GUARDA MUNICIPAL DESENVOLVE SEGUNDO CICLO DE ATIVIDADES DO PROJETO “PROMOTORES DA PAZ”

Crédito: Divulgação SMMAS

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br

Dando andamento ao cronograma, a Prefeitura do Rio Grande, através da Guarda Municipal, segue desenvolvendo o segundo ciclo de atividades do projeto social “Promotores da Paz”. A ação propõe maior aproximação com a comunidade escolar através da realização de aulas e palestras que abordam temáticas diversas.

Organizado e executado por Guardas Municipais e em sua primeira edição, o projeto contempla sete escolas, são elas as EMEFs: Mate Amargo, Altamir de Lacerda, Admar Corrêa, Zelly Pereira Esmeraldo, Olavo Bilac, Viriato Corrêa e Frederico Ernesto Buccholz.

Cada uma das escolas recebe uma visita mensal tratando de um assunto diferente, construído a partir de questões como: Civismo, cidadania, inclusão social, pertencimento, drogadição, dicas de segurança pessoal, meio ambiente e etc.

No primeiro período de atividades, acontecido entre março e abril, o trabalho foi feito a partir do tema: “Atribuições da Guarda Municipal, noções de Pertencimento e Preservação do Meio Ambiente”, e contou com a participação de 312 alunos. Já nesta segunda fase, as sete escolas estão recebendo atividades que abordam o tema: “Violência, regime escolar e autoridade do professor na sala de aula”.

Segundo informações da SMMAS, o trabalho visa estimular nos alunos a criação de consciência sobre suas virtudes, promover reflexão sobre suas atitudes e despertar o interesse pelo conhecimento de seus direitos e deveres enquanto cidadãos. O projeto é direcionado especificamente com às turmas de 6º ano e tem como conteúdo norteador uma apostila elaborada em parceria com a Secretaria de Educação (SMEd).

Ainda de acordo com a SMMAS, além das atividades pré-programadas, a equipe de Guardas Municipais que atua no projeto também atende a solicitações específicas de cada instituição de ensino. Professores e diretores acabam detectando questões pontuais que viram temas a serem abordados e discutidos com seus alunos.

Esta semana, as escolas atendidas foram as EMEFs Admar Corrêa, Zelly Esmeraldo e Altamir de Lacerda.

Com informações da SMMAS