- Fotos: Marina Fagundes
- Fotos: Marina Fagundes
- Fotos: Marina Fagundes
- Fotos: Marina Fagundes
- Fotos: Marina Fagundes
- Fotos: Marina Fagundes
Adaptado de: www.riogrande.rs.gov.br
Em cerimônia realizada na manhã de hoje (21), no Teatro do Centro de Eventos, 352 alunos da rede municipal de ensino receberam seus certificados de conclusão das atividades do projeto Promotores da Paz, desenvolvido pela Prefeitura do Rio Grande, através a Guarda Municipal.
Na solenidade, compuseram a mesa o prefeito Alexandre Lindenmeyer, o vice-prefeito Paulo Renato Mattos Gomes, o secretário de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, Carlos Alberto Brusch Terres, o comandante da Guarda Municipal, Everton Rodrigues, a secretária da Educação Vanessa Pintanel Dantas da Silva e a presidente da Câmara dos Vereadores, Andrea Westphal.
Em seu pronunciamento, o prefeito Alexandre Lindenmeyer parabenizou todos os envolvidos no projeto e ressaltou a importância do exercício de atividades voltadas ao âmbito escolar. “A mobilização da Guarda Municipal é fundamental, pois a prevenção deve ser trabalhada através da educação. É muito importante valorizar projetos como esse, não abrir mão da escola pública, reconhecer o trabalho realizado e os professores.”.
O vice-prefeito Paulo Renato Gomes cumprimentou todos envolvidos pela perseverança em relação ao desenvolvimento do projeto. Renatinho ainda declarou que ações como os projetos Promotores da Paz e o Ronda Escolar Integrada (Rondei) fazem parte das diversas atribuições da Guarda Municipal, que atualmente não se restringem ao cuidado ao patrimônio, mas também o cuidado à comunidade.
Durante a cerimônia de formatura 15 alunos subiram ao palco para receber seus certificados e representar os demais colegas, além deles, cada uma das sete escolas participantes recebeu um certificado em agradecimento, foram elas as EMEFs: Mate Amargo, Altamir de Lacerda, Admar Corrêa, Zelly Pereira Esmeraldo, Olavo Bilac, Viriato Correa e Frederico Ernesto Buccholz.
Para Everton Rodrigues, comandante da Guarda Municipal, todos os alunos formandos, que agora levam o título de “Promotores da Paz”, representam e levam o nome da Guarda Municipal. “A educação e a prevenção estão em primeiro lugar para a construção de uma cidade melhor.”, relatou o comandante.
Em sua fala, a secretária de Educação, Vanessa Pintanel Dantas da Silva, comentou sua satisfação em ter apoiado o projeto. “Ficamos felizes em receber o projeto de imediado e apoiamos a proposta porque vinha ao encontro do que acreditamos. Quem passa por esse tipo de projeto não sai a mesma pessoa, o aluno fortalece o sentimento de pertencimento e passa a perceber o valor da escola. Vamos ver o resultado o desse trabalho ao longo dos próximos anos.”, contribuiu Vanessa.
Por fim, a presidente da Andréa Westphal, presidente da Câmara de Vereadores, deixou registrada sua felicidade em participar da cerimônia. A vereadora parabenizou a Guarda Municipal pelo desenvolvimento do projeto e lembrando a sua profissão de professora, comentou sobre o tempo que lecionava.
A ocasião também foi marcada por uma apresentação musical feita pela Guarda Municipal Silvia Cristina Gonçalves Lopes e pela estudante Lara Beatriz de Jesus Almeida, da EMEF Olavo Bilac.
PROMOTORES DA PAZ
As ações que compõem o projeto Promotores da Paz, organizado e executado pela Guarda Municipal, foram elaboradas a partir da justificativa de que as relações sociais que se estabelecem na escola, assim como na família, possibilitam que o indivíduo tenha uma percepção crítica de si e da sociedade, podendo entender sua posição, inserção social e construir a base de respeitabilidade para com o próximo.
Dessa forma, através da conversa e atividades pedagógicas que tratam de assuntos como civismo, cidadania, inclusão social, pertencimento, drogadição, dicas de segurança pessoal, meio ambiente, o objetivo do projeto é estimular em alunos do 6º ano a criação de consciência sobre suas virtudes, promover reflexão sobre suas atitudes e despertar nesses alunos o interesse pelo conhecimento de seus direitos e deveres enquanto cidadãos.
Para planejar e ministrar as aulas e palestras foram selecionados servidores da Guarda que já possuem alguma formação voltada para a área do ensino. Uma apostila que norteou as atividades foi elaborada por esse grupo de servidores e revisada pela Secretaria de Município da Educação (SMEd). As aulas oferecidas pelo projeto também fazem parte do calendário escolar oficial.
Com informações da SMMAS