- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
A Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Educação (SMEd), com o objetivo de ofertar um circuito de atividades esportivas educacionais aos(às) estudantes incluídos(as) da Rede Pública de Ensino e das Escolas Especiais da cidade do Rio Grande e região, promoveu, no dia 13 de novembro, no Centro de Eventos, o “6º Festival de Esporte Educacional Especial”, que aconteceu nos turnos da manhã e da tarde.
Desde a sua primeira edição, que contou com a participação de 200 alunos de 16 instituições atendidas, o Festival de Esporte Educacional Especial busca trabalhar temáticas sugeridas pelo grupo de professores(as) atuantes nas Escolas Especiais da rede municipal, considerando as diversas possibilidades de vivências motoras, na perspectiva do Esporte Educacional e da Educação Inclusiva.
De acordo com a assessora de Educação Física do Núcleo dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Leontine Santos, “neste ano tivemos a participação de 20 instituições (19 de Rio Grande e uma de São José do Norte); totalizando 514 alunos(as) inscritos(as). Esta 6ª edição do Festival apresentou o tema alusivo aos 50 Anos da Secretaria de Município da Educação, propondo nas estações diferentes vivências motoras proporcionadas aos(às) nossos(as) estudantes nestes 50 Anos de História”.
“Gostaríamos de agradecer a AMPERG pela cedência do Centro de Eventos, aos professores(as) de Educação Física das Escolas Maria Lucia Luzzardi, Carmen Regina Teixeira Baldino, José Alvares de Azevedo e Projeto Paradesporto pelo empenho em pensar e tornar realidade mais uma edição deste Evento, além dos acadêmicos(as) das Universidades parceiras (Anhanguera e FURG) e a Equipe do Projeto Rugbyando pelo auxílio nas Estações propostas aos(às) alunos(as). Também queremos agradecer a equipe da Secretaria de Município da Educação (Transporte e Merenda escolar) que abraça a causa e tornou possível a realização de mais esta edição do Festival, tão significativo em nossa Rede”, disse Leontine.
A Cerimônia de Abertura da 6ª edição do Festival de Esporte Educacional Especial contou com a presença do prefeito Alexandre Lindenmeyer e da coordenadora do Núcleo dos Anos Finais, Lílian Melo Rodrigues Reinhardt, representando a Secretaria de Município da Educação.
“Participar de um projeto como este é um grande passo em nossas vidas profissionais. O retorno afetivo e de conhecimento que recebemos em troca ficará com a gente por toda nossa carreira” relatou Jessica Vicente, acadêmica do Curso de Educação Física da Faculdade Anhanguera.
Para a aluna da EMEF Bento Gonçalves, Priscila, “Os jogos foram muito legais. Eu gostei muito do jogo de bola na cesta, e do que tinha que jogar a bola de um para o outro de mão fechada”. Já para o monitor Fabiano Martins Oliveira, também da EMEF Bento Gonçalves, “Muito bom participar do Festival; bem organizado, legal o tratamento com os alunos e as atividades foram muito bem planejadas”. “Estar no Festival Especial é vislumbrar inúmeras possibilidades”, destacou a professora Kátia, da Sala de Recursos da Escola.
As Escolas participantes do 6º Festival de Esporte Educacional Especial foram: EMEFs Antônio Carlos Lopes, Bento Gonçalves, Frederico Ernesto Buchholz, Clemente Pinto, Dom Pedro II, Dolores Garcia, França Pinto, Helena Small, João de Oliveira Martins, Navegantes, Olavo Bilac, Pedro Carlos Peixoto Primol, Wanda Rocha Martins, Zelly Pereira Esmeraldo, Zenir de Souza Braga; APAE Rio Grande; APAE São José do Norte; EMEB Prof.ª Carmen Regina Teixeira Baldino; EMEE Maria Lucia Luzzardi; e Projeto Paradesporto da SMEd.
SMEd
Roberton Reis
Com informações da Assessoria de Educação Física