Na última segunda-feira, 13 de novembro, ocorreu a eleição direta uninominal para escolha dos Diretores e Vice-Diretores das Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio Grande, momento em que a comunidade escolar, composta pelos profissionais da educação, alunos, pais, mães e responsáveis, teve a oportunidade de exercer a cidadania e vivenciar a democracia em sua plenitude.
De acordo com o secretário de Município da Educação, André Lemes da Silva, “foi uma oportunidade de exercer a cidadania e escolher os diretores e vice-diretores das escolas da nossa Rede Municipal de Rio Grande. Meus 3 filhos estudam nas nossas escolas municipais e tenho muito orgulho disso. Ensinar a eles esse processo cidadão é um dever de todos nós: pais, responsáveis e educadores. Orgulho sem tamanho do trabalho da nossa Comissão Eleitoral Central e das Comissões das Escolas. Parabéns aos candidatos pela disponibilidade de seus nomes. Na democracia escolar somos todos vencedores“.
A Comissão Eleitoral Central, que regrou e fiscalizou o processo eleitoral, desempenhou seu papel de forma correta e séria, sanando dúvidas relativas à eleição e orientando todos os candidatos, permitindo, assim, que o ato democrático se desenvolvesse tranquilamente até a sua conclusão, no dia 13. De acordo com a Comissão, 60 escolas da rede municipal participaram do processo eleitoral, sendo que 210 professores disponibilizaram seus nomes para que, no período de 25 de outubro a 09 de novembro, divulgassem suas propostas e projetos junto às comunidades escolares.
“Enquanto Comissão Central, tivemos como principal objetivo orientar os candidatos e auxiliar as Comissões Eleitorais das Escolas na orientação à comunidade escolar do quão era importante esse processo e da escolha democrática dos gestores das Escolas do nosso Município. Assim como o Secretário de Educação, tenho meus filhos matriculados em nossa Rede Municipal, pois acredito em nosso trabalho como professores, no comprometimento e em uma Educação Pública de qualidade. Comparecendo nestas Eleições, a comunidade escolar, além de participar efetivamente deste processo, exercendo o voto, demonstrou na prática para os filhos o que é a democracia e a liberdade de escolha dos gestores de suas escolas pelos próximos 3 anos”, explicou a presidente da Comissão Eleitoral Central, Karen Godoy Silveira.
Para ver a lista dos gestores eleitos no último dia 13, clique AQUI.
SMEd
Roberton Reis