Rio Grande anuncia políticas públicas voltadas à Educação

Na tarde de sexta-feira, 02, a Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Educação, lançou oficialmente a etapa municipal da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) e a sua adesão oficial ao Programa Escolas Sustentáveis, do Ministério da Educação (MEC).

Compuseram a mesa de abertura do evento as seguintes autoridades: o prefeito municipal, Alexandre Lindenmeyer; o coordenador geral de Educação Ambiental do MEC, José Vicente de Freitas; o secretário de Município de Educação, André Lemes da Silva; a diretora de Extensão da FURG, Lúcia Nobre; e a coordenadora da 18ª Coordenadoria Regional de Educação, Neila Gonçalves Silva.

Além de diversos representantes da educação da cidade de Rio Grande, o evento contou, também, com a presença de secretários e representantes da educação das cidades de Pedro Osório, Jaguarão e São Lourenço do Sul.

José Vicente de Freitas apresentou e detalhou o Programa Escolas Sustentáveis, explicando que o mesmo visa incentivar as instituições de ensino público no desenvolvimento de iniciativas voltadas à sustentabilidade, ao cuidado e à preservação do meio ambiente. De acordo com o coordenador geral de Educação Ambiental do MEC, “já foram disponibilizados R$ 100 milhões a 10 mil escolas públicas do país”. Das 66 escolas da rede pública municipal de Rio Grande, 40 serão beneficiadas pelo Programa, sendo que cada uma receberá cerca de R$ 15 a 20 mil para o desenvolvimento de projetos na área ambiental.

O Programa Escolas Sustentáveis é uma grande proposta de ação de educação ambiental, funcionando como um tema transversal capaz de perpassar por toda a ação de todas as disciplinas escolares”, afirmou o secretário André Lemes.

Depois foi a vez da consultora do MEC/MMA, Daysi Elisabete Cordeiro, apresentar a IV CNIJMA, que terá como tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis. A Conferência tem como objetivo fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a diversidade, inclusiva e integral.

A Conferência Nacional será o encontro de aproximadamente 700 delegados e delegadas, entre 11 e 14 anos, que já terão debatido o tema em suas escolas, nas Conferências Municipais e ou Regionais e nas Conferências Estaduais. Na Conferência Nacional, esses jovens irão aprofundar a temática, socializar os projetos, participar de oficinas temáticas. Nas escolas, as Conferências devem ocorrer até dia 31 de agosto.

Na ocasião, também foi lançado o Programa Institucional de Formação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) em parceria com a Secretaria de Município da Educação e 18ª Coordenadoria Regional da Educação, o qual, num primeiro momento, contemplará 110 professores da rede pública municipal de ensino, em um dos quatro cursos de formação continuada: Sala de Recursos Multifuncionais, Aperfeiçoamento para a Formação de Professores da Infância, Ensino Básico Interdisciplinar: Ferramentas Didáticas no Currículo Integrado dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e Gestão Escolar: Memórias, Saberes e Fazeres.

SMEd
Roberton Reis