SMEd debate Avaliação nas Salas de Recursos

O Núcleo de Diversidade e Inclusão da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande realizou, no dia 22 de novembro, encontro de formação com os professores das Salas de Recursos e Estudos Diferenciados das escolas da rede pública municipal de ensino.

A formação, que atendeu a um grupo de professores na parte da manhã, e a outro no turno da tarde, no Centro de Formação para a Diversidade Cultural e Inclusão Escola Viva, abordou o tema “Avaliação Pedagógica nas Salas de Recursos”, tendo como objetivo discutir e apresentar um direcionamento para a avaliação pedagógica das professoras que atuam nessas salas.

No primeiro momento, foi apresentada a história infantil sobre uma rainha que vivia em um grande castelo e que tinha um espelho mágico. A rainha, querendo avaliar sua beleza, questionava o espelho se existia alguém mais bonita do que ela. E o espelho foi levantando vários pontos que eram questionáveis e necessários para realizar uma avaliação. Então, a partir dessa história, o Núcleo problematizou com os professores qual a concepção que eles têm sobre avaliação, quais os seus objetivos e como avaliam.

Após estas problematizações, o Núcleo apresentou material que guiou a formação sobre o tema em discussão. A avaliação na Sala de Recursos tem a finalidade básica de servir para tomar decisões educativas, para observar a evolução e o desenvolvimento dos alunos e para planejar e intervir ou modificar determinadas situações, relações ou práticas educativas. As áreas a serem observadas são afetiva/comportamental, psicomotora, sensorial e/ou perceptiva, cognitiva, linguagem oral/escrita/ e raciocínio lógico e matemático.

Durante a formação foi discutido o objetivo da avaliação e também foram apresentadas sugestões de como avaliar nas Salas de Recursos. O Núcleo de Diversidade e Inclusão dará continuidade a este estudo no próximo ano.

Na segunda parte da reunião, a superintendente de Gestão Pedagógica da SMEd, Juliane Alves, apresentou aos professores das Classes de Estudos Diferenciados (CED) o levantamento estatístico dessas salas, além de dialogar sobre qual será o papel desses profissionais a partir de 2014, como professores das Salas de Recursos de Inclusão, pois os alunos das 15 salas das CED serão incluídos nas classes regulares.

O Núcleo de Diversidade e Inclusão da SMEd realizará o próximo encontro na sexta-feira, 06, às 14h, no CFDCI Escola Viva. “Na ocasião, estarão reunidos os dois grupos, da manhã e da tarde, para que seja realizado o fechamento de nossas formações e uma confraternização do grupo”, finalizou Luiza Bonneau, coordenadora do Núcleo.

SMEd