Alunos(as) das Sedes da EMEJA Paulo Freire participaram de Roda de Conversa “Estudar para ser alguém na vida: verdade ou mentira?”

Na noite da última quarta-feira, dia 20 de novembro,  foi realizada a Roda de Conversa com o tema “Estudar para ser alguém na vida: verdade ou mentira?“, que contou com a  presença dos(as) educandos(as) da Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos Paulo Freire, das sedes Mangueira, Querência e Cidade de Águeda.

A protagonista do encontro foi a professora Atena Beauvoir Roveda, da rede Transgender Europe, que além do bate-papo regado de muita amorosidade, realizou um pocket slam (uma apresentação de poesia que integra reconhecimento, empatia e militância, com temas como racismo e violência contra mulheres trans).

Nas palavras de uma educanda da EMEJA, um pouco da afetividade partilhada com o grupo: “Hoje, a aula foi mais que especial, pois conheci uma pessoa que me fez sentir que eu não preciso me sentir inferior a ninguém e nem ter medo de achar que nesta vida eu não sou capaz de conseguir realizar aquilo que eu sonho. Obrigada Atena Roveda, você me fez sentir outra pessoa totalmente renovada. Amei!“.

A professora e poetisa Atena Beauvoir veio a Rio Grande participar do Seminário Integrador do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (GESE/FURG). Com o tema “Gêneros e Sexualidade nos Espaços Educativos: tecendo redes de resistência”, o evento contou com a participação de educandos(as) integrantes do projeto Escolas Promotoras da Igualdade de Gênero, do qual a EMEJA Paulo Freire faz parte. 

A turma da EMEJA Paulo Freire/Cidade de Águeda, que funciona no espaço físico da  EMEF Professora Zelly Pereira Esmeraldo, sediou o encontro entre as 3 sedes, culminando com uma deliciosa refeição para todos(as) educandos(as) presentes.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEJA Paulo Freire