Arquivo da categoria: Superintendência de Gestão Pedagógica

EMEF Prof.ª Maria da Graça Reyes promoveu Semana de Atividades alusivas à Cultura Afro-brasileira e Africana

Divulgação

De 16 a 23 de novembro, alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Maria da Graça Reyes, que está localizada na 4ª Seção da Barra, desenvolveram atividades alusivas à cultura afro-brasileira e africana, celebrando, assim, a diversidade do povo brasileiro.

De acordo com a diretora da Escola, a Prof.ª Liciane Gautério da Costa Fernandes, todos os estudantes trabalharam em um projeto único, que envolveu desde a Educação Infantil até os 5º Anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Prof.ª Maria da Graça Reyes

Núcleo de Temas Transversais da SMEd promoveu atividade alusiva ao “Dia Mundial dos Direitos Animais”

Para celebrar o “Dia Mundial dos Animais”, comemorado em 04 de outubro, o Núcleo de Temas Transversais da Secretaria de Município da Educação do Rio Grande apresentou uma proposta aos estudantes da Rede Municipal de todos os níveis e modalidades: a produção de um trabalho de Arte que retratasse a sua sensibilidade acerca deste tema. A metodologia do trabalho foi livre: desenho, pintura, arte digital, colagem, montagem, fotografia, vídeo, etc.

De acordo com a assessora do núcleo, professora Karine Sanches “os estudantes participaram de uma atividade prática, que consistiu na produção de uma imagem ético-estética, ou seja, uma criação artística que se configurasse ou relatasse um alerta, uma denúncia, um gesto de carinho, ou outra forma de expressão que fizesse um diálogo ou reflexão acerca dos Direitos Animais, da proteção, e da nossa relação com eles”.

A atividade foi amparada no cumprimento ao Documento Orientador Curricular do Território Riograndino – DOCTR, que já compõe a questão dos Direitos Animais, inerente à concepção de Educação Ambiental. A atividade contemplou, portanto, os Temas Contemporâneos Transversais e fortaleceu a permanência, bem como o crescimento da visibilidade deste tema na Educação Básica.

A temática dos Direitos Animais têm emergido, cada vez mais, entre nossas crianças e jovens, e dialoga diretamente com os sentidos de respeito, empatia e cidadania, além de reforçar os sentimentos de compaixão e a visão ética dos sujeitos em qualquer momento de sua vida, em especial na infância”, destacou Karine Sanches.

Ao todo, o Núcleo recebeu cerca de 300 trabalhos ao longo do mês de outubro, de 25 escolas da Rede Municipal, os quais foram publicados e divulgados em plataforma digital, disponível em: https://padlet.com/nucleodetemastransversais/5wptym4gd7rgdbhr

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Temas Transversais

Processo de Matrículas 2022: EDUCAÇÃO INFANTIL – Período de Matrículas e Transferências no Ensino Regular inicia no dia 29 de novembro

Divulgação

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através da Central de Matrículas, informa que o período de inscrição para matrículas novas na Educação Infantil da Rede Municipal, bem como para transferências, inicia na próxima segunda-feira, dia 29 de novembro.

A inscrição deve ser feita através do site https://riogrande.ieducar.com.br/pre-matricula  ou presencialmente na Central de Matrículas, que está localizada no Centro de Formação Escola Viva, na Av. Portugal, nº 38. Telefones para contato: (53) 3230-8360 ou (53) 99931-6551. Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 13h às 19h, exceto quartas-feiras (expediente interno).

Para obter maiores informações, acesse o Edital para estudantes da Educação Educação Infantil.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Matrículas

EMEF Altamir de Lacerda Nascimento realizou “Feira Novembro Negro”

Dentro das atividades alusivas ao “Novembro Negro” que foram desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Altamir de Lacerda Nascimento, localizada no bairro Bernardeth, a culminância foi a abordagem à LEI Nº 12.519, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2011, que institui o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado, anualmente, no dia 20 de novembro.

No dia 19 de novembro foram apresentados os trabalhos realizados pelos estudantes, incluindo pesquisa, recortes, lendas, brincadeiras, comidas, pinturas, confecção de máscaras, bonecas abayomi e brinquedos, a partir do uso de sucata. Houve a participação e envolvimento de todos os estudantes e professores, o que mostra a importância do trabalho de conscientização para a igualdade.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Altamir de Lacerda Nascimento

EMEF Cristóvão Pereira de Abreu realizou Concurso de Fotografia

Nos meses de setembro e outubro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristóvão Pereira de Abreu, que está localizada na Ilha da Torotama, realizou mais uma edição do “Concurso de Fotografia: Meu olhar… Meu lugar”. Neste ano, a temática abordada foi “Um novo olhar“.

De acordo com a direção da Escola, todas as turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental participaram do Concurso, que teve  como grandes vencedores os seguintes estudantes: Alessandro Rodrigues (1º lugar), Raíssa Lopes (2º lugar) e Yasmin Borges (3º lugar). A escolha das fotos premiadas foi feita através do Facebook, usando como critério o maior número de curtidas.

Queremos agradecer a todos os alunos que participaram do Concurso  e dizer que fomos agraciados com as lindas imagens retratadas de uma forma tão singular, mostrando o quanto vocês têm amor, respeito e orgulho da nossa terra”, destacou o diretor Sícero Miranda.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Cristóvão Pereira de Abreu

Praça Negra 2021: “Trilhando a História Negra Rio-grandina”

Na tarde do dia 19 de novembro de 2021, aconteceu a festividade alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra, a Praça Negra “UBUNTU”, uma feira com o objetivo de promover a história e a cultura negra no município do Rio Grande, realizada no Largo Dr. Pío.

A Secretaria de Município da Educação (SMEd), através do Núcleo de Temas Transversais (NTT) participou da feira com a atividade intitulada “Trilhando a História Negra Rio-grandina”, que consistiu em um passeio didático em torno do local da feira, sob a preleção da Prof.ª Margareth Teixeira, Assessora Pedagógica das Relações Étnico-Raciais, que apresentou o patrimônio histórico de Rio Grande com a contribuição e participação do negro desde a formação da cidade.

Houve a participação de cidadãos(ãs) que prestigiaram a feira, assim como representantes de instituições e órgãos, como o Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), Miguel Isoldi; Núcleo de Educação Infantil (Bruna Mendonça) e Anos Iniciais (Alessandra Obelar e Ana Cristina Limas) da SMEd; Técnica Administrativa em Educação – NEABI – IFRS/RG, Eliza Camargo; criador e produtor do coletivo AfroGang, Duck.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de temas Transversais

Processo de Matrículas 2022: Período de Matrículas e Transferências na Educação Infantil e Ensino Fundamental

Divulgação

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através da Central de Matrículas, informa que o período de inscrição para matrículas novas na Rede Municipal, bem como para transferências, para estudantes da Educação Especial, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, iniciou no dia 16 de novembro.

A inscrição deve ser feita através do site https://riogrande.ieducar.com.br/pre-matricula
ou presencialmente na Central de Matrículas, que está localizada no Centro de Formação Escola Viva, na Av. Portugal, nº 38. Telefone de contato: 53 3230-8360 ou 53 99931 6551. Horário de atendimento de segunda a sexta: 13h às 19h, exceto quartas-feiras (expediente interno).

Para obter maiores informações, acesse o Edital para alunos da Educação Especial/Educação Infantil ou o Edital para alunos da Educação Especial/Ensino Fundamental.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Matrículas

Grupo de Dança da EMEF Altamir de Lacerda Nascimento participa do “12º Festival Internacional de Dança”

Coordenado pela Prof.ª Leda Steglich, o Projeto “Dança Altamir“, da EMEF Altamir de Lacerda Nascimento, que está localizada no bairro Bernardeth, participou do “12º Cacondance” (Festival Internacional de Dança), que ocorreu de 5 a 7 de novembro, de forma virtual.

Na oportunidade, o Grupo de Dança recebeu as premiações de 2º e 3º lugares com dois vídeos que concorreram em modalidades de danças árabes e estilo livre, na categoria juvenil; e  4º lugar com o vídeo solo em danças urbanas, estreando na categoria adulto, onde atingiu  a nota média de 9,3.

Os alunos receberam certificados e representaram muito bem a escola e a cidade do Rio Grande no concurso, o qual contou com inscrições de grupos, escolas de danças e academias de todos os estados brasileiros. “Estão de parabéns os alunos Adriel Vargas, Desirré de Cappua, Dhiuly de Cappua, Glória Monteiro, Karen de Lacerda e Maria Luiza Garcia, que encantaram com o belo trabalho realizado e cobriram de orgulho a cidade do Rio Grande e a comunidade do bairro da Bernardeth”, destacou a diretora Janice Almeida.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Altamir de Lacerda Nascimento

Agentes de Trânsito da SMMAS visitaram a EMEF Prof.ª Luiza Sophia Schmidt Tavares

No diia 16 de novembro, nos turnos da manhã e da tarde, os(as) alunos(as) da Educação Infantil ao 5º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Luiza Sophia Schmidt Tavares, que está localizada na comunidade do Barro Vermelho, interior do Povo Novo, participaram de atividades promovidas pelos agentes de trânsito da Secretaria de Município de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS), que compõem o Núcleo de Educação para o Trânsito.

Interessados em saber mais sobre o projeto educativo Trânsito na Escola, promovido pela Secretaria, devem entrar em contato através do telefone (53) 99148-4875 ou ir até a sede da Secretaria, situada na rua Major Carlos Pinto nº 660B.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Prof.ª Luiza Sophia Schmidt Tavares

NAE disponibiliza Pedido de Gêneros da Alimentação Escolar para o mês de Março/2022

Divulgação

O Núcleo de Alimentação Escolar (NAE) da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) está disponibilizando para as escolas da rede pública municipal de ensino o “Pedido de Gêneros da Alimentação Escolar”, relativo ao mês de março de 2022. O mesmo deverá ser enviado, via SISMED, até o dia 10 de dezembro de 2021 (sexta-feira), às 18h.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do NAE