Adaptações Curriculares foi tema da reunião dos Professores da Educação Especial

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Diversidade e Inclusão, realizou, no dia 29 de abril, no Auditório do Centro de Formação para a Diversidade Cultural e Inclusão Escola Viva, a reunião mensal com os Professores da Educação Especial (Salas de Recursos e Salas de Recursos de Inclusão) que atuam nas escolas da rede pública municipal de ensino.

A Formação, que teve como objetivos refletir e trocar experiências sobre “Práticas Pedagógicas Inclusivas – Adaptações Curriculares”, e contou com a presença do superintendente de Gestão Pedagógica, Felipe Alonso, iniciou com uma dinâmica, em grupos, através da distribuição de estudos de casos, com situações “simuladas” de sala de aula, onde o professor regular necessita trabalhar determinadas atividades/conteúdos com estudantes que apresentam necessidades educacionais específicas e recorre ao professor da Sala de Recursos/Multifuncional para implementar as adaptações, diminuindo barreiras que dificultam a Inclusão Escolar.

Foram trabalhadas várias situações, as quais envolveram diferentes deficiências. Dentre os estudos de caso, citamos a seguinte situação/problema: trabalhar “conjuntos” (Matemática) com uma turma que contém um estudante com Deficiência Visual. Surgiram nos grupos muitas ideias, entre elas, a de utilizar os próprios estudantes da turma, para que, de mãos dadas, representassem o diagrama de um conjunto. Os outros colegas representariam os elementos e, assim, seria possível construir os conceitos dos variados tipos de conjuntos: vazio, unitário, com mais de um elemento, entre outros.

Para os registros, também surgiram como sugestões: usar cordão ou cola colorida para delimitar o desenho dos diagramas (em alto relevo) e a utilização de tampinhas ou sementes, para representar o número de elementos de cada conjunto. Enfim, foi possível perceber que essas adaptações, que inicialmente teriam como objetivo ajudar na aprendizagem do estudante com deficiência, também seriam de muita significação para
todos os outros estudantes.

“Foi um encontro que oportunizou às professoras pensar sobre seu papel como profissionais especializados e, de forma leve, alegre e cooperativa, trocarem saberes, esclarecerem dúvidas sobre a temática e concluírem que a implementação de adaptações curriculares enriquece as aulas, oportuniza aprendizagem significativa a todos os estudantes e, consequentemente, faz da sala de aula um espaço real de Inclusão”, finalizou a assessoria do Núcleo de Diversidade e Inclusão.

SMEd
Núcleo de Diversidade e Inclusão