A Escola Municipal de Ensino Fundamental Sant’Ana, que está localizada no bairro América, dará início, nos dias 29 (às 09h30min) e 30 de agosto (às 14h), quinta e sexta-feira, respectivamente, às atividades do Projeto “Everton Guimarães Furtado – Bombeiros Civis nas Escolas”.
O Projeto visa difundir a Lei Lucas, que foi estabelecida em outubro de 2018, após a aprovação da Lei 13.722, a qual tornou obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.
Por que Lei Lucas? A lei ganhou esse nome em homenagem ao menino Lucas Begalli, que morreu engasgado em uma excursão escolar. As professoras que acompanhavam os(as) alunos(as) não sabiam como agir e não conseguiram salvar a vida do garoto. O engasgo é uma das situações com as quais o treinamento ensina a lidar. A dor da tragédia levou a família de Lucas a lutar para proteger outras crianças desse risco. O esforço valeu a pena com a aprovação da lei no Congresso Nacional, após anos de luta. Com a adequação de todas as escolas, casos como o de Lucas não voltarão a acontecer.
VEJA COMO FUNCIONA A LEI LUCAS:
A Lei Lucas prevê punições para as instituições que descumprirem as regras, desde notificação, multa e até cassação do alvará ou responsabilização patrimonial. As normas estabelecidas também são válidas para espaços de recreação infantil. Os cursos para estas situações de emergência devem apresentar conteúdo condizente com a natureza e faixa etária do público atendido pela escola ou estabelecimento de recreação. Também é responsabilidade das instituições dispor de kits de primeiros socorros, conforme orientação. O objetivo é que os profissionais que constantemente lidam com crianças tenham a capacitação necessária para atuar em situações de emergência e evitar que mais casos como o de Lucas aconteçam.
SMEd
Roberton Reis
Com informações do Projeto “Everton Guimarães Furtado – Bombeiros Civis nas Escolas”