Projeto Imagens e Memórias da EMEF Admar Corrêa

A coordenadora do Núcleo de Ensino Fundamental – Anos Finais da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande, Marta Leivas, e a assessora Leila Mello, estiveram na EMEF Admar Corrêa, no dia 23 de setembro, a fim de prestigiarem o trabalho que foi realizado com a turma 81 dessa instituição de ensino.

A turma recebeu a visita do fotojornalista Marcus Maciel, do Jornal Diário Popular. Ele levou até a escola a exposição itinerante “Existente porém invisível”. A exposição é composta por 18 fotos em preto e branco, as quais retratam a realidade social e o cotidiano da população em situação de vulnerabilidade social, exposta ao desconforto, à fome e ao frio.

Os estudantes tiveram uma conversa com o fotojornalista, que contou um pouco sobre sua história de vida e a história de cada foto que compõe a exposição.

A turma, durante os estudos sobre a Crise Mundial de 1929, conheceu a fotógrafa Dorothéa Lange, que retratou os impactos na realidade da época, através de imagens que mostram o sofrimento e a tristeza geradas pela Grande Depressão norte-americana, durante o período de fragilidade econômica que assolava muitos países. As professoras envolvidas no projeto decidiram tratar o tema de forma interdisciplinar, para que os alunos compreendessem a contextualização do momento histórico, facilitando a aprendizagem.

O debate sobre as desigualdades sociais presentes no mundo foi voltado à sensibilização com a tristeza alheia e ao resgate dos valores humanitários.

Fiquei encantada com o trabalho interdisciplinar realizado entre as professoras Jaqueline Russo, de História; Xênia Velloso, de Artes; Valéria Farias, de Matemática; Adriane Laranjeira, de Português; e Bianca Lourenço, de Inglês. O resultado ficou maravilhoso”, destacou Marta Leivas.

SMEd
Núcleo de Ensino Fundamental – Anos Finais