Fonte: www.riogrande.rs.gov.br
A partir de um encontro com a diretoria e os professores da Escola Municipal Helena Small, na manhã de sábado (3), a Secretaria de Município da Educação (SMED) reforçou o diálogo sobre as dificuldades estruturais enfrentadas pela Escola há vários anos. Na próxima segunda-feira (5), o encontro será com os pais de alunos, sempre com o objetivo de esclarecer, tranquilizar e ouvir a comunidade envolvida na pauta. De acordo com os laudos obtidos, não há necessidade de interdição do local, embora algumas providências imediatas devam ser tomadas.
Os problemas da Escola Helena Small vêm desde a época de sua construção. Até hoje, desde 2007, nunca foram feitas as manutenções anuais previstas. Sequer previsão no orçamento municipal havia para tal. Em março deste ano, a partir de correspondência recebida da diretora da Escola, a Secretaria de Educação acelerou o que estava sendo previsto em planejamento estratégico para o caso. Foi solicitado à Secretaria de Município de Coordenação e Planejamento que designasse uma equipe de engenheiros para fazer uma vistoria no prédio.
Após 60 dias, a SMED recebeu um relatório sobre a situação. O resultado não aponta a necessidade de interdição do prédio, que estruturalmente está seguro. Entretanto, existem algumas situações emergenciais que precisam ser sanadas. Entre elas, a substituição imediata das escadas de emergência, a facilitação das saídas, e uma reforma no telhado, que apresenta problemas de infiltração. De acordo com o secretário André Lemes da Silva, “a nossa proposição é dialogar primeiro com os professores que trabalham na Escola, e em seguida com os pais dos alunos, para que possamos esclarecer a situação, encaminhando soluções a partir dos laudos recebidos”. A reunião com os pais acontece na próxima segunda-feira, dia 5, a partir das 19h30, na própria Escola Helena Small.
Redator: Eduardo Buchholz