- Crédito: Ingrid Costa
- Crédito: Márcia da Silva
- Crédito: Ingrid Costa
- Crédito: Ingrid Costa
- Crédito: Ingrid Costa
No dia 9 de abril, às 14h, foi realizado no auditório do SENAC, pela Assessoria Pedagógica das Relações Étnico-Raciais do Núcleo de Diversidade e Inclusão da SMEd, um encontro com os professores da rede pública municipal de ensino para tratar sobre as Leis Nº 11.645/2008 (Educação Afro e Indígena), Nº 11.769/2008 (Educação Musical) e Decreto Nº 6.872/2009 (Educação Cigana).
O encontro contou com a presença de representantes da FURG, Congregação Regional da Metade Sul em Defesa das Religiões Afro-brasileiras (COREMSDRAB), Núcleo de Bibliotecas, Projeto Boneca Africana Rana – ONG Águas do Sul, Grupo Lókum, Escolas da rede pública municipal e estadual.
As atividades iniciaram com a participação especial do Grupo Instrumental da Escola Viva, do qual fazem parte as professoras Ingrid Costa (Flauta doce) e Márcia Granada (Voz e Teclado), e o professor Adão Veiga (Violino). Destacou-se no repertório apresentado, a música “Ave Maria” que, posteriormente, foi também apresentada com ritmo de samba, chamando a atenção dos participantes para a diversidade que temos no Brasil, bem como para as possibilidades do trabalho interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar na sala de aula, enfim, na escola.
A Assessora Ingrid Costa, ao coordenar a reunião, fez um chamamento aos professores para atentarem sobre as Leis Educacionais que envolvem os negros, os indígenas, os ciganos e o estudo da música nas escolas.
Os participantes receberam material de apoio pedagógico, como o Estatuto da Igualdade Racial, sugestões de bibliografias, textos e atividades para serem desenvolvidas na sala de aula. Os professores interessados receberam o livro “Trabalho Artesanal e Sincretismo Religioso Afro-Brasileiro na Comunidade Pesqueira – Rio Grande-RS”, do autor Marco Antonio Renner, para participar do Projeto “Encontro com o autor”, oportunizado pelo Núcleo de Bibliotecas (Prof.ª Rosane Azevedo) em parceria com o Núcleo de Diversidade e Inclusão (Assessoria das Relações Étnico-Raciais).
Compareceram ao evento professores das seguintes escolas municipais: Altamir de Lacerda, Ana Neri, Assis Brasil, Bento Gonçalves, CAIC, Cipriano Porto Alegre, Clemente Pinto, Ernesto Buchholz, França Pinto, Mate Amargo, Porto Seguro, Rui Poester Peixoto, Santana, Wanda Rocha, Zelly P. Esmeraldo e Zenir de Souza Braga.
Parabenizamos os gestores que incentivaram e apoiaram a participação desses profissionais da educação para tratar de assunto tão importante para a nossa comunidade escolar e que refletirá positivamente na nossa sociedade como um todo.
O professor Daniel (professor de Musicalização e Percussão), que abrilhantou o evento com sua performance musical, também falou sobre as possibilidades de se ministrar musicalização na sala de aula, utilizando material reciclável.
Agradecemos ao SENAC, ao Grupo Instrumental da Escola Viva, ao professor Daniel, ao Projeto Boneca Africana Rana – ONG Águas do Sul, à Caixa Econômica Federal e à FURG pelo apoio e pelo trabalho em parceria, o qual possibilitou a realização do evento.
SMEd
Núcleo de Diversidade e Inclusão
Assessoria Pedagógica das Relações Étnico-Raciais
Prof.ª M.ª Ingrid Costa