- Crédito: Juliana Castanheira
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Juliana Castanheira
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
Aconteceu nos dias 18 e 19, no Centro de Formação para a Diversidade Cultural e Inclusão – Escola Viva/Centro, a capacitação para as manipuladoras de alimentos da rede pública municipal de ensino de Rio Grande.
O evento, promovido pela Secretaria de Município da Educação, através do Núcleo de Alimentação Escolar, contou com a participação de 165 manipuladoras de alimentos, as quais foram divididas em três turmas, sendo que cada uma das turmas recebeu a capacitação em turnos diferentes: tarde do dia 18, manhã e tarde do dia 19.
A capacitação das manipuladoras de alimentos ficou a cargo das nutricionistas do Núcleo de Alimentação Escolar. O evento oportunizou a troca de experiências, proporcionando integração entre as profissionais presentes e a Secretaria de Município da Educação, através do Núcleo de Alimentação Escolar.
No curso, as manipuladoras receberam orientações sobre higiene pessoal, higiene do ambiente, sobre as DTAs (Doenças Transmitidas por Alimentos) e participaram de práticas sobre a Organização do Estoque e Controle de Validades dos Gêneros Alimentícios.
A abertura do evento contou com a palestra motivacional da nutricionista Patrícia Machado e com a apresentação artística da professora Sidinéia Milano Garcia, da Secretaria de Município da Cultura, que realizou uma dança cigana com a participação de algumas das manipuladoras presentes. Também foi entregue às manipuladoras de alimentos o Caderno da Merendeira, que tem por finalidade registrar as preparações e as quantidades servidas aos escolares por turno.
O secretário de Município da Educação, André Lemes, juntamente com a superintendente de Gestão da Educação, Rejane Veleda, fizeram-se presentes ao evento. André concedeu um espaço para que as participantes conversassem sobre questões inerentes à função desempenhada. Em sua fala, o secretário destacou a importância do trabalho das manipuladoras para que se possa manter e, até mesmo, aprimorar a qualidade dos alimentos oferecidos aos estudantes do município.
A coordenadora do Núcleo de Alimentação Escolar, professora Vera Silva, considera “de fundamental importância que essas profissionais atualizem seus conhecimentos através de treinamentos constantes, uma vez que também são responsáveis em garantir uma alimentação segura e qualificada no espaço escolar”.
SMEd
Roberton Reis