Abertura oficial do ano letivo no Centro de Formação para a Diversidade Cultural e Inclusão – Escola Viva

A abertura oficial do ano letivo no Centro de Formação para a Diversidade Cultural e Inclusão – Escola Viva aconteceu durante a tarde de sexta-feira, 22, com atividades ao ar livre, na rua Marechal Deodoro, que fica ao lado do prédio da Escola Viva. Os alunos surdos da escola iniciaram suas atividades letivas no início do mês de março.

Muitas pessoas prestigiaram o evento, que contou com a presença de alunos da rede pública municipal de ensino do Rio Grande, pais de alunos e professores. Vários alunos aproveitaram a oportunidade para fazer a matrícula, na Tenda Lilás, para as oficinas que iniciarão em abril. Alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Especial Maria Lúcia Luzzardi também estiveram presentes.

O secretário de Município da Educação, André Lemes; a secretária Adjunta, Neci Coelho; a superintendente de Gestão Pedagógica, Roberta Brodt; e os coordenadores e assessores dos Núcleos de Bibliotecas e de Diversidade e Inclusão, entre outros, representaram a SMEd no evento.

O evento, que faz parte do calendário Março Lilás, também contou com a presença do prefeito do Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, que, após seu discurso, recebeu a camiseta Lilás do evento e foi conhecer a Biblioteca Móvel do Núcleo de Bibliotecas da SMEd. “Agradeço a oportunidade de estar aqui, fico muito feliz e reafirmo o compromisso do governo de estar ao lado dos nossos colaboradores, das nossas escolas, mas, principalmente, ao lado da nossa comunidade, pois temos que trabalhar muito para que haja respeito a todas as pessoas, com as suas diferenças, como todos nós as temos”, afirmou Lindenmeyer.

A tarde de festa foi repleta de atividades culturais, como o Teatro dos Surdos, onde os artistas são os alunos surdos da Escola Viva; esquetes teatrais, com roteiro elaborado pelo professor Adão Veiga; apresentações de dança, com ex-alunos da Escola Viva; de música, com o professor oficineiro e, também, apresentação de capoeira e de atividades relacionadas ao circo, como malabarismo.

A Biblioteca Móvel do Núcleo de Bibliotecas da SMEd foi aberta ao público, em especial às crianças, com um acervo de aproximadamente 3.000 títulos, entre obras infantis, infanto-juvenis e adulto.

Também esteve presente ao evento, através do Núcleo de Educação para o Trânsito da Secretaria de Município de Mobilidade Urbana e Acessibilidade (SMMUA), a Escolinha de Trânsito, a fim de ensinar o papel do trânsito na vida dos pequenos cidadãos, como o significado das placas de sinalização, do semáforo, da faixa de segurança, além do papel de cada personagem nesse contexto, como o pedestre, o ciclista e o motorista.

SMEd
Roberton Reis