Na noite de sexta-feira, 22, aconteceu a cerimônia de abertura oficial do ano letivo da rede pública municipal de ensino de Rio Grande, no auditório do CIDEC-Sul da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O evento contou com a participação de diversas autoridades, entre as quais destacamos aquelas que fizeram parte da composição da mesa: o prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, o vice-prefeito Eduardo Lawson, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Aparecida Reyer, a coordenadora da 18ª CRE, Neila Gonçalves, o vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo, o secretário de município da educação, André Lemes da Silva, a secretária Adjunta da SMEd, Neci Bandeira, e as superintendentes de Gestão Pedagógica e de Gestão da Educação da SMEd, Roberta Brodt e Rejane Veleda, respectivamente.
O auditório estava praticamente lotado, repleto de profissionais da educação e de autoridades civis e militares. Vereadores, secretários municipais, a primeira-dama e a representação do Sinterg também fizeram-se presentes.
A primeira autoridade a falar foi o secretário André Lemes, que iniciou ressaltando a grande satisfação de estar frente aos colegas professores, e agradecendo à FURG pela infraestrutura e suporte proporcionados para o evento. O secretário falou do grande desafio assumido ao aceitar o convite para a pasta da educação, afirmando que seu objetivo é a construção de uma efetiva equipe de trabalho, compartilhando o processo de gestão com diretores, professores, pais de alunos e com os alunos. “Sem essa condição, nós não daremos sequer um passo no rumo que nós tanto desejamos”, afirmou André.
O secretário André abordou os quatro elementos indissociáveis no processo de educação que a SMEd pretende fazer: uma Escola ComVida, uma Educação que Qualifica, uma Gestão que Compartilha e uma Cidade que Educa. André também destacou que o espaço formativo do professor tem que ser na escola, junto com a comunidade escolar, pois “o processo educativo que respeita e dialoga com o professor, com o diretor, não se faz em outro lugar que não seja na escola”.
A fala da coordenadora da 18ª CRE e do vice-reitor da FURG foram ao encontro do que disse o secretário André, remetendo à ideia de união, de troca, de trabalho conjunto entre as redes de ensino. “Inaugura-se aqui, neste ato, uma parceria profunda entre a rede estadual e a rede municipal neste município, com a parceria da Universidade, que vai estar conosco na formação e nas nossas duas pontas: a alfabetização e o ensino médio, para trabalharmos como rede pública de educação”, disse Neila Gonçalves.
O prefeito Alexandre Lindenmeyer falou sobre a necessidade do jovem rio-grandino ter a oportunidade de acesso à qualificação profissional de qualidade. Disse também que é preciso que se faça um trabalho incessante, a fim de que se tenha a certeza de que o nosso ensino público é efetivamente de qualidade, fazendo com que os jovens sejam capazes de disputar as vagas nas universidades, tornando-se, no futuro, bons cidadãos. Alexandre destacou que “todas as palavras, todas as frases, todas as referências que se fez aqui, se falou do coletivo, de olhar para o aluno com carinho especial, sem perder o prazer naquilo que se faz”. O prefeito ainda falou que “há sim um trabalho articulado entre a universidade, a prefeitura e o estado do Rio Grande do Sul, tendo convicção de que a pauta educação tem que ser prioridade […] de forma efetiva, no dia a dia”.
Após a fala do prefeito Alexandre, a equipe da SMEd, incluindo o secretário e as superintendentes, entregaram ikebanas, arranjos florais que são símbolos de luz, a todos presentes. Na sequência, os convidados foram agraciados com a apresentação da Escola de Belas Artes Heitor de Lemos. A soprano Fernanda Miki e o tenor Giovani Bertolino Correia interpretaram as músicas Granada e Habanera, da Ópera Carmen.
A palestrante Simone Barreto Anadom, professora de didática na FURG, realizou a palestra intitulada “Escola com vida, com vida à docência”, onde relata as suas experiências e pesquisas sobre docência. Simone, ao abordar a proposta da SMEd de se ter uma escola ComVida, fez o convite para que também se tenha uma docência ComVida.
O evento encerrou com a apresentação do Pocket Show “Pílulas Insanas”, onde as atrizes Grace Gianoukas e Agnes Zuliani, abordam, comicamente, o universo feminino.
SMEd
Roberton Reis