- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
No dia 23 de abril, os alunos dos turnos da manhã e da tarde da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Sylvia Centeno Xavier, que está localizada na Ilha dos Marinheiros, participaram do “III Festival de Barquinhos Artesanais”, o qual foi organizado pela Prof.ª de Ciências, Giselle Avila Machado.
O projeto é uma proposta que busca explorar o conhecimento científico envolvido na atividade de construção naval, que está presente no cotidiano da comunidade da Ilha dos Marinheiros, seja na simples utilização como meio de transporte ou na construção e manutenção dos barcos utilizados pelas famílias.
De acordo com a Prof.ª Giselle, “entre os objetivos do Festival está a valorização da cultura local, onde os barcos têm função essencial na vida do Ilhéu, tanto na economia (pesca), quanto na locomoção da comunidade e no transporte de produtos de hortifrutigranjeiros até o centro da Cidade; o incentivo à transmissão de conhecimentos entre gerações; a participação das famílias nas atividades escolares; a visualização de conceitos científicos, como densidade, as leis de Newton, empuxo e centro de gravidade na confecção dos barquinhos; e o conhecimento e a busca por materiais alternativos para as construções das pequenas embarcações”.
Os(as) estudantes dos 6º e 7º Anos realizaram a atividade na piscina de uma das moradoras da comunidade. Já os alunos dos 8º e 9º Anos dirigiram-se à Lagoa das Noivas, para apresentarem as suas embarcações. “Agradecemos imensamente à Regina Marques da Silva, que nos emprestou sua piscina para que os(as) alunos(as) pudessem apresentar seus barcos. Com certeza foi uma atividade maravilhosa, onde nossos(as) estudantes mostraram seu conhecimento, habilidade e envolvimento com a Escola”, finalizou Giselle.
SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Prof.ª Sylvia Centeno Xavier