- Crédito: Julli Simões
- Crédito: Julli Simões
- Crédito: Julli Simões
- Crédito: Julli Simões
Na quinta-feira, 21, aconteceu uma ação social nas dependências da EMEF de Tempo Integral Valdir Castro, localizada na Zona Oeste, para celebrar o Dia Internacional contra a Discriminação Racial
O Dia Internacional de Luta Pela Eliminação da Discriminação Racial foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebra-se em 21 de março, em referência ao Massacre de Sharpeville.
Em 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, 20.000 pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde era permitida sua circulação. Porém, mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada, resultando em 69 mortos e 186 feridos. Em memória a esse massacre, a ONU instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial.
Conforme informações da professora Goreti Butierres, essa ação faz parte do Projeto da 18ª Coordenadoria Regional de Educação, em parceria com a Secretaria de Município da Educação e a Secretaria de Município da Cultura, além do envolvimento das seguintes escolas: EEEM Professor Carlos Loréa Pinto, EEEM Dr. José Mariano de Freitas Beck – Ciep, EMEF de Tempo Integral Valdir Castro e Centro de Formação para a Diversidade Cultural e Inclusão – Escola Viva.
Aos alunos da EMEF de Tempo Integral Valdir Castro foram oferecidas oficinas de música, capoeira, percussão e dança. Também houve a hora do conto, performances, Escolinha de Trânsito, do Núcleo de Educação para o Trânsito da Secretaria de Município de Mobilidade Urbana e Acessibilidade (SMMUA), e Ônibus de Informática, do Núcleo de Informática.
Para os educadores houve uma roda de conversa coordenada por professores do Grupo de Estudos da Universidade do Rio Grande.
SMEd
Roberton Reis