Escolas da Rede Municipal participaram da Mostra Final de Teatro do Projeto “Ecoviver 2018”

Na tarde da última segunda-feira, dia 1º de outubro, foi realizada, no Teatro Municipal, a Mostra Final de Teatro do ProjetoEcoviver 2018“, onde, através da temática do meio ambiente, aliada à sustentabilidade, quatro escolas da rede municipal apresentaram mini-peças teatrais. São elas: EMEF Coração de Maria, EMEF Cristóvão Pereira de Abreu, EMEE Maria Lucia Luzzardi e EMEFTI Prof. Valdir Castro.

O Projeto Ecoviver, que é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Ministério da Cultura, e é desenvolvido pelo Grupo EcoRodovias, em parceria com a Secretaria de Município da Educação (SMEd), objetiva sensibilizar professores e alunos de escolas públicas para o desenvolvimento de um novo olhar acerca do território onde vivem, com o aprofundamento sobre as dimensões da sustentabilidade.

Ao longo deste ano, onze escolas da rede pública municipal de ensino participaram das Oficinas promovidas pelo Projeto, incluindo as quatro que participaram da Mostra Final, a qual foi prestigiada por pais, professores, alunos e, também, pela secretária-Adjunta da SMEd, Neci Bandeira, pela coordenadora do Núcleo de Educação Integral, Denise das Neves, e  pela coordenadora Pedagógica do Projeto Ecoviver, Leandra Knopp Tillmann.

Sobre a Mostra Final de Teatro do Projeto “Ecoviver 2018”

A EMEE Maria Lucia Luzzardi apresentou a peça “O mundo das minhocas”, que trata do descarte correto de lixo pela prática da reciclagem e reutilização de materiais. A peça ainda ressaltou informações sobre as minhocas, sua importância no cuidado com a terra e a sobrevivência das plantas. Como alternativa, sugeriu a utilização de composteiras e a consequente produção de adubo feito a partir de restos de alimentos orgânicos.

EMEFTI Prof. Valdir Castro, através do seu Centro de Arte e Cultura, com a peça “A nossa empresa causa mal”, demonstrou como a grande quantidade de lixo descartado em ambiente inadequado pode causar poluição. Abordou, também, a importância da preservação ambiental para sobrevivência dos seres humanos.

Já a EMEF Coração de Maria, da Ilha dos Marinheiros, tratou das queimadas que acontecem eventualmente na Ilha. A apresentação demonstrou que muitas pessoas deixam restos e brasas de churrasco às margens da lagoa, às quais causam incêndios, destruindo parte da vegetação local.

Os alunos da EMEF Cristóvão Pereira de Abreu, da Ilha da Torotama,  trabalharam com o tema “Alimentação Saudável”. Após essas apresentações, o grupo do Projeto Ecoviver apresentou o espetáculo profissional “Um dia na família do Capim”, que contou a história de uma família que descobriu como atitudes simples afetam diretamente o meio ambiente.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da Comunicação da PMRG