- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
No dia 08 de agosto, a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Nilza Alves Gonçalves, através da coordenadora de Projetos dos Bombeiros Civis de Pelotas, Geane da Rosa Antunes, deu início ao Projeto “Everton Guimarães Furtado – Bombeiros Civis nas Escolas”. Na oportunidade, o Instrutor André Monteiro, juntamente com os monitores Fernanda Thiel e Eduardo Maciel, ministrou palestra que abordou assuntos relacionados aos Primeiros Socorros Básicos a toda equipe educadora..
O Projeto visa difundir a Lei Lucas, que foi estabelecida em outubro de 2018, após a aprovação da Lei 13.722, a qual tornou obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.
Por que Lei Lucas? A lei ganhou esse nome em homenagem ao menino Lucas Begalli, que morreu engasgado em uma excursão escolar. As professoras que acompanhavam os(as) alunos(as) não sabiam como agir e não conseguiram salvar a vida do garoto. O engasgo é uma das situações com as quais o treinamento ensina a lidar. A dor da tragédia levou a família de Lucas a lutar para proteger outras crianças desse risco. O esforço valeu a pena com a aprovação da lei no Congresso Nacional, após anos de luta. Com a adequação de todas as escolas, casos como o de Lucas não voltarão a acontecer.
Nesta sexta-feira, dia 16 de agosto, às 08h30min e às 13h30min, a EMEI Prof.ª Nilza Alves Gonçalves, em parceria com o Corpo de Bombeiro Civil-Pel/RS, estará oferecendo às famílias um momento de noções básicas sobre como agir em situações de Combate ao Incêndio e Primeiros Socorros.
SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEI Prof.ª Nilza Alves Gonçalves