PARCERIA NEMA-SMED DÁ INÍCIO AO CICLO DE PALESTRAS DO PROJETO “MAR DE AREIA”

Crédito: Fábio Dutra

Fonte: www.jornalagora.com.br

Com o apoio da Secretaria de Município da Educação (SMEd), iniciou-se o Ciclo de Palestras propostas pelo Projeto “Mar de Areia” para os próximos meses na rede Municipal de Ensino. O Projeto Mar de Areia é executado pelo núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema), com o patrocínio da Fundação Grupo o Boticário de Proteção à Natureza e em parceria com a Prefeitura Municipal do Rio Grande, através de sua Secretaria de Município de Meio Ambiente (SMMA).

O trabalho consolida uma antiga parceria entre o Nema e a SMEd, e se dedicará à construção de conhecimentos sobre o ambiente de dunas em Rio Grande. Neste contexto, realizará palestras com os alunos de 9º ano das escolas municipais, abordando as funções do sistema de dunas e a importância da criação de unidades de conservação para sua proteção, salientando o protagonismo cívico dos jovens atores sociais residentes em todos os bairros, em prol da conservação costeira do Município a que pertencem. Até o final do ano, é previsto que cerca de 1.000  alunos participem da atividade e recebam material informativo e de divulgação sobre o projeto. 

Segundo o professor Felipe Alonso dos Santos, superintendente de Gestão Pedagógica da SMEd, as escolas municipais acolheram muito bem a ideia proposta pelo projeto. A primeira Unidade atendida foi a EMEF Prof.ª Wanda Rocha Martins, no bairro Cassino, onde três turmas de 9º ano participaram da atividade. Na ocasião, os técnicos Cecília Pfarrius e Eliandro Rodrigues expuseram, a aproximadamente 50 alunos, as principais questões ambientais e sociais que envolvem o sistema de dunas, enquanto os alunos trouxeram para o debate suas experiências, seus questionamentos e suas dúvidas em relação ao uso e às características desse ambiente.

A coordenadora do projeto, oceanóloga Lilian Wetzel, afirmou que “na impossibilidade de estendermos a atividade a todos os alunos da rede municipal, foi selecionado o grupo de estudantes mais velhos, em função de seu maior potencial em interagir com outros membros da sociedade. Os alunos que abraçarem a ideia poderão se tornar grandes apoiadores do projeto, divulgando a proposta para outros membros da comunidade e ampliando esta rede de apoio“. Para a coordenadora, apesar de a fundamentação técnico-científica ser de fato imprescindível, o processo de criação destas Unidades é, também, um processo sociopolítico, sendo fundamental o apoio da sociedade e das instituições envolvidas na gestão costeira do Município. Neste sentido, salienta, “o Projeto Mar de Areia também apoiará a conferência municipal infanto-juvenil de Educação Ambiental que será promovida pela prefeitura do Rio Grande em outubro deste ano”.