A Secretaria de Município da Educação abriu inscrições para aqueles(as) acadêmicos(as) do Curso de Educação Física ou monitores(as) escolares da rede municipal que tenham interesse em participar como voluntários(as) da “2ª edição do Festival Paralímpico”, que ocorrerá no dia 21 de setembro. O evento é promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em comemoração ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22 de setembro), e acontecerá em 69 cidades do Brasil.
No Rio Grande do Sul, 05 cidades foram escolhidas para sediar o “Festival Paralímpico 2019”: Gravataí, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul e Santo Ângelo. Em Rio Grande, a atividade será realizada no Centro Esportivo da Universidade Federal do Rio Grande, que receberá um grupo de 150 alunos(as), que participarão das seguintes modalidades: Goalball, Atletismo e Bocha.
O Festival Paralímpico tem por finalidade promover 03 modalidades paralímpicas em cada núcleo, distribuídos em todo o território nacional, de forma lúdica, para um grupo de até 50 crianças com deficiência em cada modalidade, na faixa etária de 10 a 17 anos, de ambos os gêneros, em forma de circuito.
Na cidade do Rio Grande, o Festival é organizado pela Secretaria de Município da Educação (SMEd), através do Projeto Paradesporto e da Assessoria de Educação Física, com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande, através do Curso de Educação Física e da Pró-Reitoria de Extensão, e Faculdades Anhanguera.
Durante a realização do Festival Paralímpico, crianças e jovens com deficiência irão praticar atividades esportivas paralímpicas e, nesse sentido, os(as) voluntários(as) atuarão diretamente com o público-alvo. Os(as) voluntários(as) participarão de uma formação sobre Esporte Paralímpico nos dias 24 de agosto e 14 de setembro.
O período de inscrição encerra nesta sexta-feira, dia 16 de agosto. Os(as) 30 primeiros(as) inscritos(as) receberão camiseta do evento. Todos(as) os(as) inscritos(as) receberão certificado de 20 horas. Para realizar a sua inscrição e participar como voluntário(a) na 2ª edição do Festival Paralímpico, acesse aqui.
SMEd
Roberton Reis
Com informações da Assessoria de Educação Física