Alunos e Professores da EMEF Dom Pedro II participam de ações do Março Lilás

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro II, localizada no bairro São João, em atividade alusiva ao Março Lilás e a partir da proposta de trabalho da Secretaria de Município da Educação sobre o tema: “A invisibilidade das questões de gênero na escola: é preciso vencer barreiras”, desenvolveu um movimento de reflexão em todas as turmas dos Anos Iniciais, para tratar sobre a diversidade do ser humano.

Os professores desenvolveram contações de história relacionadas à temática, tendo como suporte uma rica bibliografia que possibilitou a exploração mais aprofundada sobre a diversidade, tais como “O Elefantinho xadrez”, “A menina bonita do laço de fita”, “Minha família colorida”, “A carta do tesouro”, “Feminino de Menina e Masculino de Menino”, dentre outros.

Algumas turmas desenvolveram cartazes e desenhos sobre a diversidade da nossa sociedade e todos os alunos foram convidados a escrever suas diferenças dentro de corações da cor lilás. A atividade proporcionou valiosos momentos de reflexão sobre nossas diferenças e, como bem definiu o aluno Caio, do 3º ano: ”com respeito e igualdade nós somos todos diferentes, mas do mesmo jeito devemos tratar com respeito o próximo“.

A atividade foi estendida ao grupo de professores na formação realizada em 19 de março, quando, após assistirem ao vídeo “Diversidade”, de Tatiana Belinky, os professores fizeram o mesmo movimento de escrever suas diferenças nos corações.

Essas atividades são de extrema importância, pois enfatizaram que é necessário o enfrentamento a qualquer tipo de discriminação dentro do espaço escolar; nossos alunos precisam ser conscientes de que as diferenças enriquecem e valorizam o ser humano”, finalizou a direção da EMEF Dom Pedro II.

SMEd
Com informações da EMEF Dom Pedro II