ABERTURA OFICIAL DO NOVEMBRO NEGRO FOI MARCADA POR NOITE DE HOMENAGENS

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br

Foi realizada na noite da última terça-feira (14), no Salão Nobre da Prefeitura, a abertura da campanha Novembro Negro. A cerimônia alcançou um público de mais de 100 pessoas de todas as idades, raças, crenças e gênero: desde crianças a idosos, negros, indígenas, brancos, representantes dos Povos de Terreiro e da Igreja do Salvador estavam presentes. Apesar da alteração na data, a participação da comunidade foi bastante positiva.

 

A mesa de abertura do Novembro Negro foi composta pelo vice-prefeito, Renato Gomes, pelo secretário da Educação, André Lemes, e a secretária adjunta da pasta Neci Bandeira, pelo secretário adjunto da Secretaria de Município de Cidadania e Assistência Social (SMCAS) e representante dos Povos de Matriz Africana, Shendler Siqueira, a coordenadora da Saúde da População Negra, Eliane Costa, e as representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Social e Cultural da Comunidade Negra (COMDESCON), Gisele Machado e Ingrid Santos Costa.

Ao longo do evento foram realizadas homenagens a professores da Rede Municipal de Ensino por desempenhar trabalhos educativos alusivos à Cultura Negra. A escola Dolores Garcia também foi homenageada por desempenhar há 5 anos o projeto “Nossas Raízes”, com as turmas do 4° e 5° ano.

Em sua fala ao público presente, o secretário da SMEd, André Lemes, ressaltou a importância de se trabalhar questões como raça e gênero nas escolas, além de agradecer e firmar o bom trabalho realizado pelos profissionais da área da educação.

A Campanha trabalhará a temática “Costurando ideias para uma educação étnico-racial inclusiva” e o cronograma de atividades se estenderá até o final do mês de novembro. Confira a programação do Novembro Negro deste ano em Rio Grande em anexo.

Assessoria de Comunicação/PMRG