- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Alimentação Escolar (NAE), pela primeira vez na história da Alimentação Escolar do Município, conseguiu dar início à elaboração do “Manual de Boas Práticas” (MBP). Tal ação foi viabilizada com a parceria das estagiárias do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Manoela Bicho e Manuela Montes, iniciada no mês de junho.
O “Manual de Boas Práticas” consiste em um documento único por escola, que permite a identificação da unidade escolar em relação à estrutura e às condições de adequação às necessidades e particularidades do preparo e do serviço de atendimento aos escolares, de acordo com suas necessidades nutricionais no ambiente escolar. Além da higiene das cozinhas e refeitórios das escolas, também são descritos no Manual a adequação das manipuladoras de alimentos e as normas de segurança e higiene no exercício de suas atividades, possibilitando o esclarecimento de dúvidas no cotidiano escolar e a identificação da escola pelo corpo técnico, em qualquer momento que necessário for, mesmo a distância.
O MBP é uma exigência do Conselho Federal de Nutrição (CFN) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que pretende a orientação individualizada das práticas desenvolvidas na Alimentação Escolar, de acordo com a realidade e especificidade de cada unidade escolar.
Neste ano, o MBP está sendo elaborado junto às Escolas Municipais de Educação Infantil, totalizando 17 unidades escolares. O NAE tem a pretensão de, no próximo ano, dar sequência a esse projeto e, assim, alcançar as Escolas Municipais de Ensino Fundamental, além das instituições de Educação Conveniadas com a Prefeitura Municipal.
“Deste modo, são qualificadas as ações desenvolvidas nas escolas, contribuindo para a valorização do trabalho das manipuladoras de alimentos e o fortalecimento da identidade de cada unidade escolar”, destacou a coordenadora do Núcleo de Alimentação Escolar, Rita Caetano.
SMEd
Roberton Reis
Com informações do NAE