VOTAÇÕES DO II FESTIVAL DE VÍDEO ESTUDANTIL TERMINARAM NESTA SEXTA (20)

Crédito: Marcos Jatahy

Crédito: Marcos Jatahy

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br

Na tarde da sexta-feira (20), foi dado o último passo do II Festival de Vídeo Estudantil do Rio Grande. Servidores técnicos da Secretaria de Município da Cultura (SECULT) e da Secretaria de Município de Comunicação e Relações Institucionais (SMCRI) assistiram e realizaram a votação dos vídeos. Ao mesmo tempo ocorreu o último dia de votação nas escolas.

O projeto chegou ao Município em 2014, através de uma parceria da Secretaria de Município da Educação (Smed), do Núcleo de Tecnologia, e do curso de Cinema Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Desde o início do ano letivo, as escolas que se inscreveram, receberam oficinas e palestras sobre produção de curtas e documentários, com o professor responsável Josias, acompanhado de bolsistas da UFPel. Para finalizar o projeto, cada escola inscrita pode enviar um vídeo feito inteiramente pelos alunos, com temática livre. Nesta edição, oito escolas do Município realizaram inscrição para o projeto, sete com produção de curta e uma com documentário.

A premiação será em dezembro, com a nomeação dos vencedores nas categorias escolhidas pelas escolas – melhor vídeo, melhor ator, melhor ator coadjuvante, melhor atriz e melhor atriz coadjuvante – e escolhidas pelos técnicos – direção, roteiro, produção, trilha sonora e direção de arte. Além das oito escolas participantes, três escolas municipais foram inscritas para participar da votação. No ano passado, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Frederico Ernesto Buccholz, ganhadora do melhor vídeo, participou do Festival de Curtas de Santa Maria.

Os resultados são inúmeros, aponta Sabrina Pellegrini que esteve presente na votação dos técnicos da Prefeitura Municipal como representante da coordenadora do Núcleo de Tecnologia, Josiane David Satti. O projeto valoriza os alunos e um resgate da auto-estima, além de estimular a criatividade, ocupando o tempo dos estudantes com atividades saudáveis e diferentes da sua rotina. “Eles participam, são valorizados, saem em horário contra turno e com professores”, comenta Sabrina.

Redigido por: Débora Klein