O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou no Diário Oficial da União (DOU), no dia 03 de agosto, alteração na data de aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) 2017. O Exame será aplicado em 22 de outubro, e não mais em 8 de outubro, como anunciado anteriormente. A retificação do edital também contempla regras da aplicação. O participante não poderá levar o seu Caderno de Questões ao término da prova.
A retificação do edital trouxe outras mudanças. As Secretarias Estaduais de Educação, listadas no Anexo II do edital, utilizarão os resultados individuais do Encceja para a certificação de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Já os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, também listados no Anexo II do edital, utilizarão os resultados individuais do Encceja somente para a certificação do Ensino Médio.
O Encceja Nacional 2017 também será aplicado em novo horário no dia 22 de outubro. O Inep adiou a abertura dos portões para as 8h (horário oficial de Brasília).Com a mudança, os portões serão fechados às 8h45. A aplicação das provas será das 9h às 13h. No turno vespertino, os horários também foram alterados e os portões ficarão abertos das 14h30 às 15h15. As provas serão aplicadas das 15h30 às 20h30.
Segundo o Inep, a decisão de adiar a abertura dos portões vai garantir que todos os candidatos possam acessar os locais de prova com mais comodidade e segurança. A retificação no edital foi publicada no Diário Oficial da União do dia 13 de setembro.
O Inep explicou que a aplicação da prova será durante o Horário Brasileiro de Verão, que estará vigente nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Por isso, há casos de cidades que estarão com três horas de diferença do horário de Brasília, como em municípios da Região Norte.
Fonte: Ministério da Educação