- Equipe de Futebol de 7 do RS, com a presença do rio-grandino Aaron Bonilla
- Natália Siqueira, Bronze nos 250m
- Aaron Bonilla com sua medalha de participação
Desde a última quarta-feira, dia 20 de novembro, está sendo realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, a 13ª edição das Paralimpíadas Escolares, considerada o maior evento esportivo do mundo para pessoas com deficiência em idade escolar, que conta com a participação de 1.220 atletas de 26 Estados e do Distrito Federal.
Na quarta-feira, dia 20, iniciaram as disputas no CT Paralímpico. Neste ano foram ofertadas 12 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas (formato 3×3), bocha, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, judô, natação, parabadminton, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. A faixa etária contemplada para as disputas é de 12 a 17 anos.
A equipe rio-grandina, formada por alunos(as)/paratletas do Projeto Paradesporto, da Secretaria de Município da Educação (SMEd), encerrou sua participação com grandes conquistas nos últimos dois dias de competições. Acesse aqui os resultados do primeiro dia.
Os(as) paratletas rio-grandinos(as) que estão em São Paulo são: Keimilyn Amaral (EMEF Helena Small), Natálya Siqueira (EMEF Frederico Ernesto Buchholz), Matheus da Gama (EMEB Carmen Regina Teixeira Baldino), Rhuan Duarte (Escola de Educação Especial José Alvares de Azevedo), acompanhado pelo atleta-guia Nicolas Maxwell Pereira; e Bruna Gonzales (EMEF Peixoto Primo), no Atletismo; e Aaron Bonilla (EMEF Dolores Garcia) no Futebol de 7. Os(as) paratletas foram acompanhados pela professora Dinair França.
Confira os resultados obtidos pelos(as) paratletas rio-grandinos(as) nos dias 21 e 22 de novembro, últimos dois dias de competições das Paralimpíadas Escolares 2019:
- Rhuan Duarte – Ouro no Arremesso de Peso – classe F11 – categoria sub-18;
- Bruna Gonzales – Prata nos 400m – classe T35 – categoria sub-18;
- Keimilyn Amaral – Prata nos 250m – classe T38 – categoria sub-16;
- Natálya Siqueira – Bronze nos 250m – classe T38 – categoria sub-16;
- Matheus da Gama – 5° lugar nos 250m – classe T35 – categoria sub-16;
- Matheus da Gama – Ouro no Arremesso de Peso – classe F36 – categoria sub-16.
A equipe gaúcha de Futebol de 7, na qual o aluno/paratleta Aaron Bonilla atua, não competiu devido a problemas com a classificação funcional de alguns atletas. Isso também aconteceu com outras seleções. Então essas seleções fizeram um torneio paralelo e o Rio Grande do Sul ganhou os dois jogos, contra Goiás e Mato Grosso do Sul.
Hoje à noite o Comitê Paralímpico Brasileiro realizará a cerimônia de encerramento da 13ª Paralimpíadas Escolares, com transmissão ao vivo pelo Facebook, através do link https://www.facebook.com/ComiteParalimpico/
SMEd
Roberton Reis
Com informações do Projeto Paradesporto