Centro de Formação para a Diversidade Cultural e Inclusão – Escola Viva inaugura a “Estante Lilás”

Na manhã de sexta-feira, 22, o Centro de Formação para a Diversidade Cultural e Inclusão – Escola Viva inaugurou, na biblioteca Professor Gerson, a Estante Lilás, que é a Estante da Diversidade Cultural, onde ficará todo material voltado para a diversidade que a biblioteca adquirir.

A Escola está recebendo doações de obras que abordem o tema “diversidade”, seja sobre necessidades especiais, bullying ou sexualidade, por exemplo. No evento, algumas pessoas fizeram doações, como a professora Paula Ribeiro, da Furg, que doou livros sobre gênero e sexualidade. A bibliotecária Rosane Azevedo, do Núcleo de Bibliotecas da SMEd, também doou alguns livros à Estante Lilás.

O evento, que contou com a presença do prefeito do Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, bem como do secretário de Município da Educação, André Lemes, e demais representantes da SMEd, também teve apresentações culturais, como a dos alunos especiais do grupo “Muito prazer, eu existo!”, dançando tango, e dos alunos surdos, que declamaram poemas em Libras.

Pretendemos, com essa iniciativa, criar um acervo com subsídios da mais diversa composição, a fim de que educadores e estudantes possam fazer pesquisas, consultas […] desafiamos, também, quem tenha algum exemplar em casa, nessa linha, que nos doe”, disse Maria de Lourdes Escouto, diretora do Centro de Formação para a Diversidade Cultural e Inclusão – Escola Viva.

SMEd
Roberton Reis