- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
O 2º dia da Conferência Municipal de Educação começou às 8h da manhã de quinta-feira, 27, com os delegados divididos em grupos dispostos em sete salas no Cidec-Sul da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, onde cada grupo tinha a tarefa de debater um dos sete eixos que constituem o Documento-Referência da CONAE 2014.
Os debates acerca dos sete eixos levaram a algumas inserções, supressões e alterações no texto do Documento-Referência. Os eixos abordam assuntos que dizem respeito à educação e diversidade, qualidade da educação, valorização dos profissionais da educação, entre outros. Essa etapa da Conferência Municipal encerrou, aproximadamente, às 13h.
A presidente do Fórum Municipal de Educação, Suzane Gonçalves, auxiliada pela professora Thaís Nabaes, já no auditório do Cidec-Sul, deu início à Plenária Final, onde houve a discussão sobre os itens que foram debatidos e alterados, durante a manhã. Nesse sentido, o relator de cada um dos eixos fez a exposição, através de leitura e projeção visual, daqueles itens destacados no Documento-Referência. Após, eram feitos os encaminhamentos, a defesa, a réplica e, finalmente, a votação por parte dos delegados, que aprovavam ou não os destaques.
Esse momento, como não poderia deixar de ser, através de acaloradas e respeitosas discussões, permitiu a exposição de uma pluralidade de ideias que convergiam para o mesmo ponto: a elaboração democrática e comprometida com uma educação pública de qualidade do texto final que será encaminhado à Conferência Estadual e defendido pelos vinte e quatro delegados que representarão a cidade de Rio Grande.
Após a leitura, debate e aprovação do último eixo, foram indicados e escolhidos os delegados, que entre os dias 4 e 6 de outubro, serão os representantes da Educação Básica, da Educação Profissional e do Ensino Superior de Rio Grande na Conferência Estadual de Educação.
Por fim, foi realizada a leitura e a aprovação das três moções encaminhadas à mesa coordenada pela presidente do Fórum Municipal de Educação, durante a discussão dos sete eixos e, às 22h, a Conferência Municipal de Educação chegou ao seu término.
SMEd
Roberton Reis