Professores da Rede Municipal participaram da Roda de Conversa “Um Outro Olhar sobre o Ofício de Educar”

A noite de 30 de março foi enriquecedora e promotora de muitas reflexões acerca da Educação para todos aqueles que tiveram a oportunidade de participar da palestra do professor Carlos Rodrigues Brandão, da UNICAMP, que abordou o tema Um Outro Olhar sobre o Ofício de Educar”. Trazendo à memória a vivência de sua família na vizinha São José do Norte, Brandão encantou com suas lembranças rememorando “o lugar”, a noção de pertencimento e a valoração deste ambiente.

Para Brandão, “a educação tem de partir de uma reflexão transgressora e transdisciplinar”. No seu entendimento, não se pode educar, em especial fazer Educação Ambiental, sem um amplo processo democrático, em que os parâmetros de qualidade de vida deixem de ser preconizados pelo marketing e propaganda, para dar lugar ao que realmente importa: vida saudável sem agredir o mundo à volta. “Colocar-se a serviço do outro, esta é a função do educador, que precisa pensar sobre sustentabilidade, trazendo um horizonte de esperança ao educando”, disse o palestrante.

Carlos Brandão nos leva a crer que ainda vale a pena sonhar, entre outras coisas, com uma escola que contemple a todos. O Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro e Oceânico contemplou uma grande Roda de Conversa, tendo em vista que a proposta inicial era uma “troca”, entretanto, pela grande participação do público, esta Roda tornou-se “uma roda gigantesca”.

A roda de conversa “Um Outro Olhar sobre o Ofício de Educar” foi uma excelente oportunidade de formação, vindo contemplar professores da Rede Municipal, universitários e demais convidados da Universidade, numa parceria entre FURG e a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd).

SMEd
Joelma Furtado