Arquivo da categoria: Superintendência de Gestão Pedagógica

PROJETO PROMOTORES DA PAZ REALIZA ENTREGA DE CERTIFICADOS NA ESCOLA SÃO MIGUEL

Divulgação

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (29), 18 alunos do quinto ano da escola municipal São Miguel receberam os certificados de conclusão das atividades do projeto Promotores da Paz, desenvolvido pela Prefeitura do Rio Grande, através da Guarda Municipal. Na solenidade, compuseram a mesa o secretário de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, Anderson Castro, o comandante da Guarda Municipal, Marcelo Vieira, o secretário da Educação, Henrique Bernadelli e a diretora da escola Aline Schimit.

O projeto consiste na realização de aulas e outras atividades pedagógicas que tratam de assuntos como civismo, inclusão social, cidadania, combate às drogas, dicas de segurança pessoal. O objetivo é reforçar e promover nos alunos a consciência sobre suas virtudes e atitudes, além do conhecimento sobre seus direitos e deveres como cidadãos.

A coordenadora do projeto, Renata Dimussio, ressaltou a relevância dessa ação para a sociedade. “A importância do projeto está em fortalecer nas crianças bons valores, como o sentimento de pertencimento, respeito e empatia. Tendo o compromisso de trilharem um caminho que traga orgulho aos pais, responsáveis e professores. Dessa forma, fortalecendo o ambiente de paz nas escolas e reforçando as bases para o convívio em sociedade”, diz Renata.

PROMOTORES DA PAZ

As ações que compõem o projeto Promotores da Paz, foram elaboradas a partir da justificativa de que as relações sociais que se estabelecem na escola, assim como na família, possibilitam que o indivíduo tenha uma percepção crítica de si e da sociedade, podendo entender sua posição, inserção social e construir a base de respeitabilidade para com o próximo.

As atividades deste projeto são realizadas com quatro encontros semanais por meio de rodas de conversas, palestras e atividades lúdicas para que as crianças absorvam o conhecimento de maneira facilitada.

Executivo Municipal divulga Edital de CONVOCAÇÃO de Professor de Português para a Rede Municipal

Divulgação

O Secretário de Município de Gestão Administrativa, usando das atribuições que lhe confere a Portaria nº 009/2013-GABEX, de 23/01/2013, publica a CONVOCAÇÃO para o cargo de Professor NII – Português, do Concurso Público nº 02/2019, homologado em 20/02/2020 através do Edital 04/2020, para assinatura de contrato emergencial para atuarem na Secretaria de Município da Educação, conforme Lei Municipal nº 8.844 de 07/07/2022. Acesse aqui o Edital de CONVOCAÇÃO.

SMEd

EMEF Argemiro Dias de Lima celebra o “Dia do Gaúcho” com a Comunidade

Na última sexta-feira, dia 23 de setembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Argemiro Dias de Lima, que está localizada na Palma. realizou uma festa que reuniu as famílias dos estudantes e a comunidade, a fim de celebrar o Dia do Gaúcho.

“Nossa celebração contou com a Oficina de Brincadeiras Folclóricas, encilha e passeio à cavalo, conjunto de músicos da Comunidade, apresentação de dança das turmas da educação infantil e dos anos iniciais e muita comilança: carreteiro, feijão mexido, arroz de leite, roda de carreta e bolo de milho. Foi um momento muito especial e significativo tanto, para nossos estudantes como para toda Comunidade”, explicou a direção da Escola.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Argemiro Dias de Lima

EMEF França Pinto é palco de Oficina de Jogos Campeiros

Na manhã da última sexta-feira, dia 23 de setembro, os estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da EMEF França Pinto tiveram a oportunidade de vivenciar a Oficina de Jogos Campeiros, ministrada pelo senhor João Barros, Coordenador dos Esportes Campeiros da 6° RT, e pela sua esposa, a senhora Sandra Barros.

Na oportunidade, João apresentou o panorama dos Esportes Campeiros em nossa região, falando sobre suas conquistas em nível estadual e explicando as modalidades que compõem o regulamento dos Esportes Campeiros do Movimento Tradicionalista Gaúcho, além de oportunizar a vivência da Bocha Campeira e do Tetarfe – composto por quatro modalidades: Jogos do Tejo, Jogo da Tava, Jogo das Argolas e Jogo da Ferradura – aos presentes.

Foi uma manhã de muito aprendizado, pois a maioria dos estudantes não conhecia e não havia vivenciado nem a Bocha Campeira, nem o Tetarfe, desmistificando que a Cultura Gaúcha se faz apenas pela parte cultural, que na maioria das vezes é o que se sobressai nos Festejos Farroupilhas”, relata Leontine Santos, professora de Educação da EMEF França Pinto.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF França PInto

COMEMORAÇÃO DO DIA NACIONAL DOS SURDOS É CELEBRADO NA ESCOLA BILINGUE

Divulgação

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br

A Escola Bilingue Carmem Regina Teixeira Baldino promoveu um evento para celebrar o Setembro Azul, mês de visibilidade da comunidade surda, principalmente por nesta segunda-feira (26), dia Nacional dos Surdos. A data foi comemorada pelos 65 alunos da escola por meio de atividades interativas com brinquedos e um lanche especial, realizados no pátio da escola.

A escola bilingue fundada em 2015 funciona em período integral para alunos surdos e filhos de surdos da educação infantil e ensino fundamental, além de alunos do EJA do bloco I e bloco II. Também possuem turmas da educação continuada, que se trata de estudantes egressos que voltam para a escola para terem aulas de matemática financeira, atualidades e, também, preparação para o ENEM.

A diretora Maria Duarte, complementa sobre as atividades desenvolvidas pelos estudantes e os projetos que a escola possui. “Os alunos aqui aprendem sobre a língua de sinais, entretanto funcionamos como uma escola regular tendo ciclos de alfabetização para os anos iniciais e cumprindo a grade curricular do ensino fundamental. Somos também uma escola inclusa, pois atendemos alunos surdos que possuem síndromes e outras deficiências. Nosso público é abrangente por atendemos os irmãos e pais dos estudantes surdos para eles aprenderem a linguagem de sinais para terem uma boa comunicação em casa.”, diz Maria.

História desta celebração

O Dia do Surdo, no Brasil, foi oficializado em 2008, por meio do decreto de lei nº 11.796. O dia 26 de setembro foi escolhido por ser a data da fundação da primeira escola de surdos no país: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

Anelise Torales, vice-coordenadora dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades, comenta sobre esse dia, que simboliza as lutas e as conquistas da comunidade surda no país. “Essa data é de extrema importância, pois é um dia para refletirmos sobre a surdez, sobre acessibilidade aos surdos, que não é somente Libras, devido aos mais diversos graus de surdez, mas como também as legendas. Sendo então, um dia para se pensar sobre o tema, desconstruir frases capacitistas que por vezes venhamos a ter, e lutarmos por uma sociedade cada vez mais inclusiva e anti-capacitista”, diz Anelise.

SMEd encerra a 1ª etapa da Construção do Documento Orientador da EJA no dia 29

Divulgação

Na próxima quinta-feira, dia 29 de setembro, às 19h, a Secretaria de Município da Educação do Rio Grande (SMEd), através do Núcleo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizará, na EMEF Helena Small, o “IV Encontro para Construção do Documento Orientador do Território Rio-grandino da EJA”.

Neste IV Encontro, as assessoras da SMEd reunir-se-ão com os professores e professoras dos componentes de Português, Geografia, História, Ciências, Ensino Religioso e, também, com os profissionais do I Bloco da EJA.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo da EJA

EMEI Oscar Moraes promove “XVIII Feira do Livro” no dia 29

Divulgação

A Escola Municipal de Educação Infantil Oscar Moraes, que está localizada no bairro Hidráulica, realizará, na próxima quinta-feira, dia 29 de setembro, a sua já tradicional “Feira do Livro”, que, neste ano, chega a sua 18ª edição.

Este é um evento que ocorre desde 2004 e que tem por objetivo promover o contato com aportes de leitura desde a mais tenra idade. A manipulação de livros, revistas, jornais e demais incentivos de leitura promovem e projetam as crianças no mundo letrado, de forma lúdica e interativa. A Feira apresenta o resultado dessas vivências por meio da construção de livros artesanais feitos a muitas mãos. Nesse ano, recomeçamos essa jornada de ricas experiências literárias”, destacou a direção da Escola.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEI Oscar Moraes

SMEd realizou “1º Encontro do Projeto Mediação de Conflitos na Escola”

No início da tarde do dia 12 de setembro, segunda-feira, a Secretaria de Município da Educação do Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Orientação e Supervisão (NOS), promoveu o primeiro encontro do Projeto “Mediação de Conflitos na Escola”, o qual foi realizado no Centro de Formação Escola Viva e teve como público-alvo os Orientadores Educacionais que atuam nas escolas da Rede Municipal.

O Projeto é organizado pelo Núcleo de Orientação e Supervisão, em parceria com a Professora,  Advogada e Coordenadora da Média Complexidade da Secretaria de Município da Cidadania e Assistência Social (SMCAS), Ângela Pietro. A proposta é de quatro encontros de capacitação, envolvendo quarenta profissionais, previamente inscritos, incluindo a elaboração de um plano de trabalho que será desenvolvido na escola com as famílias, estudantes ou professores.

De acordo com o Núcleo, “o Projeto tem como objetivo desenvolver  práticas de mediação e comunicação não violenta no espaço escolar, visando uma escola promotora da paz. O diálogo a respeito da  possibilidade de perceber o conflito de forma positiva e a busca de métodos  para condução  mais eficaz do mesmo, permearam as atividades desenvolvidas durante a primeira formação”.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Orientação e Supervisão