O dia 18 de maio é indicado como o Dia Nacional de Enfrentamento e Combate à Violência ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, para que as escolas da rede promovam um momento de reflexão acerca desta temática, sensibilizando suas comunidades da importância e responsabilidade que todos temos de proteger nossas crianças e jovens.
Neste ano de 2022, a Secretaria de Município da Educação do Rio Grande (SMEd), solicita que as escolas, através do trabalho de sua equipe gestora e pedagógica, mobilizem os professores para atividades relacionadas a este tema, ao longo de todo o mês de maio.
O objetivo da mobilização é convocar toda sociedade brasileira para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes. A ideia é realizar atividades de mobilização da sociedade com foco na prevenção, que envolvam a divulgação do Disque Direitos Humanos – o Disque 100 – serviço gratuito que funciona 24 horas, nos sete dias da semana, para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes.
Sobre o 18 de maio:
Essa data foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.
As atividades desenvolvidas pelas escolas nessa data serão divulgadas na página da SMEd (www.riogrande.rs.gov.br/smed).
Mais informações aqui.
SMEd
Com informações do Ministério de Desenvolvimento Social