduais e privadas de Rio Grande e tem por objetivo reunir esse público para oportunizar esporte para todos os envolvidos.

As escolas interessadas em participar poderão fazer suas inscrições diretamente com o professor Jorge Onir pelas redes sociais da equipe 100% Movimento. A Prefeitura Municipal do Rio Grande é parceira da ação através da Secretaria de Município da Educação (SMEd) e Secretaria de Município da Cultura, Esporte e Lazer (SCEL).

SMEd
Roberton Reis
Com informações

Alunos da EMEF Liberato Salzano visitam a 48ª Feira do Livro da FURG

Divulgação

Na tarde da última quinta-feira, 12 de maio, os alunos das turmas multisseriadas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Liberato Salzano, que está localizada no Arraial, prestigiaram a 48ª Feira do Livro da FURG, que iniciou no dia 04 de maio e encerra no próximo dia 15.

Na oportunidade, a direção aproveitou o espaço da Feira, realizada no bairro Cassino, para fazer um piquenique, a fim de promover a interação das turmas. Os Anos Iniciais aproveitaram para aprofundar as pesquisas que estão sendo realizadas sobre terrário marinho.

A Feira do Livro da FURG trouxe ainda mais curiosidades para nossos alunos. Temos muito trabalho pela frente. A Equipe do Liberato agradece à SMEd pelo convite e carinho com que fomos recebidos”, destacou a diretora Patrícia Xavier Figueiredo.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Liberato Salzano

Alunos da EMEF Alcides Maia realizam “Exposição de Fontes Históricas”

No dia 11 de maio, terça-feira, os alunos das turmas dos 5º Anos da EMEF Alcides Maia, que está localizada no Capão Seco, organizaram uma exposição de fontes históricas, com o objetivo de conhecer e valorizar vestígios antigos.

Os estudantes coletaram, junto às suas famílias, fotos, louças, cédulas, moedas, documentos antigos, entre outros objetos. Também realizaram entrevistas, a fim de investigar a história de cada um dos itens.

Os alunos expuseram suas fontes históricas em sala de aula, apresentando-as também aos estudantes das outras turmas da escola, os quais foram convidados a prestigiar a exposição. Houve muita interação e troca de saberes.” explicou a Professora Rosaura Ferreira.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Alcides Maia

SMEd entrega material para prática de Punhobol durante evento na EMEF França Pinto

Na manhã do dia 07 de maio, sábado, o assessor de Educação Física da Secretaria de Município da Educação do Rio Grande, Prof. Felipe Motta, entregou à Direção e à Professora de Educação Física da EMEF França Pinto, bolas de Punhobol para serem usadas no Projeto Punhobol na Veia.

A entrega aconteceu durante o evento “(Re)Encontro dos alunos e ex-alunos do Projeto Punhobol na Veia da Escola”, que contou com a presença de Leonardo Cunha, atual professor do IFSul Campus Rio Grande e que foi um dos precursores do Punhobol em Rio Grande, juntamente com Leontine dos Santos, atual professora da EMEF França Pinto e responsável pelo Projeto.

Essa entrega de material tem o objetivo de preencher uma necessidade das escolas que trabalham com o Punhobol em Rio Grande e que infelizmente não contavam com esse material em um número mínimo para as práticas da modalidade. Esse material já está sendo entregue para outras 20 instituições de ensino que trabalham com a modalidade em nosso Município”, destacou Felipe Motta.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da Assessoria de Educação Física

DIA D – Dia Nacional de Enfrentamento e Combate à Violência e ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O dia 18 de maio é indicado como o Dia Nacional de Enfrentamento e Combate à Violência ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, para que as escolas da rede promovam um momento de reflexão acerca desta temática, sensibilizando suas comunidades da importância e responsabilidade que todos temos de proteger nossas crianças e jovens.

Neste ano de 2022, a Secretaria de Município da Educação do Rio Grande (SMEd), solicita que as escolas, através do trabalho de sua equipe gestora e pedagógica, mobilizem os professores para atividades relacionadas a este tema, ao longo de todo o mês de maio.

O objetivo da mobilização é convocar toda sociedade brasileira para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes. A ideia é realizar atividades de mobilização da sociedade com foco na prevenção, que envolvam a divulgação do Disque Direitos Humanos – o Disque 100 – serviço gratuito que funciona 24 horas, nos sete dias da semana, para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes.

Sobre o 18 de maio:

Essa data foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.

As atividades desenvolvidas pelas escolas nessa data serão divulgadas na página da SMEd (www.riogrande.rs.gov.br/smed).

Mais informações aqui.

SMEd
Com informações do Ministério de Desenvolvimento Social

Recadastramento do Salário-família inicia no dia 16 de maio

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através da Gerência de Recursos Humanos, informa aos(às) servidores(as) lotados(as) nesta Secretaria que o período de recadastramento do salário-família acontece de 16/05/2022 a 15/07/2022.

A documentação necessária para o recadastramento segue a Lei N° 6.500 de 28 de dezembro de 2007, Art. 46. Assim, o pagamento do salário-família está condicionado à apresentação dos seguintes documentos:

  • Identidade ou Certidão de Nascimento dos dependentes;
  • CPF dos dependentes;
  • Atestado de vacinação obrigatória até os seis anos de idade;
  • Comprovante de frequência escolar do(a) filho(a) ou equiparado(a), a partir dos sete anos de idade.
  • Em caso de dependente inválido(a), atestado atualizado, firmado por médico especialista, de incapacidade total, física ou mental, para fins de comprovação da invalidez;
  • Declaração, em anexo, referente a seus dependentes.

Os documentos deverão ser fornecidos em cópia reprográfica simples, às custas do(a) interessado(a), com a apresentação do original para a devida confrontação e conferência.

No ato de recadastramento, o(a) servidor(a) deverá assinar declaração referente a seus dependentes, conforme cópia anexa, declarando que os mesmos vivem sob sua dependência econômica e não percebem qualquer rendimento em valor igual ou superior ao salário mínimo – piso nacional, bem como de que não estão casados ou emancipados.

Caso o(a) servidor(a) não apresente algum dos documentos mencionados nas datas definidas do recadastramento, o salário-família será suspenso até que a documentação seja apresentada.

Para inclusões e respectivas exclusões de dependentes, o(a) servidor deverá apresentar requerimento com a documentação pertinente no protocolo da SMGA.

Os dependentes cadastrados para o salário-família que completarem a maioridade terão o benefício suspenso, automaticamente, sendo necessário a formulação de requerimento à SMGA para a sua manutenção.

Acesse aqui a Declaração para Recadastramento do Salário Família.

SMEd