- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
- Divulgação
Fonte: www.riogrande.rs.gov.br
A educação é uma forma de intervenção no mundo. Assim acreditam os professores, professoras e toda a comunidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sant’Ana. Na manhã desta quinta-feira (4) ela esteve novamente reunida, na Livraria Vanguarda, para o pré-lançamento de mais uma obra literária.
Com a participação do prefeito municipal, Alexandre Lindenmeyer, da primeira-dama, Eunice Lindenmeyer, da secretária de Município da Educação, Vanessa Pintanel, e de demais autoridades do município, a instituição de ensino apresentou o livro infantil Boi da Cara Preta, uma história de amizade e inclusão, baseada no folclore brasileiro.
Elaborada nos formatos impresso e audiobook, através de uma parceria entre a escola, a Secretaria de Município da Educação (SMEd), a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e a Editora e Gráfica da FURG (Edgraf), a obra é voltada para toda a rede pública de ensino, em especial, para as escolas de educação especial. A organização do livro contou com a participação da professora Rosane Porto, da diretora da escola Denise Lopes e de cerca de 20 crianças matriculadas no Primeiro Ano do Ensino Fundamental.
Após saudar o público presente o prefeito se dirigiu as crianças. “Estamos muito felizes em participar deste grande momento com vocês. Vou repetir aqui o que tenho dito nas escolas que tenho visitado ao longo das semanas. Aproveitem a escola. Façam boas amizades, respeitem as diferenças e leiam muito, pois a leitura transforma para melhor a vida da gente”, disse.
Daniel Prado, pró-reitor de Extensão e Cultura, representou a Reitora Cleusa Dias na oportunidade e salientou a importância das parcerias com as escolas públicas. “Hoje, os recursos são menores, mas temos prédios, tecnologias desenvolvidas, pessoas qualificadas para trabalhar em rede”, salientou, após parabenizar os presentes.
A secretária de Município da Educação, Vanessa Pintanel, também parabenizou a todos e todas pela conquista. “Trata-se de um sonho de muito tempo. Sei bem disso. Desejo que continuem sonhando coisas cada vezes maiores e que a vida de vocês seja repleta de novas realizações”, destacou, depois de reforçar o apoio da Universidade.
O vereador André Lemes, ex-secretário de Educação, também esteve presente e salientou a dedicação da comunidade escolar na construção do oitavo livro em parceria com a Furg. “Muito feliz por acompanhar esse momento e toda a caminhada da escola na realização deste projeto. Escola, essa, que possui um excelente trabalho de incentivo à leitura e produção literária, com a Sala de Letras”, reforçou.
As professoras Denise Lopes e Rosane Porto, a primeira diretora da instituição, falaram na sequência e explicaram o processo criativo de elaboração do livro. Segundo elas, a ideia partiu de um trabalho realizado na Escola sobre o Dia do Folclore. “Observamos muitas interações por parte dos pais e avós e a referência mais destacada foi o boi da cara preta. A partir daí, nós desafiamos nossos alunos e alunas para criar uma nova personagem e elas conseguiram. Primeiro ilustramos, depois criamos uma música e, por fim, a história”, contou Porto. A obra será lançada no próximo dia 10/10, no Praça Rio Grande Shopping.