ESCOLAS DO MUNICÍPIO TERÃO POLÍTICA DE TEMPO INTEGRAL

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br

Doze escolas municipais rio-grandinas aderiram ao programa Mais Educação e poderão receber recursos do governo federal, através do Ministério da Educação (MEC), para a realização de atividades curriculares complementares em contraturno.

A ação faz parte da proposta pedagógica da Secretaria de Município da Educação (SMED), que visa ampliar essa oferta com ações como o acompanhamento pedagógico e a realização de oficinas, práticas esportivas e culturais.

De acordo com o secretário de município da Educação, André da Silva, a ideia é ampliar o número de instituições municipais de ensino atendidas por essa política. Atualmente, são 6 em atividade e mais 6 que aderiram ao Programa em 2013 e estão aptas a receber recursos a partir do segundo semestre.

Para isso, o titular da SMED destacou a importante atuação do Núcleo de Educação Integral, criado no início da nova gestão e coordenado pela professora Denise das Neves, “O Mais Educação é um programa que dá um retorno muito significativo para os alunos e para a comunidade escolar. O Núcleo tem realizado visitas as escolas, promovendo o programa e convidando as direções a participarem do mesmo”, salientou Denise.

Em Rio Grande, as escolas municipais que integrarão a proposta são: EMEF Altamir de Lacerda; EMEF Cidade do Rio Grande; EMEF Dom Pedro II; EMEF Jayme Gomes Monteiro; EMEF João de Oliveira Martins; EMEF São João Batista; EMEF Wanda Rocha Martins; EMEF Sant’Ana; EMEF Dolores Garcia; EMEF Bento Gonçalves; EMEF Coriolano Benício e EMEF Cristóvão Pereira de Abreu.

No início do ano, a Prefeitura Municipal do Rio Grande inaugurou a primeira escola de turno integral do município, a Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral Professor Valdir Castro, no bairro Santa Rosa. Na área rural, a EMEF Franlin Roosevelt, localizada na região da Palma, também trabalha com a proposta de tempo integral, atendendo 14 crianças.

Redator: Tiago Collares