SMEd celebrou a Semana da Consciência Negra

No dia 13 de novembro, sexta-feira, ocorreu, no Salão Nobre da Prefeitura, a abertura oficial da Semana da Consciência Negra 2015, a qual contou com a participação de vários representantes de Movimentos Sociais Negros do Município e comunidade em geral.

Em um primeiro momento, foi realizada a mística, a partir da 1ª Mostra dos Tambores, coordenada pelo Babalorixá Marcos D’ Yemanjá, que salientou o simbolismo do tambor na religião de matriz africana. Após, o Prof.  Dr.Vilmar Pereira, da FURG, falou sobre a temática “Raízes e identidades”, entrelaçando o tema com a sua história de vida.

Já no dia 18 de novembro, dando sequência às atividades da Semana da Consciência Negra, as escolas da rede pública  municipal trabalharam a chamada “Hora da Lei”, onde, em algum momento do dia, a temática afro e afro-brasileira foi discutida com os estudantes. Na Secretaria de Município da Educação, a Prof.ª Treyce Ellen coordenou uma formação com todos os assessores pedagógicos, resgatando a história do Quilombo Macanudos.

Neste mesmo dia ocorreu o lançamento do livro “África, prazer em conhecer”, que resultou de um projeto realizado com as turmas do 6º ano, da Escola Municipal Helena Small, e teve a professora Juliana Votto Cruz como responsável.

No dia 19 de novembro, ocorreu a roda de conversa intitulada “Protagonismo da Juventude Negra nas Lutas Étnico-raciais”, coordenada por Aleff Fernando, diretor do Movimento Enegrecer. Cerca de 80 alunos da rede municipal participaram desta atividade e tiveram a oportunidade de expressar as suas vivências referentes ao racismo. O grupo, de um modo geral, já presenciou situações de racismo e, na ocasião, a maioria dos estudantes relatou vivências com alguma história de racismo e considera a escola como lugar primordial de discussão do assunto. Os estudantes se colocaram à disposição para outros eventos como esse, onde os jovens têm a oportunidade de se expressar livremente.

SMEd
Núcleo dos Anos Finais
Assessoria de Ensino Religioso e Relações Étnico-raciais
Camila Amaral Peres