1º dia da Conferência Municipal de Educação – CONAE 2014

No início da noite de quarta-feira, 26, foi aberta, na cidade do Rio Grande, a Conferência Municipal de Educação, cumprindo, assim, uma das etapas preparatórias para a II Conferência Nacional de Educação (CONAE 2014), a qual acontecerá de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília/DF.

Realizada no auditório do Cidec-Sul da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, a abertura da Conferência contou com a presença dos delegados previamente escolhidos por suas entidades, segmentos sociais e comunidade em geral. Além dos delegados, também estavam presentes ouvintes, os quais não tinham direito a voto e, entre estes, diversas autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade.

O vice-prefeito de Rio Grande, Eduardo Lawson; a presidente do Fórum Municipal de Educação, Suzane Gonçalves; a reitora da Fundação Universidade do Rio Grande, Cleuza Dias; a coordenadora da 18ª Coordenadoria Regional de Educação, Neila Gonçalves; o secretário de Município da Educação, André Lemes; e a presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Aparecida Reyer, foram as autoridades que compuseram a Mesa de Abertura da Conferência.

A presidente do Fórum Municipal de Educação, em sua fala inicial, afirmou que “esse será um momento de muita discussão em relação às políticas de educação, em relação àquilo que desejamos que seja implementado em nosso país para a educação básica e para o ensino superior”.

Após, houve um momento cultural, onde o grupo formado por alunos da EMEF Cidade do Rio Grande, os quais fazem parte do Projeto “TóCaic!”, fez uma apresentação musical que animou e emocionou os presentes. O TóCaic! é coordenado pelo professor Cleiton Oliveira.

Dando segmento ao evento, Suzane Gonçalves fez a leitura do Regimento da Etapa Municipal da CONAE 2014, o qual obteve a aprovação dos delegados. Cabe ressaltar que o Regimento foi elaborado pelo Fórum Municipal de Educação.

A palestrante, Prof. Dr. Maria de Fátima Cossio, da Universidade Federal de Pelotas – UFPel -, deu seguimento à atividade de Abertura da Conferência, fazendo, inicialmente, um relato sobre a história da CONAE. Também foi abordado em sua fala, entre outros assuntos, o Plano Nacional de Educação, os objetivos da CONAE 2014 e a realidade da educação no Brasil.

Lançar alguns questionamentos e problematizar algumas questões que fazem parte do nosso contexto educacional, mas sobretudo, tentar compreender junto com os presentes, porque estamos nos preparando para uma segunda CONAE”, segundo a palestrante, era o seu objetivo, afinal, na manhã do dia seguinte seriam debatidos, pelos delegados, os sete eixos que o Fórum Nacional de Educação – FNE deliberou para constituírem o Documento-Referência, visando à obtenção de subsídios para a organização e regulação da Conferência Nacional de Educação – CONAE 2014.

SMEd
Roberton Reis