- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
- Crédito: SMEd
No dia 26 de junho de 2013, a Presidente da República, Dilma Rousseff, sancionou a Lei nº 12.835, que instituiu o Dia Nacional da Matemática, que deve ser comemorado anualmente, no território brasileiro, no dia 06 de maio. A escolha dessa data se deve ao fato de ser o dia do nascimento do professor e escritor Julio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan.
“Ao longo de seus 79 anos, Malba Tahan publicou 120 livros, sendo 51 voltados à Matemática. Nessas obras, conseguiu repassar o conteúdo matemático em uma esfera envolvente que apresentava enigmas e fantasias, o que se tornava uma aventura divertida e empolgante. Por essa diferenciada forma de escrever, até a data de seu falecimento, ele já havia vendido mais de um milhão de livros. Seu livro mais famoso, “O homem que calculava”, tornou-se um best-seller que até hoje atrai as novas gerações.”
A Secretaria de Município da Educação (SMEd), através da assessoria de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental, tem desafiado os professores de Matemática da rede pública municipal de ensino a divulgar o trabalho que vem sendo realizado com os estudantes. “Sabemos que a Matemática ainda é vista por muitos como uma disciplina muito complexa e difícil, e as atividades que são proporcionadas para os estudantes, através de oficinas, com uso de material concreto, jogos e problemas desafiadores, contextualizados, “diminuindo a distância” entre a teoria e a prática, e auxiliando a compreensão e a aprendizagem, são ações que mostram o comprometimento dos professores com uma Educação de qualidade, que muito nos orgulha”, destaca a assessora Leila Mello.
Neste ano, algumas Escolas da rede municipal dedicaram uma semana inteira para intensificar suas atividades de Matemática, enquanto outras proporcionaram ações diferenciadas no dia 06 de maio. Também neste dia, aproveitamos a oportunidade da celebração do Dia Nacional da Matemática, fazendo uma homenagem aos estudantes, da rede municipal, seus pais ou responsáveis, professores(as) e direção, por se destacarem na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Além disso, a rede municipal também comemorou o melhor resultado de todas as edições desta Olimpíada: 13 Menções Honrosas e 1 medalha de Bronze.
“As ações realizadas nas Escolas da rede, no Dia da Matemática, foram mais uma possibilidade de desmistificar este componente curricular, tornando-o mais acessível a todos os estudantes e mostrando como sua aprendizagem pode ser divertida. Além disso, a data foi marcada por atividades lúdicas e criativas, as quais fizeram com que a comunidade escolar refletisse acerca das funções sociais da Matemática, sua história e aplicações no cotidiano”, assinala a gerente Pedagógica, Débora Carvalho de Oliveira.
SMEd
Núcleo dos Anos Finais