O secretário de Município da Educação, André Lemes, esteve no estúdio da RBS, na segunda-feira, 25, participando do Jornal do Almoço, a fim de responder questionamentos referentes ao início do ano letivo na rede pública municipal de ensino. André inciou a entrevista explicando a situação das escolas que iniciarão suas atividades letivas em datas posteriores, em razão de problemas estruturais em seus prédios. Em seguida, tratou da questão da falta de professores, explicando que foram chamados 49 novos profissionais para amenizar o problema, que é frequente em todo início de ano letivo.
Questionado sobre os kits com material escolar, os quais os alunos têm recebido nos últimos anos, o secretário disse que os problemas estão sendo solucionados. “Encontramos algumas dificuldades pela falta de previsão orçamentária do orçamento de 2013 para a demanda desses materiais, mas já fizemos as suplementações orçamentárias, já realizamos as compras dos kits e, ainda no mês de março, começaremos a entrega desse material”, disse André. Sobre a questão do uniforme escolar, que é algo recente, pois os alunos receberam no segundo semestre de 2012, o secretário disse que estará “dialogando com cada comunidade, com cada escola, na construção de uma política pública efetiva para o uniforme escolar”. André ressaltou que a política do uniforme será mantida, uma vez que essa é uma conquista da comunidade escolar.
O secretário André também abordou o tema relativo a alunos fora da sala de aula, explicando que a SMEd recebeu uma demanda de mais de 560 estudantes. “Estamos buscando acomodação nas escolas municipais e nas escolas estaduais”, afirmou o secretário.
SMEd
Roberton Reis